Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9777
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Migrações internacionais: uma análise dos fluxos migratórios de venezuelanos no Brasil e suas consequências nas relações Brasil-Venezuela (2018-2023)
Título(s) alternativo(s): International migrations: an analysis of the migratory flows of Venezuelans in Brazil and their consequences for Brazil-Venezuela relations (2018-2023)
Autor(es): Moreira, Cintya Carolina Lara
Primeiro Orientador: Rizzi, Kamilla Raquel
1° Membro da banca: Meneiro, Fernando Pedro
2° Membro da banca: Schmidt, Rafael Vitória
Resumo: O presente Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo principal a análise dos fluxos migratórios de venezuelanos para o Brasil entre 2018 e 2023. Para tanto, o trabalho aborda as causas das migrações internacionais, quais sejam, a segurança humana, violação à direitos humanos e a dignidade humana. Também, são trazidos os conceitos e tipos de migração em prol de entender qual é o tipo de migração que se encaixa aos migrantes venezuelanos, bem como são analisados os dados dos fluxos migratórios desde o ano de 2018. No intuito de entender melhor as relações Brasil-Venezuela, no segundo capitulo é feito um apanhado histórico das relações entre ambos os países e na sequência se discorre acerca da crise econômica, política e social que afeta o país. No último capítulo, será estudado a normativa de proteção a direitos humanos nos sistemas globais, interamericano e nacional que amparam as pessoas migrantes, as dificuldades enfrentadas por migrantes quando em território brasileiro, e os impactos econômicos das migrações internacionais. Para tanto, a metodologia abordada é de abordagem qualitativa e de natureza básica. Quanto aos objetivos, classificam-se em pesquisa exploratória e o procedimento utilizado é o de método bibliográfico através de pesquisa bibliográfica. O método de análise utilizado é o modelo hipotético-dedutivo. Quanto ao problema de pesquisa, procurar-se-á responder até que ponto as migrações internacionais podem afetar as relações Brasil-Venezuela no novo governo Lula da Silva. Trabalhar-se-á com a hipótese de que os fluxos migratórios de venezuelanos no Brasil não afetam as relações Brasil-Venezuela, uma vez que o reatamento de relações levado adiante pelo novo governo, considerando o historio de relações, passa a ser um facilitador que contribui para a abertura de um novo diálogo que traz benefícios para ambos, assim como o fez no passado, no entanto, há o interesse de ambos os países de voltar a se relacionar. Por fim, a conclusão à qual chega o presente trabalho comprova a hipótese apresentada de forma integral, uma vez que as relações entre os países não se vêm afetadas por conta dos fluxos migratórios, já que os interesses de ambos se vem calcados em pautas econômicas e comerciais. Por um lado, o Brasil não permite que os fluxos migratórios afetem sua relação com a Venezuela porque seus interesses econômicos e comerciais são maiores. Quanto à Venezuela, se aproximar do Brasil lhe abre as portas para sair do isolamento regional que por sua vez lhe traz vantagens, na medida em que lhe permite amenizar sua crise interna.
Resumen: El objetivo principal de esta investigación es analizar los flujos migratorios de venezolanos hacia Brasil entre 2018 y 2023. Para ello, el trabajo aborda las causas de la migración internacional, a saber, la seguridad humana, la violación de los derechos humanos y la dignidad humana. También, se estudiarán los conceptos y tipos de migración con el fin de comprender qué tipo de migración encaja con los migrantes venezolanos, así como se analizan datos sobre los flujos migratorios desde 2018. El segundo capítulo brinda un panorama histórico de las relaciones entre ambos países y luego analiza la crisis económica, política y social que afecta Venezuela. En el último capítulo se estudiarán las normas de protección de los derechos humanos en los sistemas global, interamericano y nacional que amparan a los migrantes, las dificultades que enfrentan cuando se encuentran en territorio brasileño y los impactos económicos de la migración internacional a los países de origen y de destino. La metodología abordada es de carácter cualitativo y básico. En cuanto a los objetivos, se clasifican como investigación exploratoria y el procedimiento utilizado es el método bibliográfico a través de la investigación bibliográfica. El método de análisis utilizado es el modelo hipotéticodeductivo. En cuanto al problema de investigación, buscaremos responder en qué medida la migración internacional puede afectar las relaciones Brasil-Venezuela en el nuevo gobierno Lula da Silva. La hipótesis a ser trabajada es la de que los flujos migratorios de venezolanos en Brasil no afectan las relaciones Brasil-Venezuela, ya que la reanudación de relaciones llevada a cabo, considerando la historia de las relaciones, se convierte en un facilitador que contribuye a la apertura de un nuevo diálogo que trae beneficios a ambos, tal como lo hizo en el passado, por eso existe interés por parte de ambos países de retomar las relaciones. Finalmente, la conclusión a la que llega este trabajo prueba plenamente la hipótesis presentada, ya que las relaciones entre los países no se ven afectadas debido a los flujos migratorios, ya que los intereses de ambos se basan en aspectos económicos y comerciales. Por un lado, Brasil no permite que los flujos migratorios afecten su relación con Venezuela porque sus intereses económicos y comerciales son mayores. En cuanto a Venezuela, acercarse a Brasil le abre las puertas para escapar del aislamiento regional lo que le permite reanudar las relacionarse con los países de la región y a su vez amenizar su crisis inerna
Palavras-chave: Venezuela
Direitos humanos
Migração
Brasil
Derechos humanos
Migración
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Santana do Livramento
Citação: MOREIRA, Cintya Carolina Lara. Migrações internacionais: uma análise dos fluxos migratórios de venezuelanos no Brasil e suas consequências nas relações Brasil-Venezuela (2018-2023). 141 f. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Relações Internacionais). Santana do Livramento: Unipampa, 2023
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9777
Data do documento: 4-Dez-2023
Aparece nas coleções:Relações Internacionais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCCFinalCintyaCarolina.pdf1.48 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.