???jsp.display-item.identifier???
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9422
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
metadata.dc.title: | Beyond the classroom: investigating affect in teacher-student relationships in the Pedagogical Residency Program |
Autor(es): | Bica, Amanda Hirdes |
Primeiro Orientador: | Lamberts, Denise Von Der Heyde |
1° Membro da banca: | Lamberts, Denise Von Der Heyde |
2° Membro da banca: | Assumpção, Simone Silva Pires de |
3° Membro da banca: | Dornelles , Clara Zeni Camargo |
Resumo: | O presente trabalho tem como foco o modo como o afeto se manifesta entre professores e alunos nas aulas de Inglês do Programa Residência Pedagógica (PRP), do curso de Letras – Línguas Adicionais da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) na cidade de Bagé. Cada vez mais os alunos estão desmotivados nas aulas, principalmente na disciplina de Inglês. Os professores precisam se reinventar diariamente para uma aula que cative a atenção do aluno, criando estratégias com novos métodos para melhorar o engajamento dos alunos. Felizmente, essa realidade está se modificando atualmente, com novas pesquisas que abordam sobre motivação na sala de aula. Assim, o presente trabalho busca entender quais os aspectos estão presentes na Relação Professor-Aluno e como o afeto contribui para o processo de aprendizagem na perspectiva dos alunos. Para isso, foi realizada uma revisão de literatura trazendo compreensões sobre o Programa Residência Pedagógica (PRP), os significados de afeto, a relação professor-aluno e o relacionamento interpessoal. Este trabalho teve como principal método de pesquisa, um estudo de caso qualitativo, portanto, para obter esses resultados, foram realizadas entrevistas com perguntas abertas para os alunos e um questionário de pesquisa utilizando o site do Google Forms para os professores e residentes ativos nas duas escolas cadastradas no PRP, com o objetivo de captar as experiências de cada um deles dentro da sala de aula. Por meio das análises das entrevistas, vimos que o afeto auxilia no processo de aprendizagem, desde que os alunos confiem nos seus professores e a sala de aula seja um lugar confortável tanto para os alunos quanto para os professores. Os resultados alcançados através deste trabalho buscam ajudar outros professores formados ou em formação a ver para além do planejamento da aula, para uma sala de aula respeitadora e afetuosa em que os alunos se sintam motivados, úteis e pertencentes a algum lugar. |
Abstract: | This paper focuses on how affect manifests itself between teachers and students in the English classes of the Pedagogical Residency Program (PRP), of the Additional Languages course at the Federal University of Pampa (UNIPAMPA) in the city of Bagé. Students are increasingly demotivated in class, especially in English. Teachers need to reinvent themselves every day in order to provide a lesson that captivates the student's attention, creating strategies with new methods to improve student engagement. Fortunately, this reality is currently changing, with new researches about motivation in the classroom. Thus, this study seeks to understand which aspects are present in the Teacher-Student Relationship and how affect contributes to the learning process from the students' perspective. To this, a literature review was carried out, providing insights into the Pedagogical Residency Program (PRP), the meanings of affect, the teacher-student relationship and interpersonal relationships. The methodology used in this study was a qualitative case study. To obtain these results, interviews were carried out with open questions for the students and a survey questionnaire using the Google Forms website for the teachers and active residents in the two schools registered with the PRP, with the aim of capturing the experiences of each of them in the classroom. Through the analysis of the interviews, we saw that affect helps the learning process, as long as students trust their teachers and the classroom is a comfortable place for both students and teachers. The results achieved through this work are intended to help other teachers who have been trained or are in training to see beyond lesson planning to a respectful and affectionate classroom in which students feel motivated, useful and belong somewhere. |
Resumen: | Este estudio se centra en cómo se manifiesta el afecto entre profesores y alumnos en las clases de inglés del Programa de Residencia Pedagógica (PRP) del curso de Lenguas Adicionales de la Universidad Federal de Pampa (UNIPAMPA), en la ciudad de Bagé. Los alumnos están cada vez más desmotivados en clase, especialmente en inglés. Los profesores necesitan reinventarse cada día para ofrecer una clase que cautive la atención del alumno, creando estrategias con nuevos métodos para mejorar el compromiso de los estudiantes. Afortunadamente, esta realidad está cambiando actualmente, con nuevas investigaciones sobre la motivación en el aula. Este estudio busca comprender qué aspectos están presentes en la Relación Profesor-Alumno y cómo el afecto contribuye al proceso de aprendizaje desde la perspectiva de los alumnos. Para ello, se realizó una revisión bibliográfica que permitió conocer el Programa de Residencia Pedagógica (PRP), los significados del afecto, la relación profesor-alumno y las relaciones interpersonales. El principal método de investigación utilizado en este estudio fue el estudio cualitativo de casos. Para obtener estos resultados, se realizaron entrevistas con preguntas abiertas a los alumnos y un cuestionario a través de la web Google Forms a los profesores y residentes activos de las dos escuelas inscritas en el PRP, con el objetivo de captar las experiencias de cada uno de ellos en el aula. A través del análisis de las entrevistas, vimos que el afecto ayuda al proceso de aprendizaje, siempre y cuando los alumnos confíen en sus profesores y el aula sea un lugar cómodo tanto para los alumnos como para los profesores. Los resultados obtenidos con este trabajo pretenden ayudar a otros profesores formados o en formación a ver más allá de la planificación de las clases para conseguir una clase respetuosa y afectuosa en la que los alumnos se sientan motivados, útiles y pertenezcan a algún lugar. |
metadata.dc.subject: | Afeto Relação professor-aluno Ensino de inglês Programa Residência Pedagógica Afecto Relación professor-alumno Enseñanza de inglês Programa de Residencia Pedagógica Affect Teacher-student relationshi English teaching Pedagogical Residency Program |
CNPQ: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Idioma: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
metadata.dc.publisher: | Universidade Federal do Pampa |
Sigla da Instituição: | UNIPAMPA |
Campus: | Campus Bagé |
metadata.dc.identifier.citation: | BICA, Amanda Hirdes. Beyond the classroom: investigating affect in teacher-student relationships in the Pedagogical Residency Program. 2024. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Línguas Adicionais: Inglês e Espanhol e Respectivas Literaturas) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2024. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
metadata.dc.identifier.uri: | https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9422 |
metadata.dc.date.issued: | 5-Jul-2024 |
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears??? | Letras - Linguas Adicionais Inglês e Espanhol e Respectivas Literaturas |
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? | |
---|---|---|---|---|
TCC Amanda Bica 2024 .pdf | 1.04 MB | Adobe PDF | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view??? |
???jsp.display-item.copyright???