???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9796
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.title: Motivação para a aprendizagem de inglês como língua adicional por parte de alunos de escolas públicas
Autor(es): Fernandes, João Vincent
Primeiro Orientador: Assumpção, Simone Silva Pires de
1° Membro da banca: Assumpção, Simone Silva Pires de
2° Membro da banca: Fernandes , Dinar Fontoura
3° Membro da banca: Lamberts, Denise Von Der Heyde
Resumo: O presente trabalho é um estudo sobre a motivação dos alunos de escolas públicas brasileiras para a aprendizagem de inglês como língua adicional. O objetivo principal foi fazer um levantamento dos estudos sobre esse tema na plataforma Google Acadêmico para compreender a relevância e os impactos da motivação em sala de aula. Nosso referencial teórico procurou esclarecer o conceito de motivação e indicar os tipos de motivação mais relevantes no aprendizado de uma língua adicional. Utilizou-se como base teórica os estudos de Gardner e Lambert (1972), Dörnyei (2001 e 2009), Deci e Ryan (1985), Costinel e Magdalena (2023), Bernard (2010), Zareian e Jodaei (2015), Noels, Clement e Pelletier (2001), Rehman (2014), Williams e Burden (1997), Kaboody (2013), Pintrich e Shunk (1996). A metodologia de pesquisa foi quantitativa e qualitativa, por meio de uma revisão sistemática da literatura, que envolve o levantamento quantitativo de estudos e posterior análise qualitativa dos resultados. Nossa base de dados foi o portal de pesquisa Google Acadêmico. Decidimos fazer um levantamento, nesse portal, dos estudos realizados no Brasil nos últimos 10 anos (2014 a 2024), para gerar os dados que pudessem responder nossas perguntas de pesquisa. Os resultados apontaram que a motivação é, de fato, essencial para o aprendizado de inglês e que a motivação extrínseca é a mais prevalente nos alunos das escolas públicas. Porém, ainda existem poucos estudos a respeito do tema em território nacional.
Abstract: This work is a study on motivation of students in Brazilian public schools learning English as an additional language. Our main objective was to survey studies on this topic on the Google Scholar platform to understand the relevance and impacts of motivation in the classroom. Our theoretical framework sought to clarify the concept of motivation and indicate the most relevant types of motivation for the learning of an additional language. The studies of Gardner and Lambert (1972), Dörnyei (2001 and 2009), Deci and Ryan (1985), Costinel and Magdalena (2023), Bernard (2010), Zareian and Jodaei (2015), Noels, Clement and Pelletier (2001), Rehman (2014), Williams and Burden (1997), Kaboody (2013), Pintrich e Shunk (1996) were used as a theoretical basis. The research methodology was quantitative and qualitative, through a systematic literature review, which involves the quantitative survey of studies and subsequent qualitative analysis of the results. Our database was the Google Scholar research portal. We decided to carry out a survey, on this portal, of studies carried out in Brazil in the last 10 years (2014 to 2024), to generate data that could answer our research questions. The results pointed out that motivation is, in fact, essential for learning English and that extrinsic motivation is the most prevalent type of motivation for students in public schools. However, there are still few studies on the topic nationwide.
metadata.dc.subject: Motivação
Inglês
Escola pública
Motivation
English
Public schools
CNPQ: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Bagé
metadata.dc.identifier.citation: FERNANDES, João Vincent. AMotivação para a aprendizagem de inglês como língua adicional por parte de alunos de escolas públicas 2024. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Letras -Línguas Adicionais : Inglês, Espanhol e Respectivas Literaturas) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.uri: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9796
metadata.dc.date.issued: 22-Nov-2024
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Letras - Linguas Adicionais Inglês e Espanhol e Respectivas Literaturas

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
TCC_final.pdf2.63 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???