???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9928
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.title: Recursos didáticos inovadores no processo de ensino-aprendizagem em história: revisão sistemática de literatura
Autor(es): Lisik, Nathalia
Primeiro Orientador: Firpo, Patrícia Forgiarini
1° Membro da banca: Costa, Waldinelly Martha Alves
2° Membro da banca: Cabelleira, Peterson Ayres
Resumo: O foco do presente artigo está direcionado à identificar recursos didáticos inovadores que podem ser utilizados para facilitar o processo de ensinoaprendizagem em História. Neste sentido o trabalho tem como objetivos: Apresentar recursos didáticos voltados para o ensino de História; Compreender quais competências podem ser desenvolvidas por meio dos recursos pedagógicos encontrados; Conhecer qual é o elemento de inovação que o recurso didático traz para as aulas de história. A pesquisa exploratória foi realizada através de uma Revisão Sistemática de Literatura (RSL), sendo realizada em artigos científicos encontrados no Google Acadêmico e Periódicos da Capes, no período compreendido entre os anos de 2019 a 2024. Buscou-se analisar os artigos que tratavam de “Recursos Didáticos” e “Ensino de História”. Foram encontrados 8 trabalhos que atenderam as categorias estabelecidas. O estudo demonstrou que a inovação no processo de ensino-aprendizagem é necessária, fazendo uma análise da realidade escolar e das possibilidades, modificando o que já existe ou trazendo algo novo, que envolve ou não tecnologias, favorecendo as aulas e a aprendizagem.
Abstract: The focus of this article is on identifying innovative teaching resources that can be used to facilitate the teaching-learning process in History. In this sense, the work has the following objectives: To present didactic resources aimed at teaching History; To understand what skills can be developed through the pedagogical resources found; To know what element of innovation the didactic resource brings to history classes. The exploratory research was carried out through a Systematic Literature Review (SLR), using scientific articles found on Google Scholar and Capes Periodicals, from 2019 to 2024. The aim was to analyze articles that dealt with “Teaching Resources” and “History Teaching”. Eight papers were found that met the established categories. The study showed that innovation in the teaching-learning process is necessary, making an analysis of the school reality and the possibilities, modifying what already exists or bringing something new, whether or not it involves technologies, favoring classes and learning.
metadata.dc.subject: História - Estudo e ensino
Tecnologia educacional
Inovações tecnológicas
Didática
Ensino - Meios auxiliares
Aprendizagem
Ensino – Metodologia
History - Study and teaching
Educational technology
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus São Borja
metadata.dc.identifier.citation: LISIK, Nathalia. Recursos didáticos inovadores no processo de ensino-aprendizagem em história: revisão sistemática de literatura. 2024. 38 p. Trabalho de Conclusão do Curso (História Licenciatura EAD) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.uri: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9928
metadata.dc.date.issued: 18-Dec-2024
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???História Licenciatura EAD

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
Nathalia Lisik 2024.pdf582.17 kBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???