???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9842
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.title: Ensino de língua portuguesa apoiada por tecnologias de inteligência artificial
Autor(es): Pedro, Paula Yara
Primeiro Orientador: Melo, Amanda Meincke
1° Membro da banca: Melo, Amanda Meincke
2° Membro da banca: Perez, Claudia Camerini Correa
3° Membro da banca: Wernz, Maria Cristina Graeff
Resumo: No cenário atual, as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) têm alterado as formas de se relacionar, comunicar, informar e também aprender. Na Educação, a cultura digital tem sido valorizada, visto sua presença na própria Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Dentre essas tecnologias, as Tecnologias de Inteligência Artificial (IA) estão integradas à cultura digital, sendo crescente sua adoção na Educação. Assim, é importante que os professores da educação básica, incluindo os professores de Língua Portuguesa, as conheçam. É objetivo deste estudo propor usos dessas tecnologias para o ensino da Língua Portuguesa. Além disso, busca-se identificar referências bibliográficas sobre o ensino de Língua Portuguesa mediadas por TDIC; identificar referências bibliográficas sobre Inteligência Artificial aplicada na Educação; propor uma sequência didática para o ensino de Língua Portuguesa com auxílio de ferramenta de IA; e problematizar o uso de ferramentas de IA no ensino de Língua Portuguesa. Para isso, a pesquisa adota uma abordagem qualitativa (priorizando a compreensão a respeito da IA aplicada ao ensino, ao invés de importar-se com representatividade numérica) e possui natureza aplicada (ao propor aplicações práticas da IA que contribuam para o ensino da Língua Portuguesa). Quanto aos procedimentos, foram desenvolvidas as seguintes etapas: revisão bibliográfica, identificação de ferramentas de IA para o ensino de Língua Portuguesa e elaboração de sequência didática com uso de IA. O principal resultado obtido foi demonstrar a efetividade da adoção de uma ferramenta de IA na elaboração dessa sequência didática para o ensino de Língua Portuguesa. Propõe-se, como trabalho futuro, a aplicação dessa sequência em sala de aula.
Abstract: In the current scenario, Digital Information and Communication Technologies (DICT) have been changing the ways of relating, communicating, informing, and also learning. In education, digital culture has been valued due to its presence in the National Common Curriculum Base (BNCC). Among these technologies, Artificial Intelligence (AI) technologies are integrated into digital culture, and their adoption in education is steadily increasing. Thus, it is important for basic education teachers, including Portuguese language teachers, to become familiar with them. The objective of this study is to propose uses of these technologies for teaching the Portuguese language. Additionally, the study aims to identify bibliographic references on the teaching of Portuguese mediated by DICT; identify bibliographic references on Artificial Intelligence applied in education; propose a didactic sequence for teaching Portuguese with the help of AI tools; and critically examine the use of AI tools in teaching Portuguese. To achieve this, the research adopts a qualitative approach (prioritizing understanding of AI applied to teaching, rather than focusing on numerical representativeness) and has an applied nature (proposing practical applications of AI that contribute to teaching the Portuguese language). As for the procedures, the following steps were carried out: literature review, identification of AI tools for teaching Portuguese, and development of a didatic sequence using AI. Among the results obtained are demonstrating the effectiveness of AI as a tool for teachers support and as a tool for teaching language practices aligned with contemporary digital culture. The main result obtained was to demonstrate the effectiveness of adopting an AI tool in the development of this didactic sequence for teaching Portuguese. As future work, we propose the application of this sequence in the classroom.
metadata.dc.subject: Língua Portuguesa
Ensino
Tecnologias digitais de informação e comunicação
Inteligência artificial
Portuguese
Teaching
Digital information and communication technologies
Artificial intelligence
CNPQ: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Jaguarão
metadata.dc.identifier.citation: PEDRO, Paula Yara. Ensino de língua portuguesa apoiada por tecnologias de inteligência artificial. 22 p. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Letras - Português EaD) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.uri: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9842
metadata.dc.date.issued: 13-Dec-2024
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Licenciatura em Letras – Português – EaD

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
PAULA YARA PEDRO folha de aprovação.pdfPaula Yara Pedro 2024 folha aprovação132.54 kBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???
PAULA YARA PEDRO.pdfPaula Yara Pedro 20241.41 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???