???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/10136
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Silva, Lídia da-
dc.creatorRamirez, Patrícia Cristina de Frutos-
dc.date.accessioned2025-05-20T19:12:14Z-
dc.date.available2025-05-20-
dc.date.available2025-05-20T19:12:14Z-
dc.date.issued2024-10-21-
dc.identifier.citationRAMIREZ, Patricia Cristina de Frutos. Elaboração de plano de aula para a disciplina de Libras na graduação: desenvolvimento, oferta e avaliação de diretrizes destinadas aos professores recém-formados. 2024. 99 f.: il. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Línguas ) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/10136-
dc.description.abstractThis research investigates the challenges faced by newly graduated teachers in the field of Libras (Brazilian Sign Language) in developing lesson plans for teaching Libras as an additional language in higher education. To this end, it draws on the works of Turra et al. (1995), Takahashi and Fernandes (2004), and Gil (2012) to discuss the components of such documents and how they should be formally presented. The objective is to analyze the development and evaluation of a preliminary guideline material for creating Libras lesson plans aimed at recent graduates, while also presenting an original pedagogical product. The qualitative research involved a group of nine graduates in Libras, utilizing questionnaires, lesson plan development tests conducted before and after the training, and an evaluation of a prototype that informed the final version of the pedagogical product. The analysis was framed by the assumptions of the Indiciary Paradigm, which identifies signs and clues for interpretation, taking into account the environment and participants as indicators (Suasssuna, 2008). Four specific objectives were addressed: 1) to develop a material providing guidelines for creating Libras lesson plans; 2) to offer this material to recent graduates; 3) to assess the impact of the material on the quality of lesson plans; and 4) to propose an original pedagogical product and reflect on potential offerings and evaluations. The proposed pedagogical product is an e-book entitled "Planning for the Libras Discipline in Higher Education," designed to assist higher education teachers in developing lesson plans, based on visual pedagogy, visual literacy, and modeling (Leffa, 2007; Lebedeff, 2010; Romário and Dorziat, 2017; Fernandes and Moreira, 2017). The results indicate a strong need for teaching strategies that enable Libras students to develop the theoretical and practical competencies necessary for creating lesson plans (Santos, 2016; Gesser, 2010), as teaching this language can contribute to the inclusion of the deaf community. It is concluded that the provision of guidelines for creating Libras lesson plans addresses a gap in the training of professionals in the field.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPlanejamentopt_BR
dc.subjectPlano de aulapt_BR
dc.subjectDisciplina de Libraspt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectPlanningpt_BR
dc.subjectLesson planpt_BR
dc.subjectLibras subject;pt_BR
dc.subjectTeacher trainingpt_BR
dc.titleElaboração de plano de aula para a disciplina de Libras na graduação: desenvolvimento, oferta e avaliação de diretrizes destinadas aos professores recém-formadospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Lídia da-
dc.contributor.referee2Porto, Marcelo-
dc.contributor.referee3Moser, Denise Aparecida-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Ensino de Linguaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa investiga os desafios enfrentados por professores recém-formados em Letras Libras na elaboração de planos de aula para o ensino de Libras como língua adicional na graduação. Para isso, adota autores como Turra et al. (1995), Takahashi e Fernandes (2004), e Gil (2012) para discutir os aspectos que compõem esse documento e como devem ser formalmente apresentados. O objetivo é analisar o desenvolvimento e a avaliação de um material preliminar de diretrizes para a elaboração de planos de aula de Libras, destinado a recém-formados em Letras Libras, e apresentar um produto pedagógico autoral. A pesquisa, de natureza qualitativa, envolveu um grupo de nove graduados em Letras Libras, com aplicação de questionário, teste de elaboração de planos de aula realizados antes e após a formação, e uma avaliação de um protótipo que fundamentou o produto pedagógico na versão final. A análise foi balizada pelos pressupostos do Paradigma Indiciário, que identifica sinais e indícios para construir interpretações, considerando o ambiente e os participantes como indicadores (Suassuna, 2008), e atendeu a quatro objetivos específicos: 1) desenvolver um material com diretrizes para a elaboração de planos de aula de Libras; 2) oferecer esse material a recém-formados; 3) verificar o impacto do material na qualidade dos planos de aula; 4) propor um produto pedagógico autoral e refletir sobre possibilidades de oferta e avaliação. O produto pedagógico consiste em um e-book intitulado “Planejamento para a disciplina de Libras na graduação”, desenvolvido para auxiliar professores do ensino superior na elaboração de planos de aula, fundamentando-se na pedagogia visual, letramento visual e modelização (Leffa, 2007; Lebedeff, 2010; Romário e Dorziat, 2017; Fernandes e Moreira, 2017). Os resultados demonstram a necessidade de estratégias de ensino que levem os estudantes de Letras Libras a construir competências teóricas e práticas para a elaboração de planos de aula (Santos, 2016; Gesser, 2010), pois o ensino desse idioma pode contribuir para a inclusão de surdos. Conclui-se que a disponibilização de diretrizes para elaboração de planos de aula de Libras preenche uma lacuna na formação de profissionais da área.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Bagépt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Mestrado Profissional em Ensino de Línguas

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
Dissertacao_Patricia Ramirez 2024.pdf1.7 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???