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https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9199
Tipo: | Dissertação |
metadata.dc.title: | Memórias e apagamentos da trajetória de Oxum: uma surda negra em Caçapava do Sul |
Autor(es): | Luiz, Deise Lisiane Soares |
Primeiro Orientador: | Jesus, Suzana Cavalheiro de |
1° Membro da banca: | Jesus, Suzana Cavalheiro de |
2° Membro da banca: | Santos, Silvana Aguiar dos |
3° Membro da banca: | Al-Alam, Caiuá Cardoso |
Resumo: | A proposição de dar voz as memórias de Oxum, nossa interlocutora que representa a voz de tantos outros surdos negros que ecoa por águas nem sempre calmas, traz nesta terra de Caçapava do Sul, um convite a escuta. De sua trajetória pela educação bilíngue ao caminho de acesso a ela, são colocadas inúmeras faltas, apagamentos e invisibilidades nesse discurso. Um chamamento a discussão implicada sobre as práticas de ensino outrora executadas e as atuais perspectivas em execução na educação de surdos. Interseccionando negritude e surdez pretendeu-se investigar como é significado e constituído esse traço identitário no território negro local e se esse espaço de convivência, cultura, resistência, enfrentamento e educação é também atravessado. Através de uma pesquisa de natureza qualitativa e Estudo de Caso optou-se pelo uso de entrevistas narrativas para a coleta de dados. Para a análise dos dados coletados, a escolha foi por uma perspectiva interpretativa, nos termos de Clifford Geertz (2008). Em um primeiro momento, buscou-se criar o entendimento de quais seriam os territórios negros dentro do território caçapavano e para tal tarefa, trouxemos dados geográficos e históricos sobre a cidade, para então começamos a apresentar os locais onde a cultura afro tem lugar com seus direitos preservados. Nestes espaços, doravante neste trabalho, territórios negros, conhecemos nossa Oxum, personagem central deste estudo, doadora das palavras e afirmações, nas quais, busca-se corroborar que a teoria de que sua trajetória educacional seria a intersecção de vários atravessamentos. E o quanto cada um deles influencia em relação aos outros e ao conjunto em um todo, ou seja, mulher, negra e surda. Na sequência dos estudos, baseando-nos nas leituras do referencial teórico vimos através da análise das entrevistas com a Oxum que muito mais universos colidem, dos que impulsionaram nossa premissa inicial e já foram citados anteriormente, sendo estes ser mulher, negra, mãe, filha, surda, trabalhadora, estudante, o que modificou o nosso pensamento que precisou ser adequado a esta realidade. A análise das entrevistas, de suas respostas, em parte esperadas, demonstrou-nos que o que tínhamos como ideia inicial, não se aplicava em sua totalidade. E que de seus apagamentos nos dá luz a um outro olhar e, para a necessidade de observar outras problemáticas. De seus silenciamentos, as subjetivações que gritam serem “ouvidas” dentro da educação de surdos, as faltas e fragilidades do ensino local, regional ao nível macro. Inconclui-se a partir de suas memórias que a educação e o ensino de surdos, focada em uma perspectiva linguística monocultural que exclui culturas outras e desconsidera outras experiências e marcadores sociais, pode ser tão opressora quanto os epistemicídios e racismos ostensivos. Dessa forma, a trajetória Oxum pode ser uma inspiração para repensar práticas e políticas educacionais, buscando garantir que todas as vozes e identidades sejam representadas e respeitadas neste processo. |
Abstract: | The proposition of giving voice to the memories of Oxum, our interlocutor who represents the voice of so many other deaf black people that echoes through waters that are not always calm, brings in this land of Caçapava do Sul, an invitation to listen. From his trajectory through bilingual education to the path to access it, countless absences, erasures and invisibilities are placed in this discourse. A call for discussion about the teaching practices that were previously carried out and the current perspectives implemented in the education of the deaf. Intersecting blackness and deafness, the aim was to investigate how this identity trait is meant and constituted in the local black territory and whether this space of coexistence, culture, resistance, confrontation and education is also crossed. Through qualitative research and a Case Study, it was decided to use narrative interviews to collect data. For the analysis of the collected data, the choice was for an interpretative perspective, in the terms of Clifford Geertz (2008). Initially, we sought to create an understanding of what the black territories would be within the Caçapavano territory and for this task, we brought geographic and historical data about the city, and then we began to present the places where Afro culture takes place with its rights preserved. In these spaces, henceforth in this work, black territories, we meet our Oxum, the central character of this study, donor of the words and statements, in which we seek to corroborate the theory that her educational trajectory would be the intersection of several crossings. And how much each of them influences the others and the group as a whole, that is, women, black and deaf people. Following the studies, based on the readings of the theoretical framework, we saw through the analysis of the interviews with Oxum that many more universes collide, of those that drove our initial premise and were already mentioned previously, these being women, black women, mothers, daughters , deaf, worker, student, which changed our thinking that needed to be adapted to this reality. The analysis of the interviews and their responses, which were partly expected, showed us that what we had as an initial idea did not apply in its entirety. And that from its erasures gives us light to another perspective and to the need to observe other problems. From their silencing, the subjectivities that scream to be “heard” within the education of the deaf, the lacks and weaknesses of local, regional education at the macro level. It can be concluded from their memories that the education and teaching of deaf people, focused on a monocultural linguistic perspective that excludes other cultures and disregards other experiences and social markers, can be as oppressive as epistemicides and overt racism. In this way, the Oxum trajectory can be an inspiration to rethink educational practices and policies, seeking to ensure that all voices and identities are represented and respected in this process. |
metadata.dc.subject: | Memória Surdez Negritude Clube Recreativo Harmonia Caçapava do Sul Memory Deafness Blackness Harmonia Recreational Club |
CNPQ: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Idioma: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
metadata.dc.publisher: | Universidade Federal do Pampa |
Sigla da Instituição: | UNIPAMPA |
Campus: | Campus Bagé |
Curso: | Mestrado Acadêmico em Ensino |
metadata.dc.identifier.citation: | LUIZ, Deise Lisiane Soares. Memórias e apagamentos da trajetória de Oxum: uma surda negra em Caçapava do Sul. 2023. 100 f.: il. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Ensino) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2023. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
metadata.dc.identifier.uri: | https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9199 |
metadata.dc.date.issued: | 18-Sep-2023 |
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Dissertacao_Deise_Luiz 2023.pdf | 2.76 MB | Adobe PDF | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view??? |
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