Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9674
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | ¡Me gritaron negro y latino!: a afrolatinidade em uma proposta de intervenção pedagógica na aula de espanhol. |
Autor(es): | Visentini , Pedro Aurélio Brites Quevedo |
Primeiro Orientador: | Mota, Sara dos Santos |
Coorientador: | Alvarez, Isaphi Marlene Jardim |
1° Membro da banca: | Mota, Sara dos Santos |
2° Membro da banca: | Alvarez , Isaphi Marlene Jardim |
3° Membro da banca: | Dornelles, Clara Zeni Camargo |
4° Membro da banca: | Domingo, Luciana Contreira |
Resumo: | Este artigo apresenta uma proposta de intervenção pedagógica seguida de uma Unidade Didática voltada para o ensino de língua espanhola no 9° ano do Ensino Fundamental no contexto brasileiro, com enfoque na afrolatinidade e na cultura latino-americana. Inspirada na abordagem de Domingo e Cardozo (2023), na Linguística Aplicada Crítica de Moita Lopes (2006) e na conceitualização de cultura de Bennett (1998), a proposta visa valorizar a diversidade cultural e linguística no contexto específico do Rio Grande do Sul, destacando a importância de reconhecer e integrar as contribuições afrodescendentes e afrolatinas na formação da identidade latino-americana. O estudo contextualiza brevemente o espaço da língua espanhola no cenário educacional brasileiro atual, em especial a partir da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). Ancorado em Mignolo (2011) e Walsh (2009), o trabalho discute como uma perspectiva decolonial pode contribuir para tornar o ensino da língua espanhola mais inclusivo e representativo, sobretudo no que diz respeito à presença afrodescendente e à cultura afrolatina na América Latina. |
Abstract: | This article presents a proposal for pedagogical intervention followed by a Didactic Unit focused on teaching Spanish in the 9th year of Elementary Education in the Brazilian context, with a focus on Afro-Latin identity and Latin American culture. Inspired by the approach of Domingo and Cardozo (2023), Critical Applied Linguistics by Moita Lopes (2006), and Bennett's cultural conceptualization (1991), the proposal aims to promote the appreciation of cultural and linguistic diversity of Latin American Spanish in the Rio Grande do Sul region. The study briefly contextualizes the space of Spanish in the current Brazilian educational scenario, especially through the National Common Curricular Base (BNCC) and National Curriculum Parameters (PCNs). Grounded in Mignolo (2011) and Walsh (2009), the paper discusses how a decolonial perspective can contribute to making Spanish teaching more inclusive and representative, particularly regarding Afro-descendant presence and Afro-Latin culture in Latin America. |
Resumen: | Este artículo presenta una propuesta de intervención pedagógica seguida de una Unidad Didáctica centrada en la enseñanza del español en el 9° año de la Educación Básica en el contexto brasileño, con un enfoque en la afrolatinidad y la cultura latinoamericana. Inspirada en el enfoque de Domingo y Cardozo (2023), en la Lingüística Aplicada Crítica de Moita Lopes (2006) y en la conceptualización de cultura de Bennett (1998), la propuesta tiene como objetivo promover la valorización de la diversidad cultural y lingüística del español latinoamericano en la región de Rio Grande do Sul. El estudio contextualiza brevemente el espacio del español en el escenario educativo brasileño actual, especialmente desde la Base Nacional Común Curricular (BNCC) y de los Parámetros Curriculares Nacionales (PCNs). Basado en Mignolo (2011) y Walsh (2009), el trabajo discute cómo una perspectiva decolonial puede contribuir para hacer la enseñanza del español más inclusiva y representativa, especialmente en lo que respecta a la presencia afrodescendiente y la cultura afrolatina en América Latina. |
Palavras-chave: | Ensino de espanhol Afrolatinidade Decolonialidade Enseñanza de español Afrolatinidad Decolonialidad Spanish teaching Afrolatinity Decoloniality |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal do Pampa |
Sigla da Instituição: | UNIPAMPA |
Campus: | Campus Bagé |
Citação: | VISENTINI, Pedro Aurélio Brites Quevedo. ¡Me gritaron negro y latino!: a afrolatinidade em uma proposta de intervenção pedagógica na aula de espanhol. 2023. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Letras - Línguas Adicionais: Inglês, Espanhol e Respectivas Literaturas) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2024. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9674 |
Data do documento: | 8-Jul-2024 |
Aparece nas coleções: | Letras - Linguas Adicionais Inglês e Espanhol e Respectivas Literaturas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_Pedro_Aurelio_Brites_Quevedo_Visentini.pdf_ 2024.pdf | 498.73 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Produto edu. Pedro Visentini Identidades_en_movimiento_Prod.Educ._Final.pdf | 2.26 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.