???jsp.display-item.identifier???
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9786
Tipo: | Dissertação |
metadata.dc.title: | Experiências de avaliação dialógica pelo olhar dos licenciandos em Letras: línguas adicionais da Unipampa |
Autor(es): | Cristofari, Anna Laura Kerkhoff |
Primeiro Orientador: | Irala, Valesca Brasil |
metadata.dc.contributor.advisor2: | Uhmann, Rosangela Ines Matos |
1° Membro da banca: | Irala, Valesca Brasil |
2° Membro da banca: | Uhmann , Rosangela Ines Matos |
3° Membro da banca: | Bierhalz, Crisna Daniela Krause |
Resumo: | Os processos avaliativos vêm passando por algumas modificações ao longo dos anos e os discentes têm se tornado cada vez mais protagonistas, indicando caminhos para o desenvolvimento de uma avaliação efetivamente dialógica. As mudanças são introduzidas gradualmente, com passos lentos. Mesmo que no cenário nacional, sejam incipientes, são registradas modificações nos processos avaliativos. Nosso foco é mais embasado em pesquisas internacionais, com autores como Carless (2011), Carless; Boud (2018), Hill; West (2020), Nicol (2020) e entre outros. Posto isto, esta pesquisa procura mapear as percepções dos estudantes de uma Licenciatura da Universidade Federal do Pampa, a respeito dos avanços e desafios percebidos diante de experiências de avaliação dialógica durante a sua formação inicial. Evidenciamos, também, como se constroem os processos de letramento em avaliação e em feedback. Metodologicamente, é um estudo de caso de cunho qualitativo e descritivo. Como método de análise dos dados adquiridos, utilizamos o software Iramuteq, com seguimento nas análises lexicográficas clássicas para verificação de estatística de quantidade de segmentos de texto (ST); Análise de Similitude e nuvem de palavras. Segundo os resultados encontrados, verificamos que os acadêmicos refletem que avaliar é um processo contínuo, que não é fácil, que deve ter uma preparação, pois a nota afeta bastante o aluno e que estabelecer feedbacks facilita a compreensão para aperfeiçoar a aprendizagem. Sucintamente, reitera-se a necessidade de estabelecer diálogos e práticas dessa natureza como um elemento central na preparação de futuros professores; desse modo, alfabetizam-se em avaliação e feedbacks. Concluímos, que essa experiência diagnosticada por 12 licenciandos em entrevistas via Meet, com análises utilizadas no Iramutec e vivenciada nas disciplinas, tocou os estudantes em dimensões e significados intrapessoais, criando novos contextos para a palavra “avaliação”. Lembraram-nos que, como futuro professores, estarão sempre em processo de reconstrução e adaptação. |
Abstract: | The evaluation processes have undergone some modifications over the years and the students have become increasingly protagonists, indicating paths for the development of an effectively dialogic evaluation. Changes are introduced gradually, with slow steps. Even if in the national scenario, they are incipient, changes are registered in the evaluation processes. Our focus is more based on international research, with authors such as Carless (2011), Carless; Boud (2018), Hill; West (2020), Nicol (2020) and among others. That said, this research seeks to map the perceptions of undergraduate students at the Federal University of Pampa, regarding the advances and challenges perceived in the face of dialogic evaluation experiences during their initial training. We also showed how the processes of literacy in assessment/literacy in feedback are built. Methodologically, it is a qualitative and descriptive case study. As a method of analysis of the acquired data, we used the Iramuteq software, with follow-up in the classic lexicographical analyzes to verify the statistics of the number of text segments (ST); Similitude analysis and word cloud. According to the results found, we verified that the academics reflect that evaluating is a continuous process, that it is not easy, that there must be preparation, as the grade affects the student a lot and that establishing feedback facilitates understanding to improve learning. Briefly, it reiterates the need to establish dialogues and practices of this nature as a central element in the preparation of future teachers; in this way, they become literate in evaluation and feedback. We conclude that this experience diagnosed by 12 undergraduates in interviews via Meet, with analyzes used in Iramutec and experienced in the disciplines, touched students in intrapersonal dimensions and meanings, creating new contexts for the word “evaluation”. They reminded us that, as future teachers, they will always be in a process of reconstruction and adaptation. |
metadata.dc.subject: | Processos avaliativos Diálogo Feedback Feedforward Autoavaliação Autorregulação |
CNPQ: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
Idioma: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
metadata.dc.publisher: | Universidade Federal do Pampa |
Sigla da Instituição: | UNIPAMPA |
Campus: | Campus Bagé |
Curso: | Mestrado Acadêmico em Ensino |
metadata.dc.identifier.citation: | CRISTOFARI, Anna Laura Kerkhoff. Experiências de avaliação dialógica pelo olhar dos licenciandos em Letras: línguas adicionais da Unipampa. 2022. 288f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Ensino) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2022. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
metadata.dc.identifier.uri: | https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9786 |
metadata.dc.date.issued: | 4-Nov-2022 |
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears??? | Mestrado Acadêmico em Ensino |
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? | |
---|---|---|---|---|
Dissertacao_final_pronta_Anna_Laura.pdf | 2.82 MB | Adobe PDF | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view??? |
???jsp.display-item.copyright???