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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Uso de um chatbot generativo como intermediário para potencial melhoria na experiência do usuário em jogos de ficção interativa
Autor(es): Dotta, Adriano Tolfo
Primeiro Orientador: Thielo, Marcelo Resende
Coorientador: Cheiran, Jean Felipe Patikowski
Resumo: Nos anos 70 e 80 surgiram os jogos de ficção interativa, que revolucionaram o mundo dos games ao permitirem que os jogadores conversassem com a máquina e tomassem suas próprias decisões, escolhendo seus caminhos e decidindo suas ações. Essa liberdade cativou os jogadores, porém, na época, estes jogos eram limitados por scripts programados, os quais aceitavam apenas palavras presentes no dicionário do código do jogo. No entanto, a evolução da tecnologia abriu espaço para melhorias nesse sentido, sendo possível substituir tais scripts por meio da comunicação com uma API de inteligência artificial, como o ChatGPT, por exemplo. Com isso, visualiza-se uma possibilidade de oferecer aos jogadores uma experiência ainda mais imersiva e personalizada, em que cada decisão tomada estará mais flexível com a escrita e o modo de escrever do jogador. O objetivo deste trabalho é implementar uma interface que faz uso do ChatGPT como um interpretador de comandos para o jogo tornando a jogabilidade mais agradável e menos restrita. Para isso, serão utilizadas duas ferramentas principais: o interpretador de jogos Z-Machine Frotz, o qual permite que seja possível rodar os jogos, e também a API do ChatGPT, sendo uma ferramenta de fácil acesso para desenvolvimento. Ambas as ferramentas são open-source. A solução desenvolvida foi avaliada por meio de testes locais em uma perspectiva qualitativa para identificar problemas e para verificar se melhorias implementadas melhoraram o uso dos comandos na jogabilidade e não descaracterizaram o gênero de ficção interativa, trazendo à tona o mecanismo de interpretação de termos realizando comparações entre comandos inseridos no jogo original com os mesmos comandos sendo inseridos na integração, sendo interpretados e retornados como comandos válidos.
Abstract: In the 70s and 80s, interactive fiction games emerged, revolutionizing the world of games by allowing players to converse with the machine and make their own decisions, choosing their paths and actions. This freedom captivated players, but at the time, these games were limited by programmed scripts, which only accepted words present in the game’s code dictionary. However, the evolution of technology has opened the door for improvements in this regard, making it possible to replace such scripts through communication with an artificial intelligence API, such as ChatGPT, for example. This presents the possibility of offering players an even more immersive and personalized experience, where each decision taken is more flexible with the player’s writing and writing style. The aim of this work is to implement an interface that uses ChatGPT as a command interpreter for the game, making gameplay more enjoyable and less restrictive. For this, two main tools will be used: the Z-Machine Frotz game interpreter, which allows the games to be run, and the ChatGPT API, an easily accessible development tool. Both tools are open-source. The developed solution was evaluated through local tests from a qualitative perspective to identify problems and verify if implemented improvements enhanced the use of commands in gameplay without mischaracterizing the interactive fiction genre. This involved comparing the interpretation mechanism of terms by inserting commands in the original game with the same commands being inserted in the integration, interpreted, and returned as valid commands.
Palavras-chave: Ciência da computação
Jogos
Inteligência artificial
Experiência do usuário
Ficção
Computer science
Games
Artificial intelligence
User experience
Fiction
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Alegrete
Citação: DOTTA, Adriano Tolfo. Uso de um chatbot generativo como intermediário para potencial melhoria na experiência do usuário em jogos de ficção interativa. Orientador: Marcelo Resende Thielo. 2024. 64p. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Pampa, Curso de Ciência da Computação, Alegrete, 2024
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9410
Data do documento: 5-Jul-2024
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