Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9419
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Relações entre os pensamentos matemático e computacional: uma análise de propostas curriculares nacionais |
Autor(es): | Oliveira, Rafael de |
Primeiro Orientador: | Soares, Maria Arlita da Silveira |
Resumo: | Este trabalho tem por objetivo analisar as relações entre os pensamentos computacional e matemático apresentadas em propostas curriculares nacionais, como as da Base Nacional Comum Curricular/Matemática (BNCC/Matemática) e do Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CIEB). Para tal, buscou-se fundamentação teórica em pesquisas que problematizam questões relacionadas ao desenvolvimento dos pensamentos matemático e computacional. A escolha metodológica foi de uma pesquisa qualitativa na forma de análise documental. A análise dos dados seguiu pressupostos da Análise de Conteúdo. As fontes de produção de dados foram o documento da BNCC na parte que trata da área/disciplina de Matemática do Ensino Fundamental e o currículo do CIEB. A análise dos dados permitiu concluir que, habilidades da BNCC/Matemática, relacionadas diretamente com o desenvolvimento do pensamento computacional (PC), enfatizam a construção de algoritmos e suas representações na linguagem natural e por meio de fluxogramas. Já, o currículo do CIEB valoriza a representação de algoritmos em diferentes linguagens de programação, em especial, Portugol. Além disso, constatou-se que há habilidades acerca da construção de algoritmos na BNCC/Matemática nas unidades seguintes temáticas: Números, Álgebra e Geometria, com ênfase para esta última. As habilidades da unidade temática Geometria não foram associadas a habilidades do eixo PC no currículo do CIEB, apenas habilidades das unidades temáticas Álgebra e Números foram relacionadas, com ênfase para esta última. Verificou-se, também, que relações entre os pensamentos computacional e matemático, indicadas pela BNCC/Matemática e sugeridas pelo currículo do CIEB, podem ser estabelecidas se a construção de algoritmos for colocada no centro das aulas de matemáticas, ou seja, ênfase no processo de resolução de um problema e não na sua solução, principalmente, nas atividades que buscam desenvolver habilidades da unidade temática Álgebra, pela ênfase na abstração, identificação de padrões e generalização, capacidades essenciais dos dois pensamentos. |
Abstract: | This work aims to analyze the relationships between computational and mathematical thinking presented in national curriculum proposals, such as those of the Mathematics National Common Curricular Base (BNCC/Mathematics) and the Innovation Center for Brazilian Education (CIEB). To this end, a theoretical foundation was sought in research that problematizes issues related to the development of mathematical and computational thoughts. The methodological choice was a qualitative research in the form of document analysis. Data analysis followed Content Analysis assumptions. The sources of data production were the BNCC document in the part that deals with the area/subject of Elementary School Mathematics and the CIEB curriculum. Data analysis allowed us to conclude that BNCC/Mathematics skills, directly related to the development of computational thinking (PC), emphasize the construction of algorithms and their representations in natural language and through flowcharts. On the other hand, the CIEB curriculum values the representation of algorithms in different programming languages, in particular, "Portugol" (structured Portuguese). In addition, it was found that there are skills regarding the construction of algorithms in BNCC/Mathematics in the following thematic units: Numbers, Algebra and Geometry, with emphasis on the latter. The skills of the Geometry thematic unit were not associated with skills of the PC axis in the CIEB curriculum, only the skills of the Algebra and Numbers thematic units were related, with emphasis on the latter. It was also found that relationships between computational and mathematical thinking, indicated by the BNCC/Mathematics and suggested by the CIEB curriculum, can be established if the construction of algorithms is placed at the center of mathematics classes, that is, emphasis on the process of solving a problem and not in its solution, mainly in activities that seek to develop skills of the thematic unit Algebra, due to the emphasis on abstraction, pattern identification and generalization, essential capabilities of the two thoughts. |
Palavras-chave: | Currículo Ensino Fundamental Matemática Pensamento Computacional Curriculum Elementary School Math Computational Thinking |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal do Pampa |
Sigla da Instituição: | UNIPAMPA |
Campus: | Campus Caçapava do Sul |
Citação: | OLIVEIRA, Rafael de. Relações entre os pensamentos matemático e computacional: uma análise de propostas curriculares nacionais. 2024. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Exatas) - Universidade Federal do Pampa, Caçapava do Sul, 2021. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9419 |
Data do documento: | 2021 |
Aparece nas coleções: | Licenciatura em Ciências Exatas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Rafael de Oliveira - 2021.pdf | 2.79 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.