Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9291
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: As unidades de ensino potencialmente significativas no ensino de Ciências da Natureza: um estudo exploratório
Autor(es): Gonçalves, Ana Paula Cunha
Primeiro Orientador: Cicuto, Camila Aparecida Tolentino
1° Membro da banca: Cicuto, Camila Aparecida Tolentino
2° Membro da banca: Sudati, Jéssie Haigert
3° Membro da banca: Carneiro, Janaina Viário
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo geral investigar as publicações, utilizando a base de dados do portal da CAPES, sobre o uso da metodologia ativa Unidades de Ensino Potencialmente Significativas (UEPS) no Ensino de Ciências da Natureza nos últimos 5 anos. Como objetivos específicos estabeleceram-se: quantificar e caracterizar as publicações quanto ao nível de ensino, subárea do Ensino de Ciências e temática; e identificar as contribuições das UEPS no Ensino de Ciências da Natureza. Em relação a natureza da pesquisa, essa se caracteriza como qualitativa, com caráter exploratório e bibliográfico. Para seleção dos artigos foi utilizado como descritor o termo “Unidades de Ensino Potencialmente Significativas” combinado com “Ensino de Ciências” e os dados foram explorados a partir da análise de conteúdo. No total foram encontrados 17 trabalhos e 10 destes foram considerados para análise. Em relação a caracterização das publicações verificou-se que o nível de ensino com maior número de trabalhos foi o Ensino Médio (n=5). No Ensino Fundamental foram 3 trabalhos e 2 no Ensino Superior. As temáticas exploradas foram diversificadas e a Física foi a subárea com maior número de artigos (n=4, sendo 1 proposta para o Ensino Fundamental). Apenas 1 dos trabalhos desenvolveu uma proposta interdisciplinar. Em relação aos resultados sobre as principais contribuições das UEPS no Ensino de Ciências da Natureza destacam-se: o atendimento as demandas formativas da contemporaneidade, a promoção da aprendizagem significativa e os estímulos a interação social e a motivação dos estudantes no processo de ensino-aprendizagem. Com essa pesquisa acredita-se contribuir para consolidar o uso das UEPS na área de Ensino de Ciências da Natureza com uma perspectiva de ensino que valoriza o protagonismo dos alunos, suas vivências e experiências.
Abstract: The present work had as general objective to investigate the publications, using the CAPES portal database, on the use of the active methodology Potentially Significant Teaching Units (PSTU) in the Teaching of Natural Sciences in the last 5 years. As specific objectives were established: to quantify and characterize the publications in terms of teaching level, sub-area of Science Teaching and theme; and to identify the contributions of the UEPS in the Teaching of Natural Sciences. Regarding the nature of the research, it is characterized as qualitative, with an exploratory and bibliographic character. To select the articles, the term “Potentially Significant Teaching Units” combined with “Science Teaching” was used as a descriptor and the data were explored from the content analysis. In total, 17 works were found and 10 of these were considered for analysis. Regarding the characterization of publications, it was found that the level of education with the highest number of works was High School (n=5). In Elementary School there were 3 jobs and 2 in Higher Education. The themes explored were diversified and Physics was the subarea with the highest number of articles (n=4, with 1 proposed for Elementary School). Only 1 of the works developed an interdisciplinary proposal. Regarding the results on the main contributions of the PSTU in the Teaching of Natural Sciences, the following stand out: meeting the formative demands of contemporaneity, promoting meaningful learning and encouraging social interaction and student motivation in the teaching-learning process. With this research it is believed to contribute to consolidate the use of PSTU in the area of Teaching Natural Sciences with a teaching perspective that values the role of students, their experiences and experiences.
Palavras-chave: Ensino centrado no aluno
Revisão da literatura
Aprendizagem ativa
Student-centered teaching
Literature revision
Active learning
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Dom Pedrito
Citação: GONÇALVES, Ana Paula Cunha. As unidades de ensino potencialmente significativas no ensino de Ciências da Natureza: um estudo exploratório. 2022. 29p. Trabalho de Conclusão de Curso. (Licenciatura em Ciências da Natureza) - Universidade Federal do Pampa, Dom Pedrito, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9291
Data do documento: 12-Ago-2022
Aparece nas coleções:Licenciatura em Ciências da Natureza

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LCN 2022 Ana P C Gonçalves.pdf501.97 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.