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Tipo: Dissertação
metadata.dc.title: Os alunos do curso de pedagogia e a relação com a profissão: O PIBID e a prática pedagógica como componente curricular
Autor(es): Teixeira, Igor Galho
Primeiro Orientador: Selbach, Paula Trindade da Silva
1° Membro da banca: Selbach, Paula Trindade da Silva
2° Membro da banca: Machado, Juliana Brandão
3° Membro da banca: Moura, Patrícia dos Santos
4° Membro da banca: Ferreira, Jeferson Saccol
Resumo: Esta Dissertação é resultado de uma pesquisa que aborda o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e as Práticas como Componente Curricular (PCC), para que possamos compreender a lacuna na formação entre os bolsistas e não-bolsistas. O objetivo geral foi analisar como é construída a relação com a profissão docente considerando experiências do PIBID e das PCC para os alunos do Curso de Graduação em Pedagogia - Licenciatura da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), Campus Jaguarão. Especificamente nos dispomos à: observar como os documentos internos, tais como o Projeto Pedagógico de Curso (PPC) abordam as PCC; entender o relato das experiências dos alunos vinculados ao PIBID em relação às práticas pedagógicas dos alunos bolsistas; entender as experiências vivenciadas em relação às práticas pedagógicas dos alunos não-bolsistas e; compreender as similaridades e diferenças das práticas pedagógicas proporcionadas pelo PIBID e pelas PCC, percebendo possíveis articulações das experiências dos alunos bolsistas e não-bolsistas. Um dos conceitos centrais utilizados neste trabalho foi de autoria de Nóvoa (2020), que desenvolveu um triângulo para aproximar a formação docente da profissão, em que sugere um “terceiro lugar” para a formação de professores. A metodologia usada foi qualitativa, utilizando como ferramenta metodológica o Questionário e a Roda de Conversa com a presença da maioria dos alunos do Curso de Graduação em Pedagogia - Licenciatura da UNIPAMPA, Campus Jaguarão, tendo 3 (três) encontros com duração aproximada de 2 (duas) horas cada. Os procedimentos de avaliação e análise foram através dos passos descritos por Bardin (1977). Os resultados apontam que necessitamos de estudos mais robustos sobre PCC, e que os alunos não-bolsistas sentem-se perdidos quando o assunto é a profissão docente. A pesquisa mostrou que o PIBID sinaliza possibilidades para se tornar o “terceiro lugar” (Nóvoa, 2023) na formação docente e aproxima os estudantes da formação profissional durante o curso.
Resumen: Este Informe Crítico-Reflexivo es el resultado de una investigación que aborda el Programa Institucional de Becas de Iniciación a la Docencia (PIBID) y las Prácticas como Componente Curricular (PCC), con el fin de comprender la brecha en la formación entre los becarios y los no becarios. El objetivo general fue analizar cómo se construye la relación con la profesión docente considerando las experiencias del PIBID y las PCC para los estudiantes del Curso de Graduación en Pedagogía - Licenciatura de la Universidad Federal del Pampa (UNIPAMPA), Campus Jaguarão. Específicamente, nos disponemos a: observar cómo los documentos internos abordan las Prácticas como Componente Curricular; entender las experiencias vividas en relación con las prácticas pedagógicas de los estudiantes becarios del PIBID; entender las experiencias vividas en relación con las prácticas pedagógicas de los estudiantes no becarios y; comprender las similitudes y diferencias de las prácticas pedagógicas proporcionadas por el PIBID y las PCC, percibiendo posibles articulaciones de las experiencias de los estudiantes becarios y no becarios. Uno de los conceptos centrales utilizados en este trabajo fue desarrollado por Nóvoa (2020), quien elaboró un triángulo para aproximar la formación docente a la profesión, sugiriendo un "tercer lugar" para la formación de profesores. La metodología utilizada fue cualitativa, utilizando como herramienta metodológica el Cuestionario y la Rueda de Conversación con la presencia de la mayoría de los estudiantes del Curso de Graduación en Pedagogía - Licenciatura de la UNIPAMPA, Campus Jaguarão, con 3 (tres) encuentros con una duración aproximada de 2 (dos) horas cada uno. Los procedimientos de evaluación y análisis se llevaron a cabo siguiendo los pasos descritos por Bardin (1977). Los resultados indican que necesitamos estudios más sólidos sobre las PCC, y que los estudiantes no becarios se sienten perdidos cuando se trata de la profesión docente. La investigación mostró que el PIBID señala posibilidades de convertirse en el "tercer lugar" (Nóvoa, 2023) en la formación docente y acerca a los estudiantes a la formación profesional durante el curso.
metadata.dc.subject: Formação de professores
Profissão docente
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID
Práticas como componente curricular
Formación de docentes
Profesión docente
Programa Institucional de Becas de Iniciación a la Docencia - PIBID
Prácticas como componente curricular
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Jaguarão
Curso: Mestrado Profissional em Educação
metadata.dc.identifier.citation: TEIXEIRA, Igor Galho. Os alunos do curso de pedagogia e a relação com a profissão: o PIBID e a prática pedagógica como componente curricular. 90 p. 2024. Dissertação (Curso de Mestrado Profissional em Educação) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.uri: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9268
metadata.dc.date.issued: 26-Feb-2024
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IGOR GALHO TEIXEIRA.pdfIgor Galho Teixeira 2024535.38 kBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


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