Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9285
Tipo: | Monografia de Especialização |
Título: | A Modelagem Matemática no desenvolvimento do ensino da função exponencial |
Autor(es): | Prado, Sâmela Taís Gonzales do |
Primeiro Orientador: | Oliveira , Cristiano Peres |
Coorientador: | Bihain , Anderson Luis Jeske |
1° Membro da banca: | Oliveira, Cristiano Peres |
2° Membro da banca: | Vaz, Francieli Aparecida |
3° Membro da banca: | Blass, Leandro |
Resumo: | Entende-se que o Ensino de Matemática deve ser trabalhado em sala de aula de forma contextualizada, valorizando o cultural, social e econômico dos estudantes. A Modelagem Matemática é uma metodologia que proporciona uma construção do saber matemático relacionado com a realidade de maneira significativa, tanto para o aluno como para o professor. Assim, resolveu-se aplicá-la por meio de um experimento de despoluição de um lago a fim de trabalhar a função exponencial de forma prática e contextualizada, com o intuito de verificar se a construção e resolução de modelos matemáticos a partir da Modelagem Matemática contribuem para o desenvolvimento do ensino da função exponencial. Este trabalho tem um caráter qualitativo de cunho exploratório, descritivo e com utilização da técnica de observação. Para a operacionalização do trabalho se considerou a premissa de buscar desenvolver o pensamento matemático dos discentes e para isso, adotou-se como estratégia o experimento vivenciado na disciplina de Conteúdo e Prática do Curso de Especialização em Matemática no Ensino Médio (Matemática na Prática). Os sujeitos da pesquisa foram os estudantes do primeiro ano do Ensino Médio de uma escola pública de Alegrete/RS, destaca-se que as atividades relatadas neste trabalho constituem-se em uma aula inédita para a professora/pesquisadora. Entre as estratégias utilizadas na realização da aula destaca-se que os alunos foram organizados em grupos e disponibilizados documentos para cada grupo elaborasse um relatório com o registro de todas as etapas do experimento. A produção de dados se deu por meio da análise dos relatórios elaborados pelos estudantes, bem como pela observação e registro da aula por parte da autora. Após análise foi possível concluir que atividade proporcionou o desenvolvimento das habilidades matemáticas dos estudantes com ênfase na resolução da função exponencial, colaborando com o senso critico, tornando-o capaz de argumentar baseado em fatos matemáticos. |
Abstract: | It is understood that Mathematics Teaching must be worked in the classroom in a contextualized way, valuing the cultural, social and economic aspects of the students. Mathematical Modeling is a methodology that provides a construction of mathematical knowledge related to reality in a meaningful way, both for the student and the teacher. Thus, it was decided to apply it through an experiment in order to work the exponential function in a practical and contextualized way, in order to verify if through a mathematical model it is possible to develop an understandable learning in relation to the study of the exponential function. This work is qualitative in nature, exploratory, descriptive, and uses the observation technique. For the operationalization of the work it was considered the premise of seeking to develop the mathematical thinking of students and for this, we adopted as a strategy the experiment experienced in the discipline of Content and Practice of the Specialization Course in Mathematics in Secondary Education (Mathematics in Practice). The research subjects were students of the first year of high school in a public school in Alegrete/RS. It is worth mentioning that the activities reported in this paper constitute an unprecedented class for the teacher/researcher. Among the strategies used in the class, the students were organized in groups and documents were made available for each group to prepare a report with a record of all the steps of the experiment. The production of data occurred through the analysis of the reports prepared by the students, as well as through the observation and recording of the class by the author. After the analysis it was possible to conclude that the activity provided the development of mathematical skills of the students with emphasis in solving the exponential function, collaborating with the critical sense, making them able to argue based on mathematical facts. |
Palavras-chave: | Modelagem Matemática Experimento Função Exponencial Mathematical Modeling Experiment Exponential Function |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal do Pampa |
Sigla da Instituição: | UNIPAMPA |
Campus: | Campus Bagé |
Curso: | Especialização em Ensino de Matemática no Ensino Médio: Matemática na Prática |
Citação: | PRADO, Sâmela Taís Gonzales do. A Modelagem Matemática no desenvolvimento do ensino da função exponencial. 2023. 39f. Monografia (Especialização) – Curso de Especialização em Ensino de Matemática no Ensino Médio: Matemática na Prática, Universidade Federal do Pampa, Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2023. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9285 |
Data do documento: | 19-Jun-2023 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Ensino de Matemática no Ensino Médio: Matemática na Prática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Samela_Final.pdf | 2 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.