Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9431
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : Uma busca sistemática sobre a educação matemática crítica no Brasil
Autor(es): Bandeira, Sthefanie Martins
Primeiro Orientador: Oliveira, Cristiano Peres
metadata.dc.contributor.advisor2: Silva, Everson Jonatha Gomes da
1° Membro da banca: Oliveira, Cristiano Peres
2° Membro da banca: Vaz, Francieli Aparecida
3° Membro da banca: Goergen, Guilherme
Resumo: A Educação Matemática Crítica fundamentada pelo trabalho de Ole Skovsmose, confronta dois importantes conceitos que exploram práticas pedagógicas no processo de ensino e aprendizagem: cenários para investigação e o paradigma do exercício. Sendo assim, considera-se a importância desses tópicos para o desenvolvimento do presente trabalho, que apresenta uma pesquisa exploratória através de uma revisão bibliográfica. O objetivo da pesquisa é compreender a evolução das pesquisas em Educação Matemática Crítica, tanto no contexto nacional como internacional. Para isso, utiliza-se o banco de dados da plataforma Scopus; avalia-se o desenvolvimento da teoria da Educação Matemática Crítica no Brasil, e discute-se a evolução dos conceitos de cenários para investigação e do paradigma do exercício no Brasil em comparação com o resto do mundo. A partir da definição de palavras-chave específicas, foram encontrados 36 trabalhos, dos quais 22 estão alinhados com os objetivos da pesquisa, entre os resultados, destaca-se que os pesquisadores não apenas reproduziram como também expandiram as teorias de Ole Skovsmose.
Resumen : Critical Mathematics Education, based on the work of Ole Skovsmose, confronts two important concepts that explore pedagogical practices in the teaching and learning process: scenarios for investigation and the exercise paradigm. Therefore, the importance of these topics for the development of this work is considered, which presents exploratory research through a bibliographic review. The objective of the research is to understand the evolution of research in Critical Mathematics Education, both in the national and international context. For this, the Scopus platform database is used; the development of the theory of Critical Mathematics Education in Brazil is evaluated, and the evolution of the concepts of scenarios for investigation and the exercise paradigm in Brazil in comparison with the rest of the world is discussed. From the definition of specific keywords, 36 works were found, of which 22 are aligned with the research objectives. Among the results, it is highlighted that the researchers not only reproduced but also expanded Ole Skovsmose's theories.
Palabras clave : Educação matemática crítica
Cenários para investigação
Paradigma do exercício
Critical mathematics education
Landscapes of investigation
Exercise paradigm
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Bagé
Citación : BANDEIRA, Sthéfanie Martins. Uma busca sistemática sobre a educação matemática crítica no Brasil. 2024. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação Licenciatura em Matemática) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI : https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9431
Fecha de publicación : 5-jul-2024
Aparece en las colecciones: Matemática

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Sthefanie Bandeira 2024.pdf725.12 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.