Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9737
Tipo: Dissertação
Título : Emoções dos usuários em vídeos educacionais : perspectivas analíticas para a produção de MOOCS
Autor(es): Luz, Vitória Vasconcellos da
Primeiro Orientador: Piovesan, Sandra Dutra
Coorientador: Irala, Valesca Brasil
1° Membro da banca: Piovesan, Sandra Dutra
2° Membro da banca: Irala, Valesca Brasil
3° Membro da banca: Canto, Camila Gonçalves dos Santos do
4° Membro da banca: Severo, Carlos Emilio Padilla
Resumo: Considerando o constante crescimento tecnológico, que envolve diferentes âmbitos, inclusive o modo de disseminação do conhecimento, é notável o crescimento de modalidades de educação online. Os Massive Open Online Courses (MOOCs) cursos online, massivos e abertos, estão tendo maior visibilidade, tornando-se essenciais para capacitar as pessoas promovendo um novo método de ensino. A utilização de vídeos é comum no ensino online, os vídeos atingem antes à emoção do que à razão, sendo as emoções capazes de acelerar ou perturbar a aprendizagem. Diante disso, este estudo visa entender como a presença de determinadas características nos vídeos educacionais direcionados a um MOOC podem influenciar nas emoções dos usuários. O desenvolvimento da pesquisa se deu em quatro etapas, sendo a primeira de revisão bibliográfica e definição do método para inferência das emoções, o método escolhido foi a inferência a partir das expressões faciais (através da utilização do EZ MMLA ToolKit) e aplicação de um questionário após a exibição de cada vídeo. Posteriormente foi realizada a avaliação das emoções dos usuários ao assistir os vídeos, foram escolhidos quatro vídeos disponibilizados em um MOOC, onde o primeiro contém uma aula expositiva, o segundo apresenta uma animação com narração por voz sintética, o terceiro é semelhante ao segundo com narração realizada por voz humana e, por fim, o quarto vídeo é um tutorial. A terceira etapa foi a análise dos dados obtidos através da inferência das emoções. Por fim, a partir da análise, foi realizada a criação de um guia com dicas sobre a criação de vídeos para MOOCs. O video melhor aceito foi quarto vídeo que apresenta o tutorial e o menos aceito foi o segundo vídeo que trouxe a narração por voz sintética. As emoções observadas foram, em sua maioria, tristeza e neutralidade, evidenciando uma limitação da ferramenta utilizada que considera apenas as emoções básicas: alegria, tristeza, raiva, medo, desgosto, surpresa, e uma emoção de neutralidade quando a expressão não se enquadra nas emoções básicas. Isso demonstra que a utilização de uma inferência que considere emoções secundárias poderia possibilitar uma análise mais assertiva.
Resumen : Considering the constant technological growth, which involves different areas, including the way of disseminating knowledge, the growth of online education modalities is remarkable. The Massive Open Online Courses (MOOCs) online courses, massive and open, are having greater visibility, becoming essential to empower people by promoting a new teaching method. The use of videos is common in online teaching, videos reach emotion rather than reason, emotions being capable of accelerating or disturbing learning. Therefore, this study aims to understand how the presence of certain characteristics in educational videos directed to a MOOC can influence the emotions of users. The development of the research took place in four stages, the first being a bibliographic review and definition of the method for inferring emotions, the chosen method was the inference from facial expressions (through the use of the EZ MMLA ToolKit) and application of a questionnaire after viewing each video. Subsequently, the evaluation of the emotions of the users when watching the videos was carried out, four videos made available in a MOOC were chosen, where the first contains an expository class, the second presents an animation with synthetic voice narration, the third is similar to the second with narration performed by human voice and, finally, the fourth video is a tutorial. The third stage was the analysis of the data obtained through the inference of emotions. Finally, based on the analysis, a guide was created with tips on creating videos for MOOCs. The best accepted video was the fourth video that presents the tutorial and the least accepted was the second video that brought the synthetic voice narration. The emotions observed were, for the most part, sadness and neutrality, showing a limitation of the tool used, which considers only the basic emotions: joy, sadness, anger, fear, disgust, surprise, and an emotion of neutrality when the expression does not fit the criteria. basic emotions. This demonstrates that the use of an inference that considers secondary emotions could enable a more assertive analysis.
Palabras clave : Emoções
Vídeos educacionais
MOOCs
Emotions
Educational videos
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Bagé
Curso: Mestrado Acadêmico em Ensino
Citación : LUZ, Vitória Vasconcellos da. Emoções dos usuários em vídeos educacionais : perspectivas analíticas para a produção de MOOCS. 2022. 218f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Ensino) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI : https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9737
Fecha de publicación : 11-nov-2022
Aparece en las colecciones: Mestrado Acadêmico em Ensino

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
dissertacao_Vitoria_final.pdf34.79 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.