Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9272
Tipo: | Dissertação |
Título: | Situação de estudo para ensino de estequiometria : contribuições dessa ferramenta para o processo de ensino e aprendizagem em ciências |
Autor(es): | Campos, Sarah Gonçalves Alves |
Primeiro Orientador: | Junges, Fernando |
1° Membro da banca: | Junges, Fernando |
2° Membro da banca: | Alves, Elenilson Freitas |
3° Membro da banca: | Martins, Márcio Marques |
Resumo: | O projeto propôs delinear novas estratégias vinculadas ao ensino de Estequiometria, um dos conceitos essenciais no estudo de Ciências e Química, por meio da abordagem de uma Situação de Estudo (SE) intitulada "Tecnologias Digitais e Estequiometria: Navegando pelos Meios Digitais em Busca da Mistura Perfeita". As situações de estudo (SE) representam uma variação das abordagens temáticas, propondo a utilização de situações reais do cotidiano dos estudantes para explorar conceitos científicos de forma não linear, ressignificando conceitos associados ao Ensino de Ciências. Assim, o objetivo geral da pesquisa foi construir uma Situação de Estudo (SE) que possibilitasse o desenvolvimento do conteúdo de Estequiometria. A fundamentação teórica baseou-se nos pressupostos histórico culturais da teoria de Vygotsky, associados aos obstáculos epistemológicos de Gaston Bachelard. A aplicação da pesquisa ocorreu com uma turma de 9° ano, totalizando seis intervenções pedagógicas que abordaram as tecnologias digitais como tema da SE, realizadas na disciplina de Ciências, em uma escola privada localizada na zona urbana da cidade de Bagé-RS. Durante a aplicação das atividades, para a coleta de dados, utilizaram-se questionários com perguntas abertas e fechadas, cujas respostas foram investigadas por meio de análise estatística de frequência absoluta e relativa, além de análise textual discursiva. Os resultados obtidos indicam que a SE desenvolvida foi benéfica para a construção da aprendizagem dos estudantes, pois propôs a utilização de novas ferramentas que auxiliaram no desenvolvimento e compreensão do conteúdo de Estequiometria e conceitos relacionados. Conclui-se, portanto, que a abordagem utilizada construiu uma SE que pode ser adotada por outros professores, visando proporcionar uma nova abordagem para o ensino de Estequiometria, fundamentada em uma temática tão presente no cotidiano dos alunos, as tecnologias digitais. |
Abstract: | The project aimed to outline new strategies linked to the teaching of Stoichiometry, one of the essential concepts in Science and Chemistry education, through the approach of a Study Situation (SE) entitled "Digital Technologies and Stoichiometry: Navigating Digital Media in Search of the Perfect Mixture." Study situations (SE) represent a variation of thematic approaches, proposing the use of real-life situations from students' everyday lives to explore scientific concepts in a non-linear manner, redefining concepts associated with Science Education. Thus, the overall objective of the research was to construct a Study Situation (SE) that would facilitate the development of Stoichiometry content. The theoretical framework was based on the historical-cultural assumptions of Vygotsky's theory, associated with the epistemological obstacles of Gaston Bachelard. The research was implemented with a 9th-grade class, totaling six pedagogical interventions that addressed digital technologies as the theme of the SE, conducted in the Science discipline at a private school located in the urban area of Bagé-RS city. During the implementation of the activities, questionnaires with open and closed-ended questions were used for data collection, and their responses were investigated through statistical analysis of absolute and relative frequency, as well as discursive textual analysis. The results indicate that the developed SE was beneficial for the construction of students' learning, as it proposed the use of new tools that aided in the development and understanding of Stoichiometry content and related concepts. Therefore, it is concluded that the approach used constructed an SE that can be adopted by other teachers, aiming to provide a new approach to the teaching of Stoichiometry, grounded in a theme so present in students' daily lives, digital technologies. |
Palavras-chave: | Situação de estudo Ensino de ciências Estequiometria Study situation Science teaching Stoichiometry |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal do Pampa |
Sigla da Instituição: | UNIPAMPA |
Campus: | Campus Bagé |
Curso: | Mestrado Profissional em Ensino de Ciências |
Citação: | CAMPOS, Sarah Gonçalves Alves. Situação de estudo para ensino de estequiometria : contribuições dessa ferramenta para o processo de ensino e aprendizagem em ciências. 2023. 94f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências ) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2023. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9272 |
Data do documento: | 13-Dez-2023 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Ensino de Ciências |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2_DISSERTACAO_SARAHGONCALVESALVESCAMPOS_2024____FINAL__organized.pdf | 8.62 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
PRODUTOEDUCACIONAL_SARAGONCALVESALVESCAMPOS.pdf | 12.84 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.