Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9855
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Desempenho acadêmico em cursos presenciais : um estudo comparativo antes e durante a pandemia da Covid - 19 |
Autor(es): | Pereira, Pablo Ferreira |
Primeiro Orientador: | Bihain, Anderson Luís Jeske |
Coorientador: | Irala, Valesca Brasil |
1° Membro da banca: | Bihain, Anderson Luís Jeske |
2° Membro da banca: | Oliveira, Cristiano Peres |
3° Membro da banca: | Lindner, Luciana Martins Teixeira |
Resumo: | O Ensino Remoto Emergencial adotado durante grande parte da pandemia da Covid-19 foi uma modalidade que trouxe impacto para o processo de ensino-aprendizagem em todas as instituições de ensino. Sendo assim, os objetivos deste trabalho foram comparar o desempenho dos cursos da UNIPAMPA no período presencial em relação ao remoto, verificando se houve variação no desempenho dos discentes nesses períodos e relacionando os dados extraídos do sistema acadêmico com um questionário aplicado aos alunos, a fim de verificar as possíveis razões em relação às mudanças ou a manutenção de desempenhos nos dois períodos. Os dados extraídos do sistema totalizaram 28.904, coletados entre todos os componentes curriculares ofertados, no universo de todos os campi da UNIPAMPA. Eles foram preparados em uma planilha e explorados no software RStudio, sendo construídos tabelas e gráficos para facilitar a visualização das informações. O questionário foi respondido por 1.073 discentes de todos os campi da UNIPAMPA. Foram também preparados em uma planilha no Excel e explorados no software Orange, sendo construídas nuvens de palavras com as questões abertas que o constituíam. Também foram construídos gráficos no software Rstudio, baseados nas respostas dos discentes. Os resultados mostraram que houve uma variação nos desempenhos dos alunos, sendo que, de forma geral, no período remoto obtiveram desempenhos superiores ao presencial; entretanto, foram verificadas semelhanças e divergências entre os campus e as áreas analisadas, assim como na percepção dos discentes em relação aos dados do sistema. |
Abstract: | Emergency Remote learning adopted during much of the Covid-19 pandemic was a modality that impacted the teaching-learning process in all educational institutions. Therefore, the objectives of this research were to compare the students' performance in the face-to-face period concerning the remote one, verify if there was a variation in the students' performance during these periods, and relate the data extracted from the academic system with a survey applied to the students, to verify the possible reasons about the changes or the maintenance of performances in the two periods. The data extracted from the system totaled 33,871, collected among all curricular components offered, in the universe of all UNIPAMPA campuses. They were prepared in a spreadsheet and explored in the RStudio software, with tables and graphs being constructed to facilitate the visualization of the information. The survey was answered by 1,073 students from all UNIPAMPA campuses. They were also prepared in an Excel spreadsheet and explored in the Orange software. Word clouds were built with the open questions that constituted it. Graphs were also constructed in the Rstudio software, based on the students' responses. The results showed that there was a variation in the performance of the students, and, in general, in the remote period they obtained better performances than the classroom; however, similarities and differences were found between the campuses and the areas analyzed, as well as in the students' perception of the system's data |
Palavras-chave: | Desempenho acadêmico Ensino Presencial Ensino Remoto UNIPAMPA Academic performance Face-to-face Teaching Remote Learning |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal do Pampa |
Sigla da Instituição: | UNIPAMPA |
Campus: | Campus Bagé |
Citação: | PEREIRA, Pablo Ferreira. Desempenho acadêmico em cursos presenciais : um estudo comparativo antes e durante a pandemia da Covid - 19. 53 p. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2022. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9855 |
Data do documento: | 11-Ago-2022 |
Aparece nas coleções: | Licenciatura em Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tcc.pdf | 1.56 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.