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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Aprendizagem baseada na Resolução de Problemas no ensino de Química da educação básica: uma revisão de literatura
Autor(es): Oliveira, Dhulya Trindade de
Primeiro Orientador: Goi, Mara Elisângela Jappe
Resumo: O presente texto apresenta o Trabalho de Conclusão de Curso que tem como temática a utilização da metodologia de Resolução de Problemas na área de Ensino de Ciências da Natureza, especificamente em Química. O objetivo do trabalho é apresentar uma revisão bibliográfica a partir do Evento regional “Encontro de Debates sobre o Ensino de Química” (EDEQ), no período compreendido entre 2016 a 2019, e uma revisão dos trabalhos contidos no Evento “Encontro Nacional de Ensino de Química” (ENEQ), de suas quatro últimas publicações, sendo de 2014 a 2020, sobre a temática abordada. Buscou-se analisar como ocorre a aplicação da metodologia de Resolução de Problemas – RP, no Ensino de Química no Ensino Médio, através de categorias de análise que auxiliaram a agrupar e diferenciar cada trabalho analisado dos referidos eventos. Com base na revisão, pretendeu-se responder à seguinte questão de pesquisa: “De que forma a RP mostrou-se eficiente para o Ensino de Química nos trabalhos publicados nos principais eventos da área, tanto em nível nacional quanto regional?”. A pesquisa desenvolve uma abordagem quali-quantitativa, fazendo-se uma análise documental. Os dados foram produzidos a partir de um estudo bibliográfico dos trabalhos acadêmicos e analisados com a ferramenta de Análise de Conteúdo (BARDIN, 2011). A partir da leitura emergiram as seguintes categorias de análise: (i) As principais dificuldades vivenciadas a partir da aplicação da Metodologia de Resolução de Problemas; (ii) As potencialidades destacadas por educandos e professores a partir da aplicação da Metodologia de Resolução de Problemas a partir dos diferentes temas de contextualização; (iii) A associação da Metodologia de Resolução de problemas com outras metodologias ativas. Os resultados apontam diversas potencialidades ao se aplicar a RP, além de ser possível associá-la a outras metodologias ativas. Além disso, observou-se dificuldades em algumas aplicações da RP, sendo que a maioria delas foram ocasionadas pela pouca pró-atividade dos estudantes, acostumados com aulas expositivas que não exigem tanta participação.
Abstract: The present text presents the Course Completion Work whose theme is the use of the Problem Solving methodology in the area of Teaching Natural Sciences, specifically in Chemistry. The objective of this work is to present a bibliographic review based on the regional Event “Encontro de Debates sobre o Ensino de Química” (EDEQ), in the period between 2016 and 2019, and a review of the works contained in the Event “National Meeting on Teaching Chemistry”. Chemistry” (ENEQ), from its last four publications, from 2014 to 2020, on the topic addressed. We sought to analyze how the application of the Problem Solving Methodology - RP occurs in the Teaching of Chemistry in High School, through categories of analysis that helped to group and differentiate each work analyzed from the aforementioned events. Based on the review, it was intended to answer the following research question: "How has PR proved to be efficient for the Teaching of Chemistry in the works published in the main events in the area, both nationally and regionally?". The research develops a qualitative-quantitative approach, making a documental analysis. The data were produced from a bibliographic study of academic works and analyzed with the Content Analysis tool (BARDIN, 2011). From the reading, the following categories of analysis emerged: (i) The main difficulties experienced from the application of the Problem Solving Methodology; (ii) The potential highlighted by students and teachers from the application of the Problem Solving Methodology from the different contextualization themes; (iii) The association of the Problem Solving Methodology with other active methodologies. The results point to several potentialities when applying PR, in addition to being possible to associate it with other active methodologies. In addition, difficulties were observed in some PR applications, most of which were caused by the students' lack of proactivity, accustomed to lectures that do not require much participation.
Palavras-chave: Ensino de Ciências
Metodologias Ativas
Revisão bibliográfica
Science teaching
Active Methodologies
Literature review
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Caçapava do Sul
Citação: OLIVEIRA, Dhulya Trindade de. Aprendizagem baseada na Resolução de Problemas no ensino de Química da educação básica: uma revisão de literatura. 2024. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Exatas) - Universidade Federal do Pampa, Caçapava do Sul, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9420
Data do documento: 2022
Aparece nas coleções:Licenciatura em Ciências Exatas

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