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Tipo: Tese
Título : Práticas inclusivas: novos olhares a partir da pesquisa colaborativa
Otros títulos : Inclusive practices: new perspectives based on collaborative research
Autor(es): Rosa, Carla Marielly
Primeiro Orientador: Folmer, Vanderlei
Resumo: A formação docente aparece como importante ferramenta para colaborar com a construção de saberes e práticas inclusivas. Contudo, o saber teórico não tem dado conta das demandas que emergem no contexto escolar. Desta maneira, a Pesquisa Colaborativa surge como uma estratégia significativa na construção de saberes docentes e conhecimentos científicos construindo um diálogo horizontal, por meio da problematização do contexto de trabalho. De acordo com essas evidências, esta tese tem por objetivo investigar na prática docente as necessidades formativas e os saberes já desenvolvidos para a inclusão de estudantes Público-Alvo da Educação Especial (PAEE) nos processos de ensino aprendizagem. A metodologia utilizada caracteriza-se como exploratória com abordagem qualitativa. A pesquisa foi desenvolvida no Instituto Federal Farroupilha – Campus Avançado Uruguaiana, e participaram quinze docentes do Curso Técnico de Informática. A coleta de dados ocorreu em seis etapas. A primeira etapa foi para a apresentação da proposta de pesquisa e dos pressupostos da Pesquisa Colaborativa. Na segunda e terceira etapa foi a assinatura do Termo de Consentimento Livre Esclarecido e o envio de um questionário, ambos no formato digital via Google Forms. A quarta etapa consistiu no desenvolvimento das sessões reflexivas que tiveram como base de planejamento os resultados dos questionários. Na quinta etapa houve a apresentação dos resultados de pesquisa. A sexta etapa consistiu na avaliação dos docentes sobre o processo formativo e os resultados de pesquisa. Os resultados mostram que, a educação prevista para todos, ainda é um processo em elaboração e que muitos estigmas a respeito da deficiência permanecem dificultando o desenvolvimento de práticas inclusivas. Percebeu-se também que o conjunto de políticas públicas desenvolvidas são articuladas de forma a privilegiar os interesses do capitalismo e neoliberalismo, em detrimento à qualidade de ensino oferecida aos estudantes e do investimento no combate das barreiras, especialmente aquelas que requerem investimento público. Além dos esclarecimentos a respeito das implicações históricas e políticas, com base nos resultados obtidos podemos concluir que a tese inicial - de que por meio de conhecimentos a respeito dos processos de ensino e aprendizagem os docentes conseguem desenvolver práticas mais inclusivas - foi viável ao contexto investigado. Assim, podemos concluir que por meio das sessões reflexivas com base na Pesquisa Colaborativa, é possível vislumbrar novas práticas docentes e colaborar com a inclusão de estudantes PAEE no ensino regular.
Resumen : Teacher training appears to be an important tool for helping to build inclusive knowledge and practices. However, theoretical knowledge has failed to meet the demands that surface in the school context. In this way, Collaborative Research is a significant strategy in the construction of teaching knowledge and scientific knowledge, building a horizontal dialogue through the problematization of the school context. In line with this evidence, this thesis aims to investigate the teacher training needs and knowledge already developed for the inclusion of disabled students in the teaching and learning process. The methodology used is characterized as exploratory with a qualitative approach. The research was carried out at the Instituto Federal Farroupilha - Campus Avançado Uruguaiana, and fifteen teachers from the Computer Science Technical Course were involved. Data collection took place through six stages. The first stage was to present the research proposal and the assumptions of Collaborative Research. The second and third stages were the signing of the Informed Consent Form and the sending of a questionnaire, both in digital format via Google Forms. The fourth stage consisted of reflective sessions based on the results of the survey. In the fifth stage, the research results were presented. The sixth stage consisted of the teachers' evaluation of the training process and the research results. The results show that education for all is still a process in the making and that many stigmas about disability continue to obstruct the development of inclusive practices. It was also noted that the set of public policies developed are articulated in such a way as to serve the interests of capitalism and neoliberalism, to the detriment of the quality of education offered to students and the investment in combating barriers, especially those that require public funds. In addition to clarifying the historical and political implications, based on the results obtained we can also conclude that the initial thesis - that by using knowledge about teaching and learning processes, teachers are able to develop more inclusive practices - was viable in the context investigated. Thus, we can conclude that through reflective sessions based on Collaborative Research, it is possible to envision new teaching practices and collaborate with the inclusion of disabled students in mainstream education.
Palabras clave : Regular education
Teacher training
Ensino Regular
Formação docente
Inclusão
Sessões Reflexivas
Reflexividade Crítica
Critical Reflexivity
Inclusion
Reflective Sessions
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Uruguaiana
Curso: Doutorado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde
Citación : ROSA, Carla Marielly. Práticas inclusivas: novos olhares a partir da pesquisa colaborativa. 183 p. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Química da Vida) - Universidade Federal do Pampa, Uruguaiana, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI : https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9337
Fecha de publicación : 2023
Aparece en las colecciones: Doutorado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde

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