Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9515
Tipo: | Dissertação |
Título : | Ensino Médio em Jaguarão (RS): contexto(s) e desafios em debate |
Autor(es): | Afonso , Marcos Gares |
Primeiro Orientador: | Luce, Maria Beatriz |
1° Membro da banca: | Luce, Maria Beatriz |
2° Membro da banca: | Rodrigues, Ana Cristina da Silva |
3° Membro da banca: | Dias, Lisete Funari |
Resumo: | Este relatório crítico-reflexivo apresenta uma pesquisa e a atividade de extensão realizadas sobre o ensino médio com foco específico no primeiro ano desta etapa da educação básica na cidade de Jaguarão-RS. Através de dados secundários sobre as escolas e de conversas com a comunidade, nas quais buscamos visualizar a situação em relação ao atendimento da Meta 3 do Plano Nacional de Educação (PNE), tratamos de identificar problemáticas que afetam a fase final de escolarização no Brasil e na localidade. Com essa finalidade, analisamos informações de bases de dados oficiais, como os indicadores educacionais relativos a rendimento, distorção idade-série e nível socioeconômico dos estudantes, no período entre 2016 e 2023. Realizamos também análise e discussão da Lei 13.415/2017 e de sua implantação pela Secretaria Estadual de Educação do Rio Grande do Sul (SEDUC-RS), bem como sobre os efeitos da pandemia de COVID-19 nos anos de 2020 e 2021. Partindo dessa compreensão e com o intuito de partilhar o conhecimento constituído, foi promovido um curso de extensão aberto à comunidade escolar da cidade e a alunos e professores dos cursos de licenciatura da Unipampa no Campus Jaguarão. As opiniões expressas pelos participantes deste curso foram registradas, agrupadas e categorizadas para análise, o que permitiu compreender alguns pontos problemáticos ao final do estudo. Em conclusão, destaca-se que essa etapa de ensino apresenta grandes problemáticas em nível nacional, estadual e municipal que demandam atenção para sua superação, como frequentes alterações curriculares sem consulta e planejamento com as comunidades escolares; profissionais sobrecarregados de trabalho, sem oportunidades adequadas de formação continuada e de planejamento didático; e estudantes sem atendimento de seus anseios de formação integral e condições para dedicação ao estudo. |
Resumen: | Este informe crítico-reflexivo presenta una investigación y una actividad de extensión realizadas sobre la educación secundaria con un enfoque específico en el primer año de esta etapa de la educación básica en la ciudad de Jaguarão-RS. A través de datos secundarios sobre las escuelas y de conversas con la comunidad, buscamos conocer la situación en relación al cumplimiento de la Meta 3 del Plano Nacional de Educação (PNE). Con eso en manos, tratamos de identificar las dificultades que afectan la fase final de escolarización en el Brasil y en la localidad donde se desarrolló la investigación. Con tal propósito, analizamos informaciones de bases de datos oficiales, como los indicadores educativos relativos al rendimiento, la distorsión edad-serie (año) y el nivel socioeconómico de los estudiantes, en el período entre 2016 y 2023. También realizamos un análisis y la discusión de la Ley 13.415/2017 y su implementación por parte de la Secretaría Estadual de Educação de Rio Grande do Sul (SEDUC-RS), así como sobre los efectos de la pandemia de COVID-19 en los años 2020 y 2021. Partiendo de esta comprensión y con la intención de compartir el conocimiento adquirido, se promovió un curso de extensión abierto a la comunidad escolar de la ciudad y a alumnos y profesores de los cursos de licenciatura de la Unipampa en el Campus Jaguarão. Las opiniones expresadas por los participantes de este curso fueron registradas, agrupadas y categorizadas para su análisis, lo que permitió comprender algunos puntos problemáticos al final del estudio. En conclusión, se destaca que esta etapa educativa presenta grandes problemáticas a nivel nacional, estatal y municipal que requieren atención para su superación, tales como: frecuentes cambios curriculares sin consulta ni planificación a las comunidades escolares; docentes con sobrecarga de trabajo, sin oportunidades adecuadas de formación continua y de planificación didáctica; y estudiantes insatisfechos en relación a sus intereses sobre su formación integral y sin las condiciones necesarias para dedicarse al estudio. |
Palabras clave : | Novo ensino médio Dados educacionais Política educacional Jaguarão, RS Nueva educación secundaria Datos educacionales Política educativa Jaguarão, RS |
CNPQ: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Idioma: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal do Pampa |
Sigla da Instituição: | UNIPAMPA |
Campus: | Campus Jaguarão |
Curso: | Mestrado Profissional em Educação |
Citación : | AFONSO, Marcos Gares. Ensino Médio em Jaguarão (RS): contexto(s) e desafios em debate. 103 p. 2024. Dissertação (Curso de Mestrado Profissional em Educação) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2024. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI : | https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9515 |
Fecha de publicación : | 6-may-2024 |
Aparece en las colecciones: | Mestrado Profissional em Educação |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
MARCOS GARES AFONSO.pdf | Marcos Gares Afonso 2024 | 5.65 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.