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https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9930
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
metadata.dc.title: | Políticas públicas para surdos: inclusão na educação |
Autor(es): | Peres, Emanuele Benites |
Primeiro Orientador: | Colvero, Ronaldo Bernardino |
1° Membro da banca: | Silva, Luis Gustavo Teixeira da |
2° Membro da banca: | Paniágua, Edson Romário Monteiro |
Resumo: | Tendo em vista a falta de um atendimento especializado, dificuldades na aprendizagem da língua portuguesa e a falta de reconhecimento da língua de sinais, este trabalho discute o acesso da pessoa com deficiência auditiva ao ensino regular considerando os avanços das políticas públicas educacionais de inclusão e o histórico legislativo e social da educação de alunos surdos no Brasil. Essas políticas educacionais inclusivas preveem a formação bilíngue de alunos com surdez, além de assegurar o ensino da Libras por meio de um atendimento educacional especializado. A partir de pesquisas teóricas e bibliográficas acerca das políticas educacionais, busca-se demonstrar que a educação inclusiva constitui o melhor instrumento para a efetivação do direito ao acesso da pessoa com surdez à educação. Com isso, conclui-se que, a implementação de um projeto de educação inclusiva voltado para o aluno surdo importaria no ganho mútuo tanto para a sociedade quanto para as pessoas com surdez. |
Abstract: | Bearing in mind the lack of specialized care, difficulties in learning the Portuguese language and the lack of recognition of sign language, this paper discusses the access of people with hearing impairments to regular education considering the advances in public educational policies for inclusion and the legislative and social history of the education of deaf students in Brazil. These inclusive educational policies provide for the bilingual training of students with deafness, in addition to ensuring the teaching of Libras through specialized educational services. Based on theoretical and bibliographical research on educational policies, the aim is to demonstrate that inclusive education is the best instrument for realizing the right of access to education for people with deafness. With this, it is concluded that the implementation of na inclusive education project aimed at the deaf student would matter in mutual gain both for society and for people with deafness. |
metadata.dc.subject: | Surdos – Educação Política pública Educação e Estado Inclusão escolar Educação inclusiva Deaf – Education Public policy |
CNPQ: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Idioma: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
metadata.dc.publisher: | Universidade Federal do Pampa |
Sigla da Instituição: | UNIPAMPA |
Campus: | Campus São Borja |
metadata.dc.identifier.citation: | PERES, Emanuele Benites. Políticas públicas para surdos: inclusão na educação. 2023. 28 p. Trabalho de Conclusão do Curso (Bacharelado em Ciências Sociais – Ciência Política) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2023. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
metadata.dc.identifier.uri: | https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9930 |
metadata.dc.date.issued: | 18-Dec-2023 |
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Emanuele Benites Peres 2023.pdf | 455.83 kB | Adobe PDF | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view??? |
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