???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9822
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.title: Hábitos de consumo de informações da geração Z: os fatores por trás do afastamento dos telejornais
Autor(es): Pelisari, Bruna Raisa Meredick
Primeiro Orientador: Baccin, Alciane Nolibos
Coorientador: Schwartz, Clarissa
1° Membro da banca: Thier, Roberta Roos
2° Membro da banca: Oliveira, Juliana Motta de
Resumo: Este trabalho acadêmico aborda os hábitos de consumo de informações e a relação com os telejornais, com foco em identificar como a geração Z, que corresponde aos nascidos entre 1994 e 2012, representando 32% da população global, consome notícias, e as motivações por trás do afastamento do modelo de noticiário, além de buscar soluções para este distanciamento. O objetivo principal desta pesquisa é compreender as causas e consequências do distanciamento da Geração Z do telejornalismo tradicional. Para este estudo foram aplicados questionários, com perguntas abertas e fechadas, para alunos do ensino médio, que representam os nascidos no fim da geração Z, e alunos de universidades, que representam os nascidos no início da geração. Os resultados obtidos indicam que um baixo percentual de indivíduos da geração Z consomem telejornais, sendo as redes sociais digitais o principal meio de comunicação utilizado. As razões predominantes para este afastamento são a falta de interesse pelo formato, o tempo de duração, e a forma de abordagem das notícias. Com base nos dados analisados, foi possível concluir que este público busca por informações mais rápidas, com maior acessibilidade, dinâmica e variação de temas. Este estudo contribui para que os meios de comunicação possam se adaptar e atrair os mais jovens, garantindo informações de qualidade para todos.
Abstract: This academic work addresses information consumption habits and their relationship with television news, focusing on identifying how Generation Z — individuals born between 1994 and 2012, representing 32% of the global population — consumes news and the motivations behind their disengagement from traditional news formats. It also seeks to explore solutions to reduce this distance. The primary objective of this research is to understand the causes and consequences of Generation Z's detachment from traditional television journalism. For this study, questionnaires with open and closed questions were applied to high school students, representing the younger end of Generation Z, and university students, representing the older end of the generation. The results show that a small percentage of Generation Z individuals consume television news, with digital social media being their primary source of information. The main reasons for this disengagement are a lack of interest in the format, the length of broadcasts, and the way news is presented. Based on the analyzed data, it was concluded that this audience prefers faster, more accessible, dynamic information with a broader variety of topics. This study contributes to helping media outlets adapt their formats to attract younger audiences while ensuring high-quality information for all.
metadata.dc.subject: Telejornalismo
Geração Z
Comunicação de massa – Audiência
Agências de notícias
Mídia digital
Television journalism
Generation Z
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus São Borja
metadata.dc.identifier.citation: PELISARI, Bruna Raisa Meredick. Hábitos de consumo de informações da geração Z: os fatores por trás do afastamento dos telejornais. 2024. 73 p. Trabalho de Conclusão do Curso (Bacharelado em Jornalismo) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.uri: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9822
metadata.dc.date.issued: 6-Dec-2024
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Jornalismo

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
Bruna Raisa Meredick Pelisari 2024.pdf3.52 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???