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Tipo: Dissertação
Título: " Ressonância de uma Lei" :reflexos do discurso sobre o ensino profissionalizante na Revista do Ensino do Rio Grande do Sul (1970
Autor(es): Silveira, Raissa Lamadril da Silva
Primeiro Orientador: Bica, Alessandro Carvalho
1° Membro da banca: Bica, Alessandro Carvalho
2° Membro da banca: Thies, Vania Grim
3° Membro da banca: Rodrigues, Ana Cristina da Silva
Resumo: Considerando as modificações que o ensino passa ao longo dos anos devido as reformulações nas leis que o regem e, que tais normativas são repassadas por meio dos documentos oficiais, esta pesquisa se insere na perspectiva de desvelar como o ensino profissionalizante passa a ser parte integrante da organização escolar a partir da reforma educacional via lei nº 5692/71. Com isso, se adota um impresso educacional para análise, a Revista do Ensino do Rio Grande do Sul (RE/RS), que foi um veículo de ampla circulação e de elevado prestígio social durante seu período de funcionamento (1939-1942 / 1951-1994), que se colocava à disposição dos professores e que vem se consolidando como potente fonte de pesquisa em História da Educação. Como questão de pesquisa, se tem o seguinte questionamento: de que maneira a Revista do Ensino do Rio Grande do Sul materializou em suas páginas as mudanças prescritas para o ensino de 1º e 2º graus preconizadas pela Reforma do Ensino de 1971?. A partir de tal indagação, se formulou o objetivo geral que consiste em analisar as prescrições pedagógicas estabelecidas ao ensino profissionalizante dispostas pela Reforma do Ensino de 1971 na Revista do Ensino, nas edições da década de 1970. Já os objetivos específicos são os que seguem: i) verificar como o ensino profissionalizante é apresentado/abordado pela RE/RS; ii) analisar as relações entre as prescrições pedagógicas destinadas ao ensino profissionalizante na reforma nº 5692/71 e abordadas na RE/RS; e iii) decompor/sistematizar as sugestões de atividades didáticas indicadas envolvendo o ensino profissionalizante e suas relações com a reforma de 1971 na RE/RS. Do ponto de vista teórico, trata-se de um estudo desenvolvido sob o prisma da pedagogia Histórico-Crítica, de Dermeval Saviani, que defende ser possível compreender a prática educativa a partir da leitura da estrutura social em que ela está posta, e, só assim, é possível compreendê-la como fruto dessa concepção. Em termos metodológicos, trata-se de uma pesquisa documental, amparando-se em Alessandra Pimentel, que propõe um diálogo com o documento, a fim de comprovar ou refutar as hipóteses/pergunta de pesquisa de maneira a articular o contexto sócio-histórico para esse debate. A análise e discussão dos dados consideram duas categorias de análise, sendo elas: i) desdobramentos da lei 5692/71 na Revista do Ensino do Rio Grande do Sul; e ii) prescrições pedagógicas e reforma do ensino: de que maneira o impresso articulou?. Os resultados apontam que, de fato, houve um empenho da Revista do Ensino em propagar as novas mudanças propostas pelo sistema educacional, ocasionadas pela lei 5692/71, considerando a educação como mecanismo de ação para o desenvolvimento econômico que surgia. Para isso, o impresso também se valeu de sugestões de atividades que reforçassem a formação do sujeito para sua inserção no mercado de trabalho, como estratégia de fomentar um planejamento que desse conta de suprir a nova demanda. Por fim, se considera a bifurcação com a qual a Revista trabalhou, dando conta, de um lado, de servir de apoio no que se referia à reforma, enquanto do outro, sugerindo atividades. Houve um empenho em continuar servindo aos docentes como maneira de seguir com o legado do documento e, além disso, anunciar as transformações propostas pela Secretaria de Educação e Cultura do Estado do Rio Grande do Sul.
Abstract: Considering the changes that teaching has undergone over the years due to reformulations in the laws that govern it and that such regulations are passed on through official documents, this research is part of the perspective of unveiling how vocational education becomes an integral part of school organization following the educational reform via law nº 5692/71. With this, an educational form is adopted for analysis, the Revista do Ensino do Rio Grande do Sul (RE/RS), which was a vehicle with wide circulation and high social prestige during its period of operation (1939-1942 / 1951- 1994), which was made available to teachers and which has been consolidating itself as a powerful source of research in the History of Education. As a research question, the following question arises: how did the Revista do Ensino do Rio Grande do Sul materialize in its pages the changes prescribed for primary and secondary education recommended by the 1971 Education Reform? From this inquiry, the general objective was formulated, which consists of analyzing the pedagogical prescriptions established for vocational education laid out by the 1971 Education Reform in the Revista do Ensino, in the editions of the 1970s.The specific objectives are as follows: i) verify how vocational education is presented/addressed by RE/RS; ii) analyze the relationships between the pedagogical prescriptions intended for vocational education in reform nº 5692/71 and addressed in RE/RS; and iii) decompose/systematize the suggestions for recommended teaching activities involving vocational education and its relations with the 1971 reform in RE/RS. From a theoretical point of view, this is a study developed under the prism of Historical-Critical pedagogy, by Dermeval Saviani, which argues that it is possible to understand educational practice from the reading of the social structure in which it is placed, and, only therefore, it is possible to understand it as a result of this conception. In methodological terms, it is a documentary research, based on Alessandra Pimentel, who proposes a dialogue with the document, in order to prove or refute the hypotheses/research question in order to articulate the socio historical context for this debate. The data analysis and discussion consider two categories of analysis, namely: i) developments of law 5692/71 in the Revista do Ensino do Rio Grande do Sul; and ii) pedagogical prescriptions and teaching reform: how did the printed matter articulate it? The results indicate that, in fact, there was a commitment by Revista do Ensino to propagate the new changes proposed by the educational system, caused by law 5692/71, considering education as a mechanism of action for the emerging economic development. To this end, the printed material also made use of suggestions for activities that would reinforce the subject's training for their insertion into the job market, as a strategy to encourage planning that could meet the new demand. Finally, the bifurcation with which the Magazine worked is considered, on the one hand, serving as support regarding the reform, while on the other, suggesting activities. There was a commitment to continue serving teachers as a way of continuing with the legacy of the document and, in addition, announcing the transformations proposed by the Secretariat of Education and Culture of the State of Rio Grande do Sul.
Palavras-chave: Revista do Ensino do Rio Grande do Sul
Ensino Profissionalizante
Lei 5692/71
História da Educação
Rio Grande do Sul Teaching Magazine
Vocational Education
Law 5692/71
History of Education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Bagé
Curso: Mestrado Acadêmico em Ensino
Citação: SILVEIRA, Raissa Lamadril da Silva. Ressonâncias de uma Lei:Reflexos do discurso sobre o ensino profissionalizante na Revista do Ensino do Rio Grande do Sul (1970) . 2024. 103f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Ensino) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2024.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9316
Data do documento: 27-Mar-2024
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Ensino

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