Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9366
Tipo: | Dissertação |
Título : | As políticas públicas para a permanência e êxito dos estudantes da educação de jovens e adultos na Escola Municipal de Ensino Fundamental Bibiano de Almeida – Pelotas-RS |
Autor(es): | Mendes, Liliana Lemos |
Primeiro Orientador: | Rodrigues, Ana Cristina da Silva |
1° Membro da banca: | Rodrigues, Ana Cristina da Silva |
2° Membro da banca: | Dorow, Clóris Freire |
3° Membro da banca: | Vieira, Maurício Aires |
Resumo: | Este Relatório Crítico-Reflexivo apresenta resultados de uma pesquisa qualitativa, realizada no curso de Mestrado Profissional em Educação da Unipampa (PPGEdu), Câmpus Jaguarão. O estudo buscou conhecer as Políticas Públicas para a permanência e êxito dos estudantes da Educação de Jovens e Alunos. A natureza desta pesquisa é qualitativa. A tipologia se define como pesquisa-ação. O objetivo geral é compreender de que forma as políticas para EJA, no âmbito do município de Pelotas, na escola EMEF Bibiano de Almeida, contribuem para a permanência e êxito escolar dos estudantes da EJA a despeito de tantos outros entraves - tais como, falta de condições financeiras dos alunos, dificuldades de transporte, avaliação rígida demais de alguns docentes, dificuldades pessoais dos discentes - filho que adoece, separação do marido ou da esposa, casamento, relacionamento, filhos, ou seja, problemas diários que atravessam a vida. E os objetivos específicos são estes: identificar as políticas públicas presentes na Lei de Diretrizes e Bases e no Plano Municipal de Educação para a EJA e nas legislações sobre o tema; reconhecer as principais causas e entraves que impedem a permanência e êxito dos estudantes da EJA na EMEF Bibiano de Almeida e produzir o produto educacional Podcast. Para o alcance dos objetivos desta pesquisa, foi realizada Roda de Conversa com os docentes da EJA, cujas falas foram categorizadas em 05 (cinco), seguindo as instruções teóricas de Bardin: perfil dos participantes; experiência e características da EJA; avaliação da e na EJA; inclusão, acessibilidade e evasão e a quinta, formação continuada. Os dados coletados, nesta pesquisa, foram descritivos, com coleta de dados, a partir da Roda de Conversa. E o produto educacional desta pesquisa será um Podcast, a partir da análise dos resultados advindos do diagnóstico e das Rodas de Conversa, a ser disponibilizado aos docentes da EJA da rede municipal de Pelotas. |
Resumen : | This critical-reflexive report presents the results of a qualitative research conducted in the Professional Master's Program in Education at Unipampa (PPGEdu), Jaguarão campus. The study aimed to understand Public Policies for the retention and success of Youth and Adult Education (YAE) students. The nature of this research is qualitative, defined as action research. The overall objective is to comprehend how policies for YAE, within the municipality of Pelotas, at the EMEF Bibiano de Almeida school, contribute to the retention and academic success of YAE students despite numerous obstacles such as students' financial constraints, transportation difficulties, overly strict assessment by some teachers, and personal challenges faced by students - such as a sick child, marital separation, marriage, relationships, children, in essence, daily life issues. The specific objectives are to identify public policies outlined in the Guidelines and Bases Law and the Municipal Education Plan for YAE, recognize the main causes and obstacles hindering the retention and success of YAE students at EMEF Bibiano de Almeida, and produce an educational Podcast. To achieve the objectives of this research, a Roundtable Discussion was conducted with YAE teachers, whose statements were categorized into 05 (five) themes following Bardin's theoretical instructions: participant profiles; YAE experiences and characteristics; assessment in YAE; inclusion, accessibility, and dropout rates; and fifthly, continuing education. The data collected in this research were descriptive, gathered through the Roundtable Discussion. The educational product of this research will be a Podcast, based on the analysis of results from the diagnosis and Roundtable Discussions, to be made available to YAE teachers in Pelotas municipal network. |
Palabras clave : | Políticas públicas Permanência e êxito Educação de Jovens e Adultos - EJA Public policies Retention and success Youth and Adult Education |
CNPQ: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Idioma: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal do Pampa |
Sigla da Instituição: | UNIPAMPA |
Campus: | Campus Jaguarão |
Curso: | Mestrado Profissional em Educação |
Citación : | MENDES, Liliana Lemos. As políticas públicas para a permanência e êxito dos estudantes da educação de jovens e adultos na Escola Municipal De Ensino Fundamental Bibiano de Almeida – Pelotas-RS. 87 p. 2024. Dissertação (Curso de Mestrado Profissional em Educação) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2024. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI : | https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9366 |
Fecha de publicación : | 23-mar-2024 |
Aparece en las colecciones: | Mestrado Profissional em Educação |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
LILIANA LEMOS MENDES.pdf | Liliana Lemos Mendes 2024 | 762.4 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.