???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9369
Tipo: Dissertação
metadata.dc.title: Protagonismo no novo ensino médio: práticas pedagógicas realizadas com professores de matemática
Autor(es): Brum , Elciete de Campos Moraes
Primeiro Orientador: Vieira, Maurício Aires
1° Membro da banca: Vieira, Maurício Aires
2° Membro da banca: Claro, Lisiane Costa
3° Membro da banca: Silveira, Denise Nascimento
Resumo: Esta dissertação é fruto de uma pesquisa que investigou a eficácia da utilização de materiais manipuláveis/concretos no contexto da última etapa da educação básica, visando dinamizar práticas pedagógicas. O uso de tais materiais no ensino médio por docentes ainda é pouco usado/recomendado. Portanto optou-se por avaliar as possibilidades de uso dos materiais manipuláveis pelos professores do ensino médio nos processos de aprendizagem relacionados aos conhecimentos científicos do componente de matemática. A fundamentação teórica desta pesquisa se apoia em diversas fontes, abrangendo as leis que regem o sistema educacional brasileiro, a estrutura escolar, o contexto do ensino médio, bem como a especificidade do ensino da Matemática e o papel do professor nesse contexto. Também, foram consideradas as contribuições das teorias de aprendizagem cognitiva de estudiosos, tais como Bruner, Ausubel, Piaget e Vygotsky. Sequencialmente foi realizada uma investigação sobre didática, aulas experimentais e a utilização de materiais manipuláveis que emergem como uma estratégia promissora para promover a compreensão conceitual e a resolução de problemas matemáticos. A fundamentação teórica é finalizada com as dificuldades de aprendizagem matemática escolar no ensino médio: materiais manipuláveis como facilitadores do processo. A pesquisa, utilizando uma abordagem qualitativa na Educação Matemática e com um propósito intervencionista, buscou solucionar as dificuldades de aprendizagem da Matemática no ensino médio do Instituto Estadual de Educação Aimone Soares Carriconde. A coleta de dados, conduzida por meio da metodologia de pesquisa-ação, utilizou um método analítico respaldado pela Análise de Conteúdo de Bardin. Essa coleta incorporou informações dos Encontros das Intervenções, observações de diários de bordo, transcrições de áudios e respostas a questionários. Após a pesquisa conduzida, concluiu-se que a integração de materiais manipuláveis, juntamente com a implementação de práticas pedagógicas inovadoras, representou um promissor caminho para aprimorar o processo educacional, sendo que a formação contínua do professor é um elemento crucial para cultivar práticas pedagógicas reflexivas alinhadas às exigências da educação contemporânea, contribuindo para moldar um ambiente de aprendizado mais inclusivo, dinâmico e significativo, promovendo uma educação que acompanha as demandas do século XXI.
Resumen: Esta disertación es fruto de una investigación que investigó la eficacia de la utilización de materiales manipulables/concretos en el contexto de la última etapa de la educación básica, buscando dinamizar prácticas pedagógicas. El uso de tales materiales en la escuela secundaria por docentes aún es poco usado/recomendado. Por lo tanto, se decidió evaluar las posibilidades de utilización de materiales manipulables por parte de los profesores de secundaria en procesos de aprendizaje relacionados con el conocimiento científico en el componente de matemáticas. La fundamentación teórica de esta investigación se apoya en diversas fuentes, abarcando las leyes que rigen el sistema educativo brasileño, la estructura escolar, el contexto de la enseñanza media, así como la especificidad de la enseñanza de las Matemáticas y el papel del profesor en ese contexto. También, fueron consideradas las contribuciones de las teorías de aprendizaje cognitivo de estudiosos, tales como Bruner, Ausubel, Piaget y Vygotsky. Secuencialmente se investiga sobre didáctica, clases experimentales y la utilización de materiales manipulables que emergen como una estrategia prometedora para promover la comprensión conceptual y la resolución de problemas matemáticos. La fundamentación teórica es finalizada con dificultades de aprendizaje matemáticos escolar en la enseñanza media: materiales manipulables como facilitadores del proceso. La investigación, utilizando un enfoque cualitativo en la Educación Matemática y con un propósito intervencionista, buscó solucionar las dificultades de aprendizaje de las Matemáticas en la enseñanza media del Instituto Estadual de Educación Aimone Soares Carriconde. La recopilación de datos, conducida por medio de la metodología de investigación-acción, utilizó un método analítico respaldado por el análisis de contenido de Bardin. Esta recopilación incorporó informaciones de los encuentros de las intervenciones, observaciones de diarios de bordo, transcripciones de audios y respuestas a cuestionarios. Después de la investigación realizada, se concluye que la integración de materiales manipulables, junto con la implementación de prácticas pedagógicas innovadoras, representó un prometedor camino para mejorar el proceso educativo, siendo que la formación continua del profesor es un elemento crucial para cultivar prácticas pedagógicas reflexivas alineadas a las exigencias de la educación contemporánea, contribuyendo a dar forma a un ambiente de aprendizaje más inclusivo, dinámico y significativo, promoviendo una educación que acompañe las demandas del siglo XXI.
metadata.dc.subject: Matemática
Novo Ensino Médio
Aprendizagem Significativa
Material Manipulável
Matemáticas
Nueva Enseñanza Media
Aprendizaje Significativo
Material Manipulable
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Jaguarão
Curso: Mestrado Profissional em Educação
metadata.dc.identifier.citation: BRUM, Elciete de Campos Moraes. Protagonismo no novo ensino médio: práticas pedagógicas realizadas com professores de matemática. 233 p. 2024. Dissertação (Curso de Mestrado Profissional em Educação) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.uri: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9369
metadata.dc.date.issued: 28-Mar-2024
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Mestrado Profissional em Educação

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
ELCIETE DE CAMPOS MORAES BRUM.pdfElciete de Campos Moraes Brum 20244.29 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???