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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Realidade virtual: uma análise dos impactos do uso prolongado e seus efeitos
Autor(es): Paulon, Matheus Montanha
Primeiro Orientador: Cheiran, Jean Felipe Patikowski
Resumo: A Realidade Virtual (RV) evoluiu significativamente desde a década de 1990, tornando-se uma tecnologia promissora em áreas como jogos, medicina, e educação. No entanto, um dos maiores desafios à sua ampla adoção é o fenômeno conhecido como cybersickness, que inclui sintomas como náusea, tontura e desorientação durante ou após a imersão em ambientes virtuais. Esses sintomas limitam o tempo de exposição dos usuários e impactam negativamente a experiência. Além disso, fatores como a qualidade dos gráficos e o atraso na reprodução dos movimentos no mundo virtual podem agravar os sintomas. Dessa forma, este trabalho tem como objetivo compreender como o cybersickness afeta os usuários de RV durante uma exposição prolongada. Através da aplicação da Fast Motion Sickness Scale (FMS) e do Simulator Sickness Questionnaire (SSQ) em sete participantes ao longo de 3 horas de experimento, foi possível mapear os sintomas, comparar os resultados e trazer insights relevantes sobre ambientes de RV imersiva. Como principais contribuições, observamos que os sintomas de cybersickness crescem consideravelmente a partir da primeira hora de imersão e identificamos três perfis de usuários a partir das análises individuais (usuários resistentes a cybersickness, usuários sensíveis a cybersickness e que são resilientes na continuação da tarefa, e usuários sensíveis a cybersickness que abandonam a tarefa). Além disso, observa-se uma forte correlação entre as medições do SSQ e da FMS que sugerem viabilidade de utilização do FMS para avaliações rápidas dos sintomas. Palavras-chave: Realidade Virtual. Cybersickness. Uso Prolongado. Sintomas. Experiência do Usuário.
Abstract: Virtual Reality (VR) has evolved significantly since the 1990s, becoming a promising technology in areas such as gaming, medicine, and education. However, one of the major challenges to its widespread adoption is the phenomenon known as cybersickness, which includes symptoms such as nausea, dizziness, and disorientation during or after immersion in virtual environments. These symptoms limit the use time and negatively impact users’ experience. Factors such as graphics quality and motion latency in the virtual world can also exacerbate these symptoms. This study aims to understand how cybersickness affects VR users during extended usage. Applying the Fast Motion Sickness Scale (FMS) and the Simulator Sickness Questionnaire (SSQ) on seven participants over three-hour experimental sessions made it possible to track symptoms, compare results, and provide relevant insights into immersive VR environments. The main findings include observing that cybersickness symptoms increase significantly after the first hour of immersion and identifying three user profiles based on individual analyses: users resistant to cybersickness, users sensitive to cybersickness but resilient enough to fulfill the task, and users sensitive to cybersickness who give up the task. Furthermore, a strong correlation between SSQ and FMS measurements suggests the feasibility of using FMS for quick cybersickness assessment. Key-words: Virtual Reality. Cybersickness. Extended Use. Symptoms. User Experience.
Palavras-chave: Engenharia de software
Realidade Virtual
Cybersickness
Software engineering
Virtual Reality
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Alegrete
Citação: PAULON, Matheus Montanha. Realidade virtual: uma análise dos impactos do uso prolongado e seus efeitos. Orientador: Jean Felipe Patikowski Cheiran. 2024. 76 páginas. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Engenharia de software) - Universidade Federal do Pampa, Curso de Engenharia de software, Alegrete, 2024.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9891
Data do documento: 12-Dez-2024
Aparece nas coleções:Engenharia de Software

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