Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9876
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : Uma revisão de literatura sobre o transtorno do espectro autista no ensino de matemática
Otros títulos : A literature review on autism spectrum disorder in mathematics teaching
Autor(es): Monção, Larissa Barcellos
Primeiro Orientador: Leão, Alex Sandro Gomes
1° Membro da banca: Leão, Alex Sandro Gomes
2° Membro da banca: Kehler, Gabriel dos Santos
3° Membro da banca: Carpes, Patricia Pujol Goulart
Resumo: Este trabalho caracteriza-se com um estudo qualitativo, que traz como objetivo evidenciar o que apontam as pesquisas que discutem o transtorno de espectro autista no ensino de matemática. Para o desenvolvimento desta pesquisa, propomos o seguinte problema: O que se revela a acerca da metodologia da Análise de Conteúdos quando analisamos os estudos sobre Transtorno do Espectro Autista (TEA) para o Ensino de Matemática? A fim de responder esta inquietude desenvolvemos uma uma revisão sistemática de literatura com o auxílio da plataforma BDTD, que nos permitiu constituir um corpus de pesquisa a partir da busca em diferentes bases de dados de interesse, composta por diferentes documentos, entre teses e dissertações. Esses materiais foram importados e analisados a partir da Análise de Conteúdos de Bardin (2016) buscando responder três objetivos específicos, definidas de modo a guiar a seleção de fragmentos que permitissem: 1) Entender as principais práticas pedagógicas utilizadas para ensinar matemática a estudantes com TEA; 2) Destacar contribuições às pesquisas sobre transtorno de espectro autista para o campo e possibilidades de estudos futuros;3) Perceber as limitações vivenciadas nos estudos. A partir das análises elaboradas realizamos a construção de categorias que visaram responder o problema da pesquisa. Os estudos evidenciaram que práticas pedagógicas são essenciais na formação docente, as pesquisas indicaram que o uso de recursos didáticos, jogos, tecnologias digitais, materiais concretos e recursos visuais são enriquecedores, desde que utilizadas de maneira planejada e direcionada. Além disso, quando o professor faz o uso de uma comunicação clara, e de rotinas são fundamentais para a aprendizagem. As pesquisas também sinalizaram a importância de aprofundar o conhecimento sobre esse ensino, ressaltando o desafio que os professores enfrentam ao adaptar suas práticas às necessidades específicas de cada estudante com TEA.
Resumen : This work is characterized as a qualitative study, which aims to highlight what research points out that discusses autism spectrum disorder in mathematics teaching. To develop this research, we propose the following problem: What is revealed about the methodology of Content Analysis when we analyze studies on Autism Spectrum Disorder (ASD) for Mathematics Teaching? In order to answer this concern, we developed a systematic literature review with the help of the BDTD platform, which allowed us to constitute a research corpus from the search in different databases of interest, composed of different documents, including theses and dissertations. These materials were imported and analyzed from Bardin's Content Analysis (2016) seeking to answer three specific objectives, defined in order to guide the selection of fragments that would allow: 1) To understand the main pedagogical practices used to teach mathematics to students with ASD; 2) Highlight contributions to research on autism spectrum disorder for the field and possibilities for future studies; 3) Understand the limitations experienced in the studies. Based on the analyses carried out, we constructed categories that aimed to answer the research problem. The studies showed that pedagogical practices are essential in teacher training; the research indicated that the use of teaching resources, games, digital technologies, concrete materials, and visual resources are enriching, as long as they are used in a planned and targeted manner. In addition, when the teacher uses clear communication and routines, they are essential for learning. The research also indicated the importance of deepening knowledge about this type of teaching, highlighting the challenge that teachers face when adapting their practices to the specific needs of each student with ASD.
Palabras clave : Transtorno do Espectro Autista
Análise de conteúdos
Ensino de matemática
TEA
Autism Spectrum Disorder
Content analysis
Mathematics teaching
ASD
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Itaqui
Citación : MONÇÃO, Larissa Barcellos. Uma revisão de literatura sobre o transtorno do espectro autista no ensino de matemática. 2025. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) Universidade Federal do Pampa, Itaqui, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI : https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9876
Fecha de publicación : 11-dic-2024
Aparece en las colecciones: Licenciatura em Matemática

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Larissa Barcellos Monção - 2024.pdf362.67 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.