Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9745
Tipo: | Dissertação |
Título: | O audiovisual como ensino de libras através do Instagram |
Autor(es): | Silva, Milene Marchezan da |
Primeiro Orientador: | Guindani, Joel Felipe |
1° Membro da banca: | Bonito, Marco Antonio |
2° Membro da banca: | Thier, Roberta Roos |
3° Membro da banca: | Krause, Keli |
Resumo: | Nesta pesquisa, buscou-se compreender de que forma os produtos audiovisuais de perfis de Tradutores e Intérpretes em Língua de Sinais (TILS) no Instagram atuam para o ensino de Libras. Foram 12 audiovisuais analisados pertencentes à quatro perfis distintos, apresentados por profissionais TILS e professores de Libras, com conteúdos mais direcionados ao ensino da língua brasileira de sinais ao público ouvinte. Para dar conta do estudo, temos como objetivos específicos: 1- Analisar as técnicas utilizadas na produção dos audiovisuais, a partir da préprodução, produção e pós-produção; 2- Verificar os aspectos estéticos que formam a comunicação visual no que diz respeito à identidade e padrão visual do perfil, à linguagem audiovisual, a manutenção do estilo visual no uso das cores e das fontes utilizadas na edição dos audiovisuais; 3- Analisar aspectos da presença de recursos de acessibilidade comunicacional nos audiovisuais. O estudo tem uma abordagem qualitativa, do tipo exploratória, tendo sua fundamentação teórica construída dentro das temáticas: Audiovisual; Ensino de Libras; Instagram; Educação Digital; Pessoa com Deficiência; Audiovisual Acessível; Comunicação Acessível. Também utiliza, em conjunto, os procedimentos metodológicos da Análise de Conteúdo (Bardin, 2011), Análise de Imagens em Movimento (Rose, 2002) e Entrevista semiestruturada (Triviños,1987) para a coleta de dados. Como conclusão, foram encontradas evidências de que, no que se refere ao uso do audiovisual como ensino, é possível compreender que isoladamente os audiovisuais não possibilitam um aprendizado eficiente da Libras, mas que ao se consumir estes conteúdos de forma ativa em um perfil do Instagram, estes audiovisuais se tornam potenciais multiplicadores de conhecimento. Portanto, pode-se dizer que o uso do audiovisual como ensino de libras, de forma responsável, pode contribuir com a ampliação do conhecimento da língua, fato que aos poucos pode impactar na diminuição das barreiras de comunicação entre surdos e ouvintes. |
Abstract: | In this research, we sought to understand how audiovisual products from Sign Language Translators and Interpreters (TILS) profiles on Instagram work to teach Libras. There were 12 audiovisuals analyzed belonging to four different profiles, presented by TILS professionals and Libras teachers, with content more aimed at teaching Brazilian sign language to the listening public. To carry out the study, we have the following specific objectives: 1- Analyze the techniques used in the production of audiovisuais, from pre-production, production and post-production; 2- Check the aesthetic aspects that form visual communication with regard to the identity and visual pattern of the profile, the audiovisual language, the maintenance of the visual style in the use of colors and fonts used in editing the audiovisuais; 3- Analyze aspects of the presence of communication accessibility resources in the audiovisuais. The study has a qualitative, exploratory approach, with its theoretical foundation built within the following themes: Audiovisual; Teaching Libras; Instagram; Digital Education; Person with Disability; Accessible Audiovisual; Accessible Communication. It also uses, together, the methodological procedures of Content Analysis (Bardin, 2011), Moving Image Analysis (Rose, 2002) and Semi-structured Interview (Triviños, 1987) for data collection. In conclusion, evidence was found that, with regard to the use of audiovisuals as teaching, it is possible to understand that audiovisuals alone do not enable efficient learning of Libras, but that when consuming these contents actively on an Instagram profile , these audiovisuals become potential knowledge multipliers. Therefore, it can be said that the use of audiovisual to teach Libras, in a responsible way, can contribute to the expansion of knowledge of the language, a fact that can gradually have an impact on reducing communication barriers between deaf and hearing people. |
Palavras-chave: | Língua de sinais - Ensino Recursos audiovisuais Instagram (Rede social on-line) Língua brasileira de sinais Sign Language – Education Audiovisual resources |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal do Pampa |
Sigla da Instituição: | UNIPAMPA |
Campus: | Campus São Borja |
Curso: | Mestrado Profissional em Comunicação e Indústria Criativa |
Citação: | SILVA, Milene Marchezan da. O audiovisual como ensino de libras através do Instagram. 2024. 163 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Comunicação e Indústria Criativa) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2024. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9745 |
Data do documento: | 22-Ago-2024 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Comunicação e Indústria Criativa |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Milene Marchezan da Silva 2024.pdf | 3.56 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.