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Tipo: Dissertação
Título: Problematização e mentalidades de crescimento no contexto da aprendizagem matemática nos anos iniciais do ensino fundamental
Autor(es): Gloger, Marlize dos Santos
Primeiro Orientador: Junqueira , Sonia Maria da Silva
1° Membro da banca: Junqueira, Sonia Maria da Silva
2° Membro da banca: Silveira, Denise Nascimento
3° Membro da banca: Oliveira, Cristiano Peres
4° Membro da banca: Brizolla, Francéli
Resumo: Os Anos Iniciais do Ensino Fundamental exercem um importante papel de mediação entre as fases de escolarização, pois é o espaço de iniciação das crianças no mundo das aprendizagens formais. Além disso, a alfabetização matemática, processo que resulta do ato de ler a matemática, é influenciada pelos letramentos aos quais os sujeitos são apresentados, e nos quais constroem repertórios para atender às demandas de aprendizagem e sociais. No entanto, a problemática que se coloca aponta que, quase sempre, a matemática escolar ainda é abordada de forma desvinculada da realidade dos estudantes, o que dá o tom de anacronismo para esse conteúdo. Dessa forma, o objetivo desta pesquisa é potencializar a aprendizagem matemática em estudantes de anos iniciais do Ensino Fundamental a partir da ênfase na problematização e no desenvolvimento de mentalidades de crescimento em matemática. Diante da problematização anunciada, a pesquisa firma seus estudos sobre as mentalidades matemáticas, uma vez que a oferta de atividades que priorizem a articulação com a realidade, a criticidade, a reflexão e a criatividade influenciam no processo de aprendizagem matemática dos estudantes, além de contribuir para o desenvolvimento de mentalidades de crescimento. Diante disso, toma-se como opção metodológica, a pesquisa qualitativa, do tipo exploratória, cujo procedimento é dado a partir da pesquisa-ação, por meio de instrumentos como a observação participante, entrevistas coletivas e oficinas pedagógicas que configuram a produção de dados de pesquisa. Os sujeitos de pesquisa são estudantes de uma escola pública, especificamente de uma turma de terceiro ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Para análise dos dados, optou-se pela análise textual discursiva, com utilização do software Iramuteq. Por fim, são apresentadas as considerações acerca das experiências vividas durante as oficinas, momentos que trouxeram luz às atitudes das crianças voltadas para a mentalidade fixa e a mentalidade de crescimento em matemática. As considerações apontam a necessidade de valorizar e estimular a participação dos estudantes na construção de uma matemática coletiva, criativa e desafiadora, em que todos possam contribuir com suas habilidades para, juntos, aprenderem uma matemática de alto nível.
Abstract: The Initial Years of Elementary School play an important mediating role between the phases of schooling, as it is the space for children to initiate themselves into the world of formal learning. Furthermore, mathematical literacy, a process that results from the act of reading mathematics, is influenced by the literacies to which the subjects were introduced, and in which repertoires were constructed to meet learning and social demands. However, the problem that arises points out that, almost always, school mathematics is still approached in a way that is disconnected from the students' reality, which gives this content a tone of anachronism. Therefore, the objective of this research is to enhance mathematical learning in students in the early years of Elementary School by emphasizing problematization and the development of growth mindsets in mathematics. In view of the announced problematization, the research establishes its studies on mathematical mentalities, since the offer of activities that prioritize articulation with reality, criticality, reflection and creativity influence the students' mathematical learning process, in addition to contributing for developing growth mindsets. In view of this, the methodological option is qualitative research, of the exploratory type, whose procedure is based on action research, through instruments such as participant observation, collective interviews and pedagogical workshops that configure the production of data from search. The research subjects are students from a public school, specifically from a third-year class in the Initial Years of Elementary School. For data analysis, we opted for discursive textual analysis, using the Iramuteq software. Finally, considerations are presented about the experiences lived during the workshops, moments that shed light on the children's attitudes towards a fixed mindset and a growth mindset in mathematics. The considerations point to the need to value and encourage student participation in the construction of collective, creative and challenging mathematics, in which everyone can contribute their skills to, together, learn high-level mathematics.
Palavras-chave: Aprendizagem matemática nos anos iniciais
Problematização matemática
Mentalidades matemáticas de crescimento
Mathematics learning in the early years;
Mathematical problematization
Mathematical growth mindsets
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Bagé
Curso: Mestrado Acadêmico em Ensino
Citação: GLOGER, Marlize dos Santos. Problematização e mentalidades de crescimento no contexto da aprendizagem matemática nos anos iniciais do ensino fundamental. 2024. 116f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Ensino) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2024.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9606
Data do documento: 17-Jul-2024
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