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https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9545
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
metadata.dc.title: | Desempenho de um trator agrícola na operação de escarificação em diferentes velocidades e configurações de implemento |
Autor(es): | Silva, Milena Machado Prates da |
Primeiro Orientador: | Dias, Vilnei de Oliveira |
Resumo: | O objetivo do trabalho foi avaliar o desempenho energético de um trator agrícola na operação de escarificação atuando em diferentes velocidades de operação e configurações do implemento. Foram avaliados os parâmetros essenciais para se obter uma eficiência energética durante uma operação de escarificação, como: o consumo horário de combustível, consumo específico, consumo operacional, capacidade de campo efetiva, e patinamento. O trabalho foi desenvolvido no município de Alegrete/RS, sendo o experimento conduzido na área experimental da Universidade Federal do Pampa, com o uso de um conjunto mecanizado constituído de um trator modelo TL 75 e escarificador de 5 hastes. O experimento foi realizado em delineamento inteiramente casualizado com esquema fatorial de 2x3, formado através da combinação de duas configurações de escarificador e três velocidades de deslocamento com três repetições, em um total de 18 unidades experimentais. Foi constatado que a maior velocidade teórica obtida, teve maior efeito no comportamento operacional e energético do conjunto trator-escarificador. As diferentes posições de hastes do escarificador alteraram o comportamento operacional do trator. A velocidade ideal de escarificação foi de 2,68 km h-1, visando consumo horário de combustível. O uso da haste parabólica no escarificador auxiliou na estabilização do consumo de combustível. Deve-se alternar as velocidades dentro de uma mesma rotação mais baixa do motor para se ter a redução de consumo específico na operação. O patinamento mais adequado para o tipo de superfície foi obtido quando o escarificador atuou com as hastes no modo original. |
Abstract: | The objective of the work was to evaluate the energy performance of an agricultural tractor in scarifying operations at different operating speeds and implement configurations. The essential parameters to obtain energy efficiency during a ripping operation were evaluated, such as hourly fuel consumption, specific consumption, operational consumption, effective field capacity, and slippage. The work was developed in the municipality of Alegrete/RS, with the experiment being conducted in the experimental area of the Federal University of Pampa, using a mechanized set consisting of a TL 75 model tractor and a 5-rod scarifier. The experiment was carried out in a completely randomized design with a 2x3 factorial scheme, formed through the combination of two scarifier configurations and three displacement speeds with three replications, in a total of 18 experimental units. It was found that the higher theoretical speed obtained had a greater effect on the operational and energetic behavior of the tractor-scarifier set. The different positions of the scarifier rods changed the operational behavior of the tractor. The ideal scarification speed was 2.68 km h-1, aiming at hourly fuel consumption. The use of the parabolic rod in the scarifier helped to stabilize fuel consumption. You must alternate speeds within the same lower engine speed to reduce specific consumption during operation. The most suitable slip for the type of surface was obtained when the scarifier operated with the rods in the original mode. |
metadata.dc.subject: | Engenharia agrícola Máquinas agrícolas Eficiência energética Agricultural engineering Agricultural machinery Energy efficiency |
CNPQ: | CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS |
Idioma: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
metadata.dc.publisher: | Universidade Federal do Pampa |
Sigla da Instituição: | UNIPAMPA |
Campus: | Campus Alegrete |
metadata.dc.identifier.citation: | SILVA, Milena Machado Prates. Desempenho de um trator agrícola na operação de escarificação em diferentes velocidades e configurações de implemento. Orientador: Vilnei de Oliveira Dias. 2024. 53p.. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Engenharia Agrícola) - Universidade Federal do Pampa, Curso de Engenharia Agrícola, Alegrete, 2024. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
metadata.dc.identifier.uri: | https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9545 |
metadata.dc.date.issued: | 5-Jul-2024 |
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TCC - Milena Machado Prates da Silva - 2024.pdf | 1.32 MB | Adobe PDF | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view??? |
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