Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9288
Tipo: | Dissertação |
Título: | Engajamento online em cursos de graduação em tempos de pandemia: uma análise quantitativa no contexto da Unipampa |
Autor(es): | Ortega, Fernanda da Cunha |
Primeiro Orientador: | Irala, Valesca Brasil |
1° Membro da banca: | Irala, Valesca Brasil |
2° Membro da banca: | Virsida, Gonzalo Enrique Abio |
3° Membro da banca: | Ferreira, Vera Lúcia Duarte |
Resumo: | O objetivo deste estudo é compreender o processo de engajamento e desengajamento online de estudantes de graduação durante o ensino remoto, correlacionando os resultados dos níveis de engajamento e desengajamento online em cada dimensão avaliada (comportamental, emocional, agentivo, cognitivo e social) com o desempenho acadêmico, bem como identificar variações entre os níveis de engajamento e desengajamento online dos estudantes de acordo as variáveis relacionadas. Para isso, delineou-se a pesquisa quanto aos objetivos, sendo descritiva, quanto à abordagem, quantitativa e a estratégia adotada foi a survey, sendo a amostra composta 1.373 estudantes de graduação. O levantamento dos dados foi realizado através de um questionário que possui 50 itens, o qual foi construído a partir da análise de escalas já validadas. Os dados foram analisados inicialmente por meio de estatística descritiva, analisando as características da amostra na intenção de observar a distribuição de frequência e as medidas de resumo. Em complemento, foram realizados testes estatísticos de associação de variáveis, executando o teste de correlação de Spearman, correlacionando os resultados dos níveis de engajamento e desengajamento online com o desempenho acadêmico dos estudantes e os testes ANOVA e Kruskal-Wallis para constatar variações entre os níveis de engajamento e desengajamento online dos estudantes em relação às diferentes variáveis. Finalmente, realizou-se a análise descritiva das respostas livres e abertas dos estudantes. Observou-se que a amostra detém um percentual significativo de estudantes que apresentaram engajamento comportamental, emocional, agentivo, cognitivo e social durante o período de ensino remoto, com maior preponderância nas dimensões cognitiva e comportamental. Quanto ao desengajamento, nenhuma das dimensões alcançaram score suficiente para determinar a presença de desengajamento na amostra. Constatou-se que as dimensões de engajamento comportamental, agentivo, cognitivo e social estão positivamente correlacionadas com a nota média obtida pelos estudantes durante o ensino remoto e as dimensões de desengajamento comportamental, agentivo, cognitivo e social estão negativamente correlacionadas com a nota média obtida pelos estudantes durante o ensino remoto, demonstrando que o engajamento e desengajamento são variáveis influentes no desempenho acadêmico. Depreendeu-se que houve diferença significativa entre os níveis de engajamento e desengajamento quando relacionados às diferentes variáveis. Este estudo corrobora com a literatura dos construtos de engajamento e desengajamento, explorando um tema pouco estudado em nosso país e principalmente contribui com um novo instrumento de pesquisa construído e ajustado a nossa realidade. Recomendamos outros estudos que avaliem a temática no contexto do ensino superior, contudo que incluam distintas instituições de ensino, possibilitando uma visão mais ampla do ensino ao nível nacional, assim como a validação e aplicação do instrumento construído em diversos contextos culturais. |
Abstract: | The objective of this study is to understand the process of online engagement and disengagement of undergraduate students during remote teaching, correlating the results of the levels of online engagement and disengagement in each dimension evaluated (behavioral, emotional, agentive, cognitive and social) with performance academic, as well as identifying variations between the levels of online engagement and disengagement of students according to the related variables. For this, the research was outlined in terms of objectives, being descriptive in terms of quantitative approach and the strategy adopted was the survey, with a sample of 1.373 undergraduate students. The data collection was carried out through a questionnaire that has 50 items, which was constructed from the analysis of already validated scales. The data were initially analyzed using descriptive statistics, analyzing the characteristics of the sample in order to observe the frequency distribution and the summary measures. In addition, statistical tests of association of variables were carried out, executing the Spearman correlation test, correlating the results of the online engagement and disengagement levels with the academic performance of the students and the ANOVA and Kruskal-Wallis tests to verify variations between the levels of online engagement and disengagement of students in relation to different variables. Finally, a descriptive analysis of the students' free and open responses was carried out. It was observed that the sample has a significant percentage of students who showed behavioral, emotional, agentive, cognitive and social engagement during the remote teaching period, with greater preponderance in the cognitive and behavioral dimensions. As for disengagement, none of the dimensions reached a sufficient score to determine the presence of disengagement in the sample. It was found that the dimensions of behavioral, agentive, cognitive and social engagement are positively correlated with the average score obtained by students during remote teaching and the dimensions of behavioral, agentive, cognitive and social disengagement are negatively correlated with the average score obtained by students during remote teaching, demonstrating that engagement and disengagement are influential variables in academic performance. It was inferred that there was a significant difference between the levels of engagement and disengagement when related to the different variables. This study corroborates with the literature on the constructs of engagement and disengagement, exploring a subject little studied in our country and mainly contributes with a new research instrument built and adjusted to our reality. We recommend other studies that evaluate the theme in the context of higher education, however that include different educational institutions, allowing a broader view of education at the national level, as well as the validation and application of the instrument constructed in different cultural contexts. |
Palavras-chave: | Engajamento Desengajamento Escala Desempenho acadêmico Ensino superior Covid-19 Engagement Disengagement Scale Academic achievement University education |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal do Pampa |
Sigla da Instituição: | UNIPAMPA |
Campus: | Campus Bagé |
Curso: | Mestrado Acadêmico em Ensino |
Citação: | ORTEGA, Fernanda da Cunha. Engajamento online em cursos de graduação em tempos de pandemia: uma análise quantitativa no contexto da Unipampa. 2022. 159f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Ensino) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2022. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9288 |
Data do documento: | 4-Out-2022 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Acadêmico em Ensino |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertacao_final_Fernanda_CORRETA.pdf | 1.75 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.