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Tipo: Dissertação
Título: Da teoria à prática: Letramentos Sociais e as Diretrizes Curriculares para educação étnico-raciais
Autor(es): Farias, Ynara Maidana de Vargas
Primeiro Orientador: Rodrigues, Ana Cristina da Silva
Coorientador: Maders, Sandra
1° Membro da banca: Rodrigues, Ana Cristina da Silva
2° Membro da banca: Maders, Sandra
3° Membro da banca: Scott Junior, Valmor
4° Membro da banca: Jesus, Suzana Cavalheiro de
metadata.dc.contributor.referee5: Silva, Veronice Camargo da
Resumo: A presente pesquisa aborda a importância da interpretação dos documentos legais oficiais, entre eles, as Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação das Relações Etnicorraciais, que amparam o Ensino da Cultura e História Afro-Brasileira e Africana, como fonte irreparável de socialização, principalmente quando pensado na sociabilidade e pluralidade do ser integral, de modo amplo e fora de tabus e preconceitos. A pesquisa traz como objetivo geral, analisar em que medida os Letramentos Sociais estão presentes nas Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação das Relações Etnicorraciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana no Brasil. Por fim, a mesma pretende perceber as Diretrizes Curriculares para Educação Étnico-Raciais, enquanto uma Política Educacional, assim como, um documento legal e, a partir disto, correlacionar tais ideias com os conceitos de Letramentos Sociais (STREET, 2003) de modo a enxergar de que modo tais letramentos estão presentes neste documento ao longo de seu corpus textual. Ao concluir estas análises, percebo que há sim a existência de leis que amparam e respaldam o ensino étinorracial dentro dos espaços escolares, e que é possível enxergar estas movimentações como Letramentos Sociais (STREET, 2014), ainda que por ora a aplicabilidade destas Leis não alcancem todos os seus reais beneficiados, caminhamos no sentido de cada vez mais permitir o acesso de negros e negras em diferentes espaços sociais.
Abstract: This research addresses the importance of interpreting official legal documents, including the National Curriculum Guidelines for Ethnic and Racial Relations Education, which support the teaching of Afro Brazilian and African Culture and History, as an irreparable source of socialization, especially when thought of in the sociability and plurality of the integral being, in a broad way and outside taboos and prejudices. The general objective of this research is to analyze the extent to which Social Literacies are present in the National Curriculum Guidelines for the Education of Ethnic and Racial Relations and for the Teaching of Afro-Brazilian and African History and Culture in Brazil. Finally, it aims to understand the Curriculum Guidelines for Ethnic-Racial Education as an Educational Policy, as well as a legal document and, from this, to correlate these ideas with the concepts of Social Literacies (STREET, 2003) in order to see how such literacies are present in this document throughout its textual corpus. At the end of these analyses, I realize that there are laws that support ethnic and racial education within school spaces, and that it is possible to see these movements as Social Literacies (STREET, 2014), even if for now the applicability of these Laws does not reach all their real beneficiaries, we are moving towards increasingly allowing black men and women access to different social spaces.
Palavras-chave: Letramentos Sociais
Políticas Públicas
Interculturalidade
Social Literacy
Public Policies
Interculturality
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Bagé
Curso: Mestrado Acadêmico em Ensino
Citação: FARIAS, Ynara Maidana de Vargas. Da teoria à prática: Letramentos Sociais e as Diretrizes Curriculares para educação étnico-raciais. 2024. 108f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Ensino) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2024.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9443
Data do documento: 30-Abr-2024
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