Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9400
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Futsal feminino na escola: um estudo sobre a representatividade de atletas profissionais para alunas da rede básica de ensino |
Título(s) alternativo(s): | Female futsal at school: a study on the representation of professional athletes for students in basic education |
Autor(es): | Silva, Victória Thaina Alfonso da |
Primeiro Orientador: | Stein, Fernanda |
Resumo: | Esta pesquisa teve como tema o futsal feminino regional como possibilidade de inspiração para alunas da rede básica de ensino, visto a importância da disseminação de conhecimentos e informações sobre inserção de mulheres em contextos esportivos historicamente concebidos como masculinos. Neste sentido, o objetivo deste estudo foi investigar como uma oficina com a temática futsal feminino regional influencia nos conhecimentos de alunas sobre a modalidade. Trata-se de uma pesquisa qualitativa caracterizada como exploratória e explicativa. O campo de estudo se deu em uma escola estadual de educação básica do município de Uruguaiana. As participantes foram alunas do 7° ano do ensino fundamental e que participavam regularmente das aulas de educação física em turma mista. Para a coleta de dados foi utilizado questionário, aplicado antes do desenvolvimento da oficina; observação participante realizada no decorrer da oficina; e entrevista semi-estruturada, realizada após o término da oficina. Os dados foram analisados a partir de análise estatística descritiva e análise de conteúdo. Participaram da coleta através do questionário e da oficina desenvolvida 29 alunas. As entrevistas foram realizadas com 8 alunas, selecionadas a partir de amostragem aleatória simples. Os principais resultados encontrados destacam que as alunas possuíam poucos conhecimentos sobre o futsal feminino, mesmo existindo um time de referência na cidade em que elas habitam, a maioria nunca havia tido contato com esse esporte e não sabia da existência da equipe profissional do município. A partir da oficina, do contato com o futsal e com as atletas profissionais, as alunas relataram as contribuições das ações desenvolvidas, tais como: inspiração através das atletas profissionais com as quais tiveram contato; dedicação àquilo que planejam às suas vidas, não desistindo dos sonhos e ultrapassando as barreiras do preconceito para que possam praticar o futsal. Evidenciou-se que as alunas gostariam que o futsal fosse trabalhado nas aulas de educação física e que haja mais incentivo por parte dos professores. Conclui-se que o conhecimento sobre atletas mulheres profissionais de futsal, o contato e o diálogo com elas contribuíram para que alunas da educação básica identificassem esta modalidade como possibilidade de prática e as trajetórias das atletas como formas de inspiração e de representatividade das mulheres no futsal. Espera-se que esta pesquisa possa contribuir para mais pesquisas sobre o futsal feminino, bem como uma maior inserção das alunas da rede básica com esse esporte e como exemplo de uma das estratégias que pode ser utilizada para o maior engajamento de meninas no futsal escolar. |
Abstract: | This research has as its theme women’s futsal regional as inspiration for students of the basic education, considering the importance of disseminating knowledge and information about the insertion of women in sports contexts historically conceived as masculine. In this sense, the objective of this study was to investigate how a workshop with the theme regional women's futsal influences the students' knowledge about the modality. This is a qualitative research characterized as exploratory and explanatory. The field of study was at a state school of basic education in Uruguaiana city. The participants were students in the 7th grade of elementary school who regularly participated in physical education classes in mixed classes. A questionnaire was used for data collection, applied before the development of the workshop; participant observation carried out during the workshop; and semi-structured interview carried out after the end of the workshop. Data were analyzed using descriptive statistical analysis and content analysis. 29 students participated in the collection through the questionnaire and workshop. The interviews were conducted with 8 students, selected from simple random sampling. The main results found highlight that the students had little knowledge about women's futsal, even though there is a reference team in the city where they live, most had never had contact with this sport and did not know about the existence of the professional team in the city. From the workshop, the contact with futsal and with professional athletes, the students reported the contributions to the actions developed, such as: inspiration through the professional athletes with whom they had contact; dedication to what they plan for their lives, not giving up on their dreams and overcoming the barriers of prejudice so that they can practice futsal. It was evident that the students would like futsal to be part of their worked in physical education classes and that there would be more encouragement from the teachers. It is concluded that knowledge about professional female futsal athletes, contact and dialogue with university students so that basic education students identify this modality as a possibility of practice and the trajectories of athletes as forms of inspiration and representation of women in the futsal. It is concluded that knowledge about professional female futsal athletes, contact and dialogue with them contributed to basic education students identifying this modality as a possibility of practice and the trajectories of athletes as forms of inspiration and representation of women in futsal. It is hoped that this research can contribute to more research on female futsal, as well as a greater insertion of primary school students in this sport and as an example of one of the strategies that can be used for greater engagement of girls in school futsal. |
Palavras-chave: | Physical Education School Female sport Futsal Educação física Escola Esporte feminino Futsal |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal do Pampa |
Sigla da Instituição: | UNIPAMPA |
Campus: | Campus Uruguaiana |
Citação: | SILVA, Victória Thaina Alfonso da Silva. Futsal feminino na escola: um estudo sobre a representatividade de atletas profissionais para alunas da rede básica de ensino. 46 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Educação Física) - Universidade Federal do Pampa, Uruguaiana, 2023. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9400 |
Data do documento: | 2023 |
Aparece nas coleções: | Educação Física |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
VICTÓRIA THAINA ALFONSO DA SILVA.pdf | 1.64 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.