Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9252
Tipo: Dissertação
Título: Atividades investigativas e a temática plantas : contribuições para o processo de ensino e aprendizagem em química orgânica
Autor(es): Mincolla, Gabriel castilho
Primeiro Orientador: Cicuto, Camila Aparecida Tolentino
1° Membro da banca: Cicuto, Camila Aparecida Tolentino
2° Membro da banca: Guadagnini, Paulo Henrique
3° Membro da banca: Machado, Aniara Ribeiro
Resumo: O presente trabalho de pesquisa versa sobre a utilização de atividades investigativas e a temática plantas como contribuição para o processo de Ensino e Aprendizagem em Química Orgânica. A pesquisa foi desenvolvida com alunos do curso de Técnico Agropecuário Integrado ao Ensino Médio de uma escola de Educação Profissional localizada no extremo sul do Rio Grande do Sul. O Ensino por Investigação tem se destacado como uma abordagem didática nas salas de aula, considerando e potencializando o papel ativo dos estudantes, a construção de relações entre práticas escolares e práticas cotidianas e a aprendizagem para a mudança social. O Ensino de Química através de atividades investigativas com o planejamento e desenvolvimento de sequências didáticas com cunho de investigação, tem possibilitado uma visão mais ampla do conhecimento e a construção da cidadania. Diante disso, foi elaborada uma sequência didática investigativa, utilizando a temática plantas com o intuito de contribuir para o aprendizado de funções orgânicas e, consequentemente, proporcionando aos estudantes o reconhecimento do papel da Química e as relações entre o desenvolvimento científico, tecnológico e aspectos sócio, políticos e econômicos. Este estudo apresenta caráter qualitativo, exploratório e trata-se de uma pesquisa-ação. Para coleta de dados foram utilizados vários instrumentos tais como: questionários, exercícios, produção textual, produção de cartazes/portfólios, elaboração de projetos, entre outros. Esses dados foram tratados utilizando a análise de conteúdo. As atividades desenvolvidas neste trabalho contribuíram para que os discentes adquirissem habilidades de resolver problemas, articular saberes adquiridos, habilidade de se posicionar e argumentar, buscando ações de relevância com autonomia, diante de diversas situações propostas; desenvolver a criatividade e a colaboração coletiva, como também, provocar significativas modificações no processo de Ensino e Aprendizagem, contribuindo, ainda com o ensino público pedritense.
Abstract: The research work deals with the use of investigative activities and thematic plans as a contribution to the teaching and learning process in Organic Chemistry. The research was developed with students of the Agricultural Technician course Integrated to High School in Vocational Education school located in the extreme south of Rio Grande do Sul. Teaching by Inquiry has stood out as a didactic approach in classrooms, considering and enhancing the active role of students, building relationships between everyday practices and practices and learning for social change. The Teaching of Chemistry through investigative activities with planning and development of didactic sequences with research knowledge has enabled a broader view of knowledge and the construction of citizenship. In view of the investigation, an investigative sequence was elaborated, using the sequence of plants in order to contribute to the learning of organic functions and, consequently, providing students with the recognition of the role of chemistry and as relations between the recognition of the scientific, technological and aspects, political and economic. This study has a qualitative, exploratory and action research. For data collection, several project instruments were used, such as: textual, exercises, production of posters, elaboration of projects, among others. These data were treated using a content analysis. The activities developed were able to work for discs, acquired joints, ability to solve and argue, problems of power resolution, problems of different proposals; to develop creativity and collective collaboration, as well as public provocation in the Teaching and Learning process, leveraging it, even more of Teaching and Learning, promoted, still with pedritense public education.
Palavras-chave: Ensino por Investigação
Atividades Investigativas
Química Orgânica
Research Teaching
Investigative Activities
Organic Chemistry
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Bagé
Curso: Mestrado Profissional em Ensino de Ciências
Citação: MINCOLLA, Gabriel Castilho. Atividades investigativas e a temática plantas : contribuições para o processo de ensino e aprendizagem em química orgânica. 2022. 90f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências ) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9252
Data do documento: 13-Dez-2022
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_Gabriel_final.pdf2.09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.