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https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9356
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Ensino de inglês na EJA: uma análise sobre as crenças de uma professora de Bagé/RS |
Autor(es): | Jardim, Pâmela Soares |
Primeiro Orientador: | Duarte, Gabriela Bohlmann |
Coorientador: | Bica, Alessandro Carvalho |
1° Membro da banca: | Duarte, Gabriela Bohlmann |
2° Membro da banca: | Bica, Alessandro Carvalho |
3° Membro da banca: | Alvarez, Isaphi Marlene Jardim |
4° Membro da banca: | Oliveira, Luciani Salcedo de |
Resumo: | Este Trabalho de Conclusão de Curso apresenta uma análise sobre as crenças de ensino e aprendizagem de uma professora de Inglês que está inserida na Educação de Jovens e Adultos (EJA) na cidade de Bagé. A ideia deste trabalho surgiu pela minha experiência com duas turmas de EJA em uma escola pública, na qual realizei o Estágio em Contexto Escolar I (Espanhol) e percebi que na escola não havia o ensino de Inglês neste contexto. A pesquisa aqui apresentada foi conduzida a partir de autores que abordam o ensino da EJA (MOTA, 2009; PACIEVITCH, 2015), as crenças (LEFFA, 1991; PAJARES, 1992; GIMENEZ, 1994; BARCELOS, 1995; MALÁTER, 1998; SADALLA, 1998), e a motivação (FALCÃO, 2001; GARDNER, 2007; KRASHEN, 2009). Nesse sentido, primeiramente foi pensado um questionário para ser aplicado com professores de oito escolas que trabalham com o Inglês na EJA, porém, devido à pandemia do Covid-19, tivemos a resposta de uma professora. O questionário foi elaborado no Google Forms e respondido online. Ele continha dezessete perguntas, para conhecer a professora e suas percepções sobre as crenças de ensino e aprendizagem de Inglês. Com base nos dados analisados, é possível perceber que a professora acredita que, para os alunos, a língua é distante de suas realidades. Além disso, para ela, é importante pensar em suas crenças para a realização de suas aulas e motivar os alunos. A participante aponta também a diferença do ensino da língua em turmas de EJA para turmas de ensino regular, de acordo com sua realidade e percepção, apresentando as dificuldades e vantagens de se trabalhar com ambos contextos e discutindo a diferença de como os alunos que estão no contexto da EJA aparentam ser mais esforçados e exigentes quanto ao ensino e aprendizagem de Inglês. Percebe-se, assim, que, apesar de o Inglês parecer distante para estes alunos, é importante refletir como a língua está presente em diversos contextos do nosso cotidiano e na cidade de Bagé. |
Abstract: | This research aims to understand the teaching and learning beliefs of an English teacher who is part of EJA (Youth and Adult Education). The idea for this research came from my experience with two groups of EJA in a public school, in which I taught as a trainee-teacher, as part of the course Spanish Teaching Practice at School I (Estágio em Contexto Escolar I, Língua Espanhola), when I realized that at that school there was no teaching of English in that particular context. The research presented here based on references about teaching for EJA (MOTA, 2009; PACIEVITCH, 2015), beliefs (LEFFA, 1991; PAJARES, 1992; GIMENEZ, 1994; BARCELOS, 1995; MALÁTER, 1998; SADALLA, 1998); and motivation (FALCÃO, 2001; GARDNER, 2007; KRASHEN, 2009). In this sense, a questionnaire was first thought to be carried out with teachers from eight schools who teach English at EJA. However, in virtue of the Covid-19 pandemic, one teacher answered the questionnaire in time to conduct the survey. The questionnaire was prepared on Google Forms and answered online. It contained seventeen questions, to get to know the teacher and her perceptions about teaching and learning English. Based on the analyzed data, it is possible to notice that the teacher believes that, for students, the language is distant from their realities. Based on the analyzed data, it is possible to notice that the teacher believes that students still perceive the language distant from their realities. Besides, according to her, it is important to think about her own beliefs to teach her classes and motivate students. The participant also points out the difference between language teaching in EJA classes and in regular education classes according to her reality and perception, presenting the difficulties and advantages of working in both contexts and discussing the difference in how students who are in the context of EJA appear to be more dedicated and hardworking for English teaching and learning. It is clear, therefore, that although English seems distant to these students, it is important to reflect on how the language is present in different contexts of our daily lives and in the city of Bagé. |
Palavras-chave: | EJA Ensino-aprendizagem Língua Adicional Crenças Teaching and learning Additional language Beliefs |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal do Pampa |
Sigla da Instituição: | UNIPAMPA |
Campus: | Campus Bagé |
Citação: | JARDIM, Pâmela Soares. Ensino de inglês na EJA: uma análise sobre as crenças de uma professora de Bagé/RS. 2020. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Línguas Adicionais: Inglês e Espanhol e Respectivas Literaturas) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2024. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9356 |
Data do documento: | 2-Dez-2020 |
Aparece nas coleções: | Letras - Linguas Adicionais Inglês e Espanhol e Respectivas Literaturas |
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