Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9748
Tipo: | Tese |
Título : | Educomunicação e educação básica: uma intervenção social através do curso de formação para professores(as) no Colégio Estadual Doutor Roberval Beheregaray Azevedo na Cidade de Uruguaiana/RS |
Otros títulos : | Educommunication and basic education: a social intervention through the teacher training course at the Doutor Roberval Beheregaray Azevedo State School in the city of Uruguaiana/RS |
Autor(es): | Silva, William Machado da |
Primeiro Orientador: | Machado, Michel Mansur |
Resumo: | Esta pesquisa tem por objetivo discutir como a comunicação e a educação auxiliam docentes na construção dos saberes. Assim, o objetivo geral é investigar como a educomunicação, por meio de um curso de formação continuada – acerca dos temas projeto de vida empreendedor, podcast, currículo profissional e currículo acadêmico – auxilia a desenvolver as práticas educomunicacionais em sala de aula. Os objetivos específicos são: caracterizar as principais teorias que dão suporte às práticas de educomunicação no ensino básico; examinar como as tecnologias educacionais promovem possíveis melhorias em uma escola da rede estadual em Uruguaiana/RS; analisar o curso de formação como recurso tecnológico para atividades relacionadas à educação; e verificar a influência da educomunicação nos processos de mediação, em âmbito escolar, a partir dos dados da pesquisa de campo. Logo, subsidiam a pesquisa as seguintes referências: Soares (2011), que apresenta fundamentos acerca da educomunicação; Kaplún (1998), que apresenta como a educomunicação pode ser desenvolvida no contexto educacional; Freire (1996) e Tardif (2014), os quais aduzem as relações do ensino e da educação, bem como a formação dos professores. No que diz respeito à perspectiva metodológica, desenvolveu-se o estudo conforme Bogdan e Biklen (1994) e Gil (2009), por meio de uma pesquisa participante, inicialmente com a aplicação de questionários sobre interesses dos(as) professores(as), para, com base nas respostas, o desenvolvimento de um curso de formação junto a docentes da escola pesquisada. Como resultados, percebe-se que, a partir de um curso de formação continuada, por meio da educomunicação, oportunizam-se práticas que auxiliam no desenvolvimento dos processos de ensino em sala de aula, em especial nos assuntos projeto de vida empreendedor, podcast, currículo acadêmico e profissional. Portanto, conclui-se que as discussões desta tese abordam contribuições pedagógicas propondo junto aos(às) professores(as) um curso de formação continuada voltado às práticas educomunicacionais. |
Resumen : | This research aims to discuss how communication and education help teachers in the construction of knowledge. Thus, the general objective is to investigate how educommunication, through a continuing training course – on the topics of entrepreneurial life project, podcast, professional curriculum, and academic curriculum – helps to develop educommunicational practices in the classroom. The specific objectives are: to characterize the main theories that support educommunication practices in basic education; examine how educational technologies promote possible improvements in a state school in Uruguaiana/RS; analyze the training course as a technological resource for activities related to education; and verify the influence of educommunication on mediation processes, at school level, based on field research data. Therefore, the following references support the research: Soares (2011), which presents fundamentals about educommunication; Kaplún (1998), which presents how educommunication can be developed in the educational context; Freire (1996) and Tardif (2014), which address the relationships between teaching and education, as well as teacher training. Regarding the methodological perspective, the study was developed according to Bogdan and Biklen (1994) and Gil (2009), through participatory research, initially with the application of questionnaires about the interests of teachers, to, based on the responses, develop a training course with teachers from the researched school. As results, it is clear that, from a continuing education course, through educommunication, practices are provided that help in the development of teaching processes in the classroom, especially in the subjects of entrepreneurial life project, podcast, academic, and professional curriculum. Therefore, it is concluded that the discussions in this thesis address pedagogical contributions by proposing to teachers a continuing education course focused on educommunicational practices. |
Palabras clave : | Teacher Teaching Technologies Training Ensino Educommunication Formação Docente Educomunicação Tecnologias |
CNPQ: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Idioma: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal do Pampa |
Sigla da Instituição: | UNIPAMPA |
Campus: | Campus Uruguaiana |
Curso: | Doutorado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde |
Citación : | SILVA, William Machado da. Educomunicação e educação básica: uma intervenção social através do curso de formação para professores(as) no Colégio Estadual Doutor Roberval Beheregaray Azevedo na cidade de Uruguaiana/RS. 183 p. Tese (Doutorado em Educação em Ciências) - Universidade Federal do Pampa, Uruguaiana, 2024. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI : | https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9748 |
Fecha de publicación : | 2024 |
Aparece en las colecciones: | Doutorado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
WIILIAM MACHADO DA SILVA.pdf | 18.62 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.