Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9142
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A importância da leitura no desenvolvimento da escrita e da oralidade
Autor(es): Silva, Simone Santos da
Primeiro Orientador: D’Ávila, Alessandra Goulart
1° Membro da banca: D’Ávila, Alessandra Goulart
2° Membro da banca: Oliveira, Lisiane Inchauspe de
3° Membro da banca: Kelling, Véra Lucia Vargas
Resumo: O presente estudo tem o objetivo de reconhecer a importância da leitura no desenvolvimento da escrita e da oralidade em sala de aula, pois nota-se que os estudantes não possuem interesse em desenvolver a leitura, escrita e a oralidade. Como referencial teórico foram abordados: Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2017), Buzen e Mendonça (2006), Cosson (2006), Geraldi (1997), Geraldi (1999), Rojo e Cordeiro (2004) e Knechtel (2014). A metodologia aplicada foi a pesquisa qualitativa, por meio de um questionário como instrumento de pesquisa, que levou a constatação de que os alunos gostam de ler, mas precisam de suporte para desenvolver a escrita e a oralidade que através de gêneros discursivos diversos proporcionaram. A análise aponta que propostas da BNCC e das Matrizes Curriculares contemplam os objetos do estudo (leitura, oralidade, escrita) de uma maneira que além de oportunizar o conhecimento de novos gêneros discursivos, coloca o estudante como protagonista e o professor como mediador de conhecimento em aulas contextualizadas, com conteúdo atual que despertam a criticidade dos estudantes e consequentemente realizem produções textuais cada vez melhores, além de adquirir o hábito da leitura e agregar para melhorias na oralidade.
Abstract: This study aims to recognize the importance of reading in the development of writing and speaking skills in the classroom, as it is noted that students are not interested in developing reading, writing and speaking skills. According to the theoretical framework: Common National Curriculum Base (BNCC, 2017), Buzen and Mendonça (2006), Cosson (2006), Geraldi (1997), Geraldi (1999), Rojo and Cordeiro (2004) and Knechtel (2014) , data collection regarding the purpose of this study can answer such questions. The methodology applied was through qualitative research that led to the observation that students like to read, but need support to develop writing and speaking skills that they provided through different discursive genres. The analysis points out that proposals from the BNCC and the Curriculum Matrices contemplate the objects of study (reading, orality, writing) in a way that, in addition to providing opportunities for knowledge of new discursive genres, places the student as the protagonist and the teacher as a mediator of knowledge in contextualized classes, with current content that arouse the criticality of students and consequently carry out increasingly better textual productions, in addition to acquiring the habit of reading and adding to improvements in orality.
Palavras-chave: Leitura
Oralidade
Gêneros Discursivos
Aulas Contextualizadas
Reading
Orality
Discursive Genres
Contextualized Classes
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Jaguarão
Citação: SILVA, Simone Santos da. A importância da leitura no desenvolvimento da escrita e da oralidade. 35 p. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Letras - Português EaD) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9142
Data do documento: 13-Dez-2021
Aparece nas coleções:Licenciatura em Letras – Português – EaD

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SIMONE SANTOS DA SILVA.pdfSimone Santos da Silva 2021877.6 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.