Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9314
Tipo: | Dissertação |
Título: | Olhares sobre o movimento Steam na educação : perspectivas de formadores e licenciandos |
Autor(es): | Fagundes, Daiane da Silva |
Primeiro Orientador: | Ferreira, Vera Lucia Duarte |
Coorientador: | Nisxota, Denice Aparecida Fontana |
1° Membro da banca: | Ferreira, Vera Lúcia Duarte |
2° Membro da banca: | Nisxota, Denice Aparecida Fontana |
3° Membro da banca: | Silveira, Denise Nascimento |
4° Membro da banca: | Irala, Valesca Brasil |
Resumo: | Esta pesquisa teve por objetivo investigar aspectos conceituais e pedagógicos sobre a inserção da abordagem STEAM Education (acrônimo de Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática) sob a ótica do corpo docente e discente dos cursos de licenciatura da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)/Campus Bagé. Para tal, utiliza-se da pesquisa quali-quantitativa para analisar as percepções, dilemas e tensões sobre os aspectos conceituais e pedagógicos acerca da abordagem STEAM Education no âmbito da prática docente de professores do Ensino Superior, tendo como participantes os docentes e discentes do curso de licenciatura das áreas de Matemática, Física, Química e Música da UNIPAMPA. Desse modo, a proposta é investigar a percepção dos professores com base em um diálogo crítico sobre o campo da formação de professores e das competências profissionais que os constituem. Por meio de um questionário pretende-se analisar os discursos dos docentes e discentes, suas similaridades e diferenças, via análise textual discursiva-ATD. Apresenta-se no referencial teórico as reflexões sobre a STEAM Education, os desafios e potencialidades desta abordagem, as políticas públicas educacionais voltadas à formação de professores direcionadas pela BNCC e BNC-Formação, as competências profissionais do educador e a inovação pedagógica. Desta forma, o questionário possibilitou a reflexão sobre a prática docente, além de explorar os benefícios e as desvantagens da inserção da abordagem STEAM no currículo do Ensino Superior, bem como explorar e discutir os indícios ou não de pressupostas dessa abordagem na prática pedagógica dos professores universitários. Deste modo, verifica-se nesta pesquisa o quanto a abordagem STEAM pode contribuir para o desenvolvimento de habilidades e competências do século XXI, no aprimoramento docente e na incorporação de novas metodologias ativas e recursos digitais na prática didático-pedagógica dos professores que futuramente atuarão na Educação Básica. |
Abstract: | This research aimed to investigate conceptual and pedagogical aspects about the insertion of the STEAM Education (acronym for Science, Technology, Engineering, Arts and Mathematics) approach from the perspective of the teaching staff and students of undergraduate courses at the Federal University of Pampa (UNIPAMPA)/Campus Bagé. To this end, qualitative-quantitative research is used to analyze the perceptions, dilemmas and tensions regarding the conceptual and pedagogical aspects regarding the STEAM Education approach within the scope of the teaching practice of Higher Education teachers, with teachers and students of the course as participants. degree in the areas of Mathematics, Physics, Chemistry and Music from UNIPAMPA. Thus, the proposal is to investigate teachers' perceptions based on a critical dialogue about the field of teacher training and the professional skills that constitute them. Through a questionnaire, the aim is to analyze the speeches of teachers and students, their similarities and differences, via discursive textual analysis-ATD. The theoretical framework presents reflections on STEAM Education, the challenges and potential of this approach, public educational policies aimed at teacher training directed by BNCC and BNC-Training, the professional skills of the educator and pedagogical innovation. In this way, the questionnaire enabled reflection on teaching practice, in addition to exploring the benefits and disadvantages of including the STEAM approach in the Higher Education curriculum, as well as exploring and discussing the signs or not of assumptions of this approach in teachers' pedagogical practice. College students. In this way, this research shows how much the STEAM approach can contribute to the development of 21st century skills and competencies, in teaching improvement and in the incorporation of new active methodologies and digital resources in the didactic-pedagogical practice of teachers who will work in the future in Basic education. |
Palavras-chave: | STEAM Education Formação de Professores Competências Docentes Inovação Pedagógica Teacher Training Teaching Skills Pedagogical Innovation |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal do Pampa |
Sigla da Instituição: | UNIPAMPA |
Campus: | Campus Bagé |
Curso: | Mestrado Acadêmico em Ensino |
Citação: | FAGUNDES, Daiane da Silva. Olhares sobre o movimento Steam na educação : perspectivas de formadores e licenciandos. 2024. 104f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Ensino) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2024. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9314 |
Data do documento: | 24-Abr-2024 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Acadêmico em Ensino |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
dissertacao_Daiane_Fagundes_final.pdf | 1.76 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.