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https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/920
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
metadata.dc.title: | Projeto de uma máquina de solda ponto por fricção e mistura mecânica (FSSW) |
Autor(es): | Parcianello, Cleber Taschetto |
Primeiro Orientador: | Rosendo,Tonilson de Souza |
Resumo: | Em 1991, o The Welding Institute (Reino Unido) apresentou ao mundo uma nova tecnologia de soldagem denominada Friction Stir Welding (FSW). Essa tecnologia abriu novas portas na área da soldagem e, em 2003, a Mazda patenteou o Friction Stir Spot Welding (FSSW), que é uma variante do FSW. Esses processos permitem realizar a união de materiais no estado sólido, ou seja, sem envolver fusão. Outra grande atratividade é a facilidade da soldagem de ligas leves, como ligas de alumínio e cobre, por exemplo, ao contrário dos processos convencionais. A soldagem se dá por meio de calor e por mistura mecânica entre as chapas sendo unidas, e é viabilizada pela plasticidade dos materiais, em temperaturas abaixo da de fusão. Este trabalho tem por objetivo projetar e fabricar uma máquina capaz de realizar soldas FSSW, oferendo controle sobre suas variáveis. Uma revisão da literatura sobre FSW e FSSW foi a fonte teórica que determinou os parâmetros de entrada para o projeto da máquina. Posteriormente, a etapa de concepção, na qual várias ideias foram analisadas, até chegar a uma solução que fosse mais adequada aos objetivos desejados. Após a concepção, partiu-se para o dimensionamento de todos os elementos estruturais da máquina e as especificações de todos os componentes. O resultado final deste trabalho é o projeto completo de uma máquina de solda ponto por fricção, em forma de memoriais de cálculo e descritivo, desenhos para fabricação e grande parte dos componentes já comprados e fabricados. Até a entrega deste trabalho faltava apenas alguns componentes e detalhes para completar a montagem da máquina. Observou-se a complexidade encontrada quando se dimensiona um equipamento com poucas informações e um dos objetivos é um projeto simples e barato. |
Abstract: | In 1991, The Welding Institute (UK) introduced the world to a new welding technology called Friction Stir Welding (FSW). This technology has opened new doors in the field of welding and, in 2003, Mazda's patented Friction Stir Spot Welding (FSSW), which is a variable of FSW. These processes allow to realize the union of materials in the solid state, ie, without involving melting. Another major attraction is the ease of welding of light alloys such as aluminum and copper, for example, unlike conventional processes. The welding is done through heat and mechanical mixing between the plates being joined, and is made possible by the plasticity of the material at temperatures below the melting. This work aims to design and manufacture a machine capable of performing welding FSSW, offering control over its variables. A literature review of FSW and FSSW was the theoretical source that the input parameters for design of the machine. Subsequently the design stage, in which several ideas were analyzed to arrive at a solution that proves more suitable to the desired goals. After conception, broke for the design of all structural elements of the machine and specifications of all components. The end result of this work is the complete design of a spot welding machine by friction, in the form of memorials calculation and descriptive drawings for manufacturing and most of the components already purchased and manufactured. Until the delivery of this work was lacking a few components and details to complete the machine. Among the findings is the complexity that it has when sizing equipment with little information and one of the goals is an easy and inexpensive project. Mechanical Engineering Welding Friction welding |
CNPQ: | CNPQ::ENGENHARIAS |
metadata.dc.publisher: | Universidade Federal do Pampa |
Tipo de acesso: | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Licença: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
metadata.dc.identifier.uri: | http://dspace.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/920 |
metadata.dc.date.issued: | 11-Mar-2014 |
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears??? | Engenharia Mecânica |
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