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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.title: Adolescentes em medida socioeducativa de privação de liberdade: reflexos das relações sociais de sexo, raça/cor/etnia e classe
Autor(es): Beulck, Luísa Pizzutti
Primeiro Orientador: Pedersen, Jaina Raqueli
1° Membro da banca: Pessôa, Elisângela Maia
2° Membro da banca: Guilherme, Rosilaine Coradini
Resumo: Quando se considera a participação de adolescentes e jovens na prática do ato infracional, dados públicos sobre o sistema socioeducativo revelam uma presença consideravelmente menor de pessoas do sexo feminino. Com base nisso, o presente trabalho de conclusão de curso tem como objetivo analisar as determinações sociais que levam as adolescentes do sexo feminino a serem minoria no sistema socioeducativo de privação de liberdade, a fim de compreender as particularidades da prática do ato infracional, a partir das relações sociais de sexo. Fundamentada pelo método dialético crítico, a pesquisa caracteriza-se por ser exploratória e qualitativa, utilizando da técnica de pesquisa bibliográfica, documental e também observação estruturada para a busca das informações necessárias para compreender o objeto de estudo. Quanto aos resultados, observou-se a necessidade do tema abordado ganhar maior visibilidade, tanto por parte da sociedade quanto do próprio Estado, tendo em vista que o público feminino é minoria no sistema socioeducativo. O ato infracional mais praticado entre as adolescentes do sexo feminino que estão inseridas no sistema socioeducativo de privação de liberdade são aqueles que visam o retorno financeiro, evidenciando assim, o roubo e o tráfico de drogas. Considerando as determinações de gênero, raça e classe, as meninas institucionalizadas apresentam características e demandas distintas dos meninos. Em sua maioria são meninas negras/pardas, entre 16 e 18 anos e que estão inseridas em um contexto de pobreza e violência, com suas trajetórias marcadas pela marginalização, violência doméstica, falta de acesso à saúde e educação. Torna-se fundamental que se compreenda de forma mais profunda o perfil das adolescentes e suas experiências em relação às políticas socioeducativas aplicadas a elas, para que assim se pense em alternativas justas e eficazes, respeitando suas particularidades. Além disso, é necessário criar mecanismos e estratégias que visam romper com a violência nas suas diferentes formas, pois trata-se de sujeitos que já se encontram vulneráveis e fragilizados, diante das violações de direitos que fazem parte de suas vidas. As instituições de acolhimento precisam ser espaços de proteção, visando a ressocialização e reinserção social, sendo compreendida em uma perspectiva emancipatória, desenvolvendo práticas que possibilitam o resgate de vínculos na vida das adolescentes em privação de liberdade. Em relação ao atendimento das adolescentes institucionalizadas, constata-se a presença de desigualdade de gênero, classe e raça que perpetua práticas de uma sociedade patriarcal, na qual visualiza a mulher como uma figura submissa ao homem, contribuindo para a violência praticada no ambiente institucional, o que se entrelaça ao fato de serem minoria nesse sistema, o qual não foi feito para mulheres, e sim por homens e para homens.
Abstract: When considering the participation of adolescents people in the commission of infractions, public data on the socio-educational system reveals a significantly smaller presence of females. Based on this, the objective of this thesis is to analyze the social determinants that lead adolescent females to be a minority in the socio-educational system of deprivation of liberty, in order to understand the particularities of the practice of criminal acts through the lens of gender relations. Grounded in the critical dialectical method, the research is exploratory and qualitative, using bibliographic and documentary research techniques, as well as structured observation, to gather the necessary information to understand the research subject. As for the results, it was observed that the discussed theme needs to gain greater visibility, both from society and the State, given that the female population is a minority in the socio-educational system. The most common infractions among adolescent and young females within the system are those aimed at financial gain, particularly theft and drug trafficking. Considering gender, race, and class determinants, institutionalized girls exhibit distinct characteristics and needs compared to boys. Most of them are Black or Brown, aged between 16 and 18, and come from contexts of poverty and violence, with their life trajectories marked by marginalization, domestic violence, and lack of access to health and education. It is essential to understand the profile of these adolescents and their experiences concerning the socio-educational policies applied to them, so that fair and effective alternatives can be developed, respecting their specificities. Moreover, mechanisms and strategies are needed to break the cycle of violence in its various forms, as these individuals are already vulnerable and fragile due to the rights violations that are part of their lives. The institutions that house them must be spaces of protection, aiming for social reintegration, understood from an emancipatory perspective, and developing practices that help rebuild bonds in the lives of adolescent people deprived of liberty. Regarding the care of institutionalized adolescent females, it is evident that there is gender, class, and race inequality, perpetuating the practices of a patriarchal society that sees women as subordinate to men, which contributes to the violence within the institutional environment. This intertwines with the fact that they are a minority in this system, which was not designed for women, but by men and for men.
metadata.dc.subject: Atos ilícitos
Prisioneiras
Delinquentes juvenis - Psicologia
Serviço social com jovens
Delinquência juvenil - Aspectos psicológicos
Criminosos - Reabilitação
Unlawful acts
Prisoners
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus São Borja
metadata.dc.identifier.citation: BEULCK, Luísa Pizzutti. Adolescentes em medida socioeducativa de privação de liberdade: reflexos das relações sociais de sexo, raça/cor/etnia e classe. 2024. 53 p. Trabalho de Conclusão do Curso (Bacharelado em Serviço Social) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.uri: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9883
metadata.dc.date.issued: 17-Dec-2024
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Serviço Social

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Luísa Pizzutti Beulck 2024.pdf812.32 kBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


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