Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9303
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título : | Bullying no contexto escolar: prevenção e estratégias de enfrentamento |
Autor(es): | Tambasco, Rachel Vinhas |
Primeiro Orientador: | Brito, Annie Mehes Maldonado |
1° Membro da banca: | Brito, Annie Mehes Maldonado |
2° Membro da banca: | Moraes, Maritza Costa |
3° Membro da banca: | Jesus, Suzana Cavalheiro de |
Resumo: | Este trabalho é o resultado de uma revisão bibliográfica realizada através de leituras de artigos científicos, cujo objetivo geral é caracterizar as ações preventivas desenvolvidas e estratégias de enfrentamento de combate ao bullying promovidas pela comunidade escolar na Educação Básica, ensinos fundamental e médio, nas bases de dados Scielo e Google Acadêmico. O bullying é um conjunto de atitudes agressivas, que ocorre de forma repetitiva, intencional e sem motivação entre pares, com desigualdade de poder causando dor e sofrimento às vítimas. Suas consequências afetam negativamente a vida dos estudantes sejam eles vítimas, agressores ou testemunhas. A sala de aula é o local apontado aonde mais acontece o bullying, e a maioria dos professores têm dificuldades em identificar e intervir no problema, acreditando ser brincadeira de crianças/adolescentes, desta forma, foi realizado uma descrição de ações preventivas e estratégias de enfrentamento utilizadas no ambiente escolar com a finalidade de minimizar essa difícil situação. |
Resumen : | This paper is the result of a bibliographic review carried out through scientific article readings, whith general objective of characterizing preventive actions and coping strategies to combat bullying, promoted by school community in Basic, Fundamental and Secondary Education, in Scielo’s and Google Scholar’s databases. Bullying is a set of aggressive attitudes that occur repetitively, intentionally and without motivation among peers, with power inequality causing pain and suffering to victims. Its consequences negatively affect lives of students, whether they are victims, aggressors or witnesses. The classroom is the place where bullying most occurs, and most teachers have difficulties on identifying and intervening in the problem, believing it to be a children's/adolescents' game. This way preventive actions were listed and coping strategies used at school environment in order to minimize this difficult situation. |
Palabras clave : | Bullying Escola Prevenção Estratégia de enfrentamento School Prevention Coping strategy |
CNPQ: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Idioma: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal do Pampa |
Sigla da Instituição: | UNIPAMPA |
Campus: | Campus Dom Pedrito |
Citación : | TAMBASCO, Rachel Vinhas. Bullying no contexto escolar: prevenção e estratégias de enfrentamento. 2023. 61p. Trabalho de Conclusão de Curso. (Licenciatura em Educação do Campo) – Universidade Federal do Pampa, Dom Pedrito, 2023. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI : | https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9303 |
Fecha de publicación : | 30-jun-2023 |
Aparece en las colecciones: | Licenciatura em Educação do Campo |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
LEC 2023 Rachel V Tambasco.pdf | 809.3 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.