Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9899
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Feminicídio: uma análise de violência de gênero no estado do Rio Grande do Sul
Autor(es): Tomazzi, Saionara Correa
Primeiro Orientador: Quadrado, Jaqueline Carvalho
1° Membro da banca: Pedersen, Jaina Raqueli
2° Membro da banca: Ribeiro, Aline
Resumo: Este artigo analisa a violência de gênero, em razão do gênero feminino que configura o crime de feminicídio, contra a mulher e sua manifestação no estado do Rio Grande do Sul, no período compreendido entre 2019 a 2024. Para tanto, realiza uma pesquisa documental a partir de dados da Secretaria de Segurança Pública e da Organização Não Governamental (ONG), Lupa Feminista associada à pesquisa bibliográfica com autores que analisaram os perfis de mulheres e agressores de feminicídio. Constata-se que, diante das determinações estruturais do capitalismo dependente e do caráter autocrático do Estado brasileiro, que o feminicídio continua sendo uma das mazelas da relação capital-sexismo, patriarcado-conservadorismo. Por fim, a pesquisa identifica que, embora se tenham leis de proteção e combate ao feminicídio, ainda são insuficientes, isso se deve a alguns fatores, tais como: escassos recursos financeiros e humanos, o que não propicia políticas públicas eficazes e eficientes, como por exemplo, campanhas de educação antimachista, antiviolências, dentre outras que promovam a dignidade das mulheres. Aliada à precariedade das políticas públicas, temos uma consolidada cultura machista, conservadora no Estado do Rio Grande do Sul.
Resumen: Este artículo analiza la violencia de género contra las mujeres, que constituye el crimen de feminicidio, y su manifestación en el estado de Rio Grande do Sul, entre 2019 y 2024. Para ello, realiza una investigación documental basada en datos del Departamento de Seguridad y de la organización no gubernamental (ONG). Lupa Feminista se asoció a la investigación bibliográfica con autores que han analizado los perfiles de las mujeres y los autores de feminicidios. Encontró que, dados los determinantes estructurales del capitalismo dependiente y el carácter autocrático del Estado brasileño, el femicidio continúa siendo uno de los problemas de la relación capital-sexismo, patriarcado-conservadurismo. Finalmente, la investigación identifica que, aunque existan leyes de protección y combate al feminicidio, éstas aún son insuficientes, debido a diversos factores, tales como: la escasez de recursos financieros y humanos, que no proporcionan políticas públicas eficaces y eficientes, como campañas de educación antimachista y antiviolencia, entre otras, que promuevan la dignidad de las mujeres. Aliada a la precariedad de las políticas públicas, tenemos una cultura machista y conservadora consolidada en el estado de Rio Grande do Sul.
Palavras-chave: Feminicídio
Violência contra as mulheres
Política pública
Mulheres
Femicidio
Violencia contra la mujer
Mujeres
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus São Borja
Citação: TOMAZZI, Saionara Correa. Feminicídio: uma análise de violência de gênero no estado do Rio Grande do Sul. 2024. 25 p. Trabalho de Conclusão do Curso (Bacharelado em Serviço Social) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2024.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9899
Data do documento: 21-Nov-2024
Aparece nas coleções:Serviço Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Saionara Correa Tomazzi 2024.pdf1.07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.