Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9626
Tipo: | Dissertação |
Título : | A trajetória de uma mulher surda para tornar-se docente em ensino de Libras: educação, quebra de barreiras e acessibilidade |
Autor(es): | Cavalheiro, Paula Maiane da Silva |
Primeiro Orientador: | Brizolla, Francéli |
1° Membro da banca: | Brizolla, Francéli |
2° Membro da banca: | Cantarelli, Francielle |
3° Membro da banca: | Lindemann, Renata Hernandez |
Resumo: | A presente pesquisa em nível de Mestrado, desenvolvida com base no método autobiográfico, demonstra o percurso de uma mulher surda em sua trajetória para se tornar docente no ensino de Libras. A Língua Brasileira de Sinais (Libras) é reconhecida e instituída pela Lei 10.436/2002, e o ensino de Libras nas universidades foi regulamentado pelo Decreto 5.626/2005. A justificativa científica e a relevância acadêmica se dá pelo fato de que docentes surdos(as) atuam como docentes de Libras nas instituições enfrentando diversas adversidades para chegar a essa posição - barreiras comunicacionais, pedagógicas e atitudinais. O objetivo foi autobiografar o desenvolvimento e a formação educacional de uma mulher surda, refletindo sobre o "ser professora surda" na universidade. A metodologia da pesquisa está fundamentada na narrativa de vida pessoal e no papel de professora surda, com base em autores como Ferrarotti (1991), Abrahão (2009) e Marinas (2007). A abordagem qualitativa se apresenta como uma forma eficaz de trabalhar com a pesquisa autobiográfica, permitindo compreender a subjetividade, incluindo sentimentos, experiências, interações e percepções no contexto. Os objetos de análise e os dados coletados/produzidos, como fotos, vídeos, entrevistas, memorial descritivo e documentos narrativos pessoais, além de questionários, estão organizados cronologicamente, desde o nascimento até o presente momento de vida como professora universitária. A pesquisa inclui a própria pesquisadora e pessoas do convívio familiar, pessoal e social, tanto da vida privada quanto do ambiente profissional. A coleta e a análise de dados tiveram como base o modelo da compreensão cênica, organizada em três etapas: cena 1, com a construção da autobiografia por meio de uma linha do tempo; cena 2, entrevistas por meio de questionários com sujeitos escolhidos (núcleos familiar, social e profissional); e, cena 3, com a reanálise de compreensão cênica, pela própria pesquisadora, observando barreiras e acessibilidade. A pesquisa se desenvolveu no âmbito do Curso de Mestrado Acadêmico em Ensino (PPGE), na Universidade Federal do Pampa, nos anos de 2021 a 2024. Destaca-se que o próprio percurso formativo foi permeado por barreiras de comunicação e pedagógicas, as quais foram sendo eliminadas com o decorrer do curso, com as providências de acessibilidade. A conclusão principal desta pesquisa autobiográfica é que as histórias de vida podem auxiliar tanto pessoas surdas quanto ouvintes a refletirem sobre as barreiras e adversidades enfrentadas por sujeitos(as) na trajetória de desenvolvimento pessoal e educacional. Esse processo destaca a importância do reconhecimento dos direitos à inclusão na educação e da acessibilidade, promovendo a expressão da comunicação e o lugar de fala da pessoa surda. Além disso, as barreiras à aprendizagem, expressão e comunicação para a docente surda na Unipampa foram identificadas, com o objetivo de aprimorar a acessibilidade e a inclusão na universidade. |
Resumen : | This research, developed based on the autobiographical method, demonstrates the journey of a deaf woman on her path to becoming a Libras teacher. The Brazilian Sign Language (Libras) is recognized and established by Law 10,436/2002, and the teaching of Libras in universities was regulated by Decree 5,626/2005. The scientific justification and academic relevance is due to the fact that deaf teachers work as Libras teachers in institutions, facing various adversities to reach this position - communicational, pedagogical and attitudinal barriers. The objective was to autobiography the development and educational formation of a deaf woman, reflecting on "being a deaf professor" at the university. The research methodology is based on the personal life narrative and the role of a deaf teacher, based on authors such as Ferrarotti (1991), Abrahão (2009) and Marina (2007). The qualitative approach presents itself as an effective way of working with autobiographical research, allowing us to understand subjectivity, including feelings, experiences, interactions and perceptions in context. The objects of analysis and the data collected/produced, such as photos, videos, interviews, descriptive notes and personal narrative documents, in addition to questionnaires, are organized chronologically, from birth to the present moment of life as a university professor. The research includes the researcher herself and people from her family, personal and social life, both in her private life and in her professional environment. Data collection and analysis were based on the model of scenic understanding, organized in three stages: scene 1, with the construction of the autobiography through a timeline; scene 2, interviews using questionnaires with chosen subjects (family, social and professional groups); and, scene 3, with the reanalysis of scenic understanding, by the researcher herself, observing barriers and accessibility. The research was developed within the scope of the Academic Master's Course in Teaching (PPGE), at the Federal University of Pampa, in the years 2021 to 2024. It is noteworthy that the training path itself was permeated by communication and pedagogical barriers, which were being eliminated over the course of the course, with accessibility measures. The main conclusion of this autobiographical research is that life stories can help both deaf and hearing people to reflect on the barriers and adversities faced by the subjects in the trajectory of personal and educational development. This process highlights the importance of recognizing the rights to inclusion and accessibility, promoting the expression of communication and the place of speech for deaf people. Furthermore, barriers to learning, expression and communication for deaf professors at Unipampa were identified, with the aim of improving accessibility and inclusion at the university. |
Palabras clave : | Método autobiográfico Libras Educação de Surdos Quebra de barreiras à aprendizagem e participação Acessibilidade Autobiographical method Deaf Education Breaking down barriers to learning and participation Accessibility |
CNPQ: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
Idioma: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal do Pampa |
Sigla da Instituição: | UNIPAMPA |
Campus: | Campus Bagé |
Curso: | Mestrado Acadêmico em Ensino |
Citación : | CAVALHEIRO, Paula Maiane da Silva. A trajetória de uma mulher surda para tornar-se docente em ensino de Libras: educação, quebra de barreiras e acessibilidade. 2024. 44f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Ensino) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2024. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI : | https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9626 |
Fecha de publicación : | 22-abr-2024 |
Aparece en las colecciones: | Mestrado Acadêmico em Ensino |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
DIS_Paula_M_Cavalheiro_fnal.pdf | 641.51 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.