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Tipo: Dissertação
Título : Cartas ao Haiti e o desafio da gestão e da qualidade da educação no estado haitiano: o caso do Departamento Sul
Autor(es): Populaire , Ernso
Primeiro Orientador: Rodrigues, Ana Cristina da Silva
1° Membro da banca: Rodrigues, Ana Cristina da Silva
2° Membro da banca: Machado, Juliana Brandão
3° Membro da banca: Conceição, Celso Augusto Nunes da
4° Membro da banca: Pereira, Thiago Ingrassia
Resumo: O Haiti, como qualquer outro país, acredita na educação de qualidade e no desenvolvimento sustentável para a sociedade, está construindo uma instituição estatal chamada "Ministério da Educação Nacional e Formação Profissional", responsável pela educação das crianças haitianas, permitindo-lhes integrar e servir à comunidade na qual eles são chamados a evoluir. Assim, a ideia deste trabalho científico partiu de uma leitura particular ligada aos desempenhos ou retornos relativos internos e externos do sistema educacional haitiano durante várias décadas, nas diferentes execuções e resultados das políticas educacionais, o que pode permitir uma melhoria no qualidade da educação para os filhos e filhas do país, e ao mesmo tempo investiga a influência da política sobre o Setor Educacional Haitiano (SEH), de acordo com os objetivos almejados para o povo.Em primeiro lugar, na conceituação da pesquisa fizemos uma historicidade do Haiti e do departamento escolhido, algumas das reformas e políticas educacionais mais significativas desde os anos de 1979 a 2021, bem como os diferentes decretos e leis baseados na educação no Haiti. Fizemos uma leitura exploratória sobre ciclos políticos, diferentes políticas públicas e políticas públicas educacionais, em seguida a revisão da literatura de alguns autores nacionais e internacionais da área educacional. No nível metodológico, utilizamos o método qualificativo, que é o estudo de caso, com o objetivo de estudar os fenômenos em situações reais ou ampliar o conhecimento dos fenômenos já investigados, assim aproximando-se do objetivo geral da nossa pesquisa alvo. Construímos entrevistas com formulários de questionamento escolhendo 6 pessoas para conduzir nossa investigação. Devido à falta de disponibilidade de uma das pessoas, realizou-se a investigação com 5 pessoas (o diretor departamental de educação do Sul, um inspetor escolar, um diretor escolar, um professor de escola e um dirigente de um sindicato no campo educacional. Os resultados da pesquisa permitiram destacar que o setor educacional haitiano nas últimas duas décadas, mesmo sendo um país economicamente frágil, confrontado com as influências de políticos ou de pessoas políticas ou econômicas, não tem sido capaz de atender às necessidades do povo haitiano, apesar dos grandes esforços em o nível do SEH Esta falha observada segundo os participantes se deve, por um lado, ao transbordamento da corrupção (corrupção política, administrativa e econômica) causada pela interferência ou incompetência dos dirigentes que tomaram e que estão no poder atualmente, tanto no SEH como em todas as outras instituições estatais do país. Por outro lado, as instabilidades sócio-políticas que o país tem sofrido nos últimos tempos, e que continuam a aumentar diariamente, é de uma economia alarmante e fraca no país, que não proporcionou aos funcionários do SEH, a escolha de permanecer em linha com as expectativas de ajuda internacional.
Resumen : Haiti, like any other country, believes in quality education and sustainable development for society, and is building a state institution called the “Ministry of National Education and Vocational Training”, responsible for educating Haitian children, allowing them to integrate and serve the community in which they are called to evolve. Thus, the idea of this scientific work started from a particular reading linked to the relative internal and external performances or returns of the Haitian educational system over several decades, in the different executions and results of educational policies, which can allow an improvement in the quality of education for the country's sons and daughters, and at the same time investigates the influence of politics on the Haitian Educational Sector (SEH), according to the objectives sought for the people.Firstly, in the conceptualization of the research, we took a look at the history of Haiti and the chosen department, some of the most significant educational reforms and policies from 1979 to 2021, as well as the different decrees and laws based on education in Haiti. We did an exploratory reading on political cycles, different public policies and educational public policies, followed by a literature review of some national and international authors in the field of education. At the methodological level, we used the qualitative method, which is the case study, with the aim of studying phenomena in real situations or broadening knowledge of phenomena already investigated, thus approaching the general objective of our target research. We set up interviews with questionnaire forms, choosing six people to conduct our investigation. Due to the lack of availability of one of the people, the investigation was carried out with 5 people (the departmental director of education in the South, a school inspector, a school principal, a school teacher and a union leader in the field of education. The results of the research made it possible to highlight that the Haitian education sector over the last two decades, even though it is an economically fragile country, faced with the influences of politicians or political or economic people, has not been able to meet the needs of the Haitian people, This failure, according to the participants, is due, on the one hand, to the overflow of corruption (political, administrative and economic corruption) caused by the interference or incompetence of the leaders who have taken and are currently in power, both in the SEH and in all the country's other state institutions. On the other hand, the socio-political instabilities that the country has suffered in recent times, and which continue to increase on a daily basis, is from an alarmingly weak economy in the country, which has not provided SEH officials with the choice of remaining in line with international aid expectations.
Palabras clave : Educação
Ciclos políticos
Políticas Públicas
Políticas educacionais
Gestão de políticas públicas
Education
Political cycles
Public policies
Educational policies
Public policy management
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Jaguarão
Curso: Mestrado Profissional em Educação
Citación : POPULAIRE, Ernso. Cartas ao Haiti e o desafio da gestão e da qualidade da educação no estado haitiano: o caso do Departamento Sul. 153 p. 2024. Dissertação (Curso de Mestrado Profissional em Educação) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI : https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9681
Fecha de publicación : 4-mar-2024
Aparece en las colecciones: Mestrado Profissional em Educação

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