Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9115
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título : | Experiências de leitura de poesia nas aulas de língua portuguesa do ensino fundamental |
Autor(es): | Cunha, Rebeca Moreira Dantas |
Primeiro Orientador: | Dornelles, Clara Zeni Camargo |
1° Membro da banca: | Dornelles, Clara Zeni Camargo |
2° Membro da banca: | Caetano, Virginia |
3° Membro da banca: | Camargos, Moacir Lopes de |
Resumo: | Esta pesquisa buscou refletir sobre o valor do letramento literário nas aulas de Língua Portuguesa, problematizando efeitos específicos da leitura literária para o leitor infanto-juvenil. A leitura é ferramenta para aprimoramento cognitivo e compreensão do mundo, sendo assim, este trabalho vem mostrar a importância de incentivar o gosto pela leitura, permitindo interpretações diversifi cadas e também uma reflexão transformadora. No contexto de um projeto de leitura de poemas na escola, os estudantes produziram textos que apresentam as interpretações possíveis para o poema "Cidadezinha", de Mário Quintana e “Menino Azul” de Cecília Meireles. Analisamos os textos produzidos pelos alunos a partir da leitura literária, para discutir os diferentes olhares para o “mesmo” poema. Pretendemos, a partir dessa análise, apontar sinais de experiências de leitura. Esta é uma pesquisa qualitativa (DENZIN; LINCOLN, 2006)e exploratória (GIL, 1991), que considera a percepção da docente-pesquisadora junto à turma participante do projeto de leitura - uma turma de 6º ano do ensino fundamental. Os dados analisados são textos escritos pelos alunos a respeito ou motivados pela leitura dos poemas citados. O referencial teórico está embasado nas concepções de letramento literário (COSSON, 2011;2014), de leitura literária (COLOMER, 2003) e de experiência de leitura (LARROSA, 1996,2002, 2009). Após a leitura do poema e, nas primeiras problematizações, percebeu-se nas interpretações dos alunos diferentes olhares para determinadas estrofes e termos dos poemas mostrando que o envolvimento com os enunciados e a constituição de inferências permitiu tais interpretações, as quais no letramento literário dependerá da história de leitor do aluno, das relações familiares, e tudo mais que constitui o contexto da leitura. Provocações que incentivam o pensar sobre o poema oferece oportunidade de compartilhar interpretações e ampliar os sentidos construídos individualmente, ganhando consciência de que se faz parte de uma coletividade a qual fortalece e amplia horizontes de leitura. A análise dos registros realizados diante da leitura do poema demonstrou que a constru ção de sentidos do texto se dá diante do protagonismo do leitor, que integra elementos de sua vivência ao conteúdo textual, ou seja, para que ocorra a interpretação é necessária a interação entre o autor e o leitor, considerando os elementos linguísticos do texto, sua organização e os saberes envolvidos, ou seja, não é algo inerente ao texto, mas que se constrói concomitantemente. Também foram identificados sinais de experiências de leitura, quando os alunos elaboraram sobre seus sentimentos diante do processo de leitura literária. Muitos momentos de leitura literária contemplarão vivências no nível da simples leitura, outras, no nível do interpretar e outros oferecerão grande possibilidade de um envolvimento além do texto, mas no nível da experiência, um envolvimento genuíno e subjetivo, que gere momentos reais de experiência para muitos. Para isso, o professor tem em suas mãos um grande poder: oportunizar o mundo ao alcance de seus alunos. Essa experiência rica é que permitirá o reconhecimento de si e do outro tornando o mundo mais humano. |
Resumen: | Esta investigación buscó reflexionar sobre el valor del letramento literario en las clases de lengua portuguesa, problematizar los efectos específicos de la lectura literaria para el lector niño-juvenil. La lectura es herramienta para la mejora cognitiva y la comprensión del mundo, por lo tanto, este trabajo viene a mostrar la importancia de fomentar el gusto por la lectura, permitiendo diversas interpretaciones y también una reflexión transformadora. En el contexto de un proyecto de lectura de poemas en la escuela, los estudiantes produjeron textos que presentan posibles interpretaciones para el poema Çidadezinha"de Mário Quintana y "Menino Azul"de Cecília Meireles. Analizamos los textos producidos por los estudiantes a partir de la lectura literaria, para discutir las diferentes visiones de el "mismo"poema. Con base en este análisis, pretendemos señalar señales de experiencias lectoras. Se trata de una investigación cualitativa (DENZIN; LINCOLN, 2006) y exploratoria (GIL, 1991), que considera la percepción del docente investigador con la clase que participa en el proyecto de lectura - una clase de sexto grado de la escuela primaria. Los datos analizados son textos escritos por los estudiantes. El marco teórico se embasa en las concepciones del letramento literario (COSSON, 2011; 2014), de lectura literaria (COLOMER, 2003) y experiencia lectora (LARROSA, 1996, 2002, 2009). Después de leer el poema y, en las primeras problematizaciones, se notó en las interpretaciones de los estudiantes diferentes miradas de ciertas estrofas y términos de los poemas que muestran que la implicación con los enunciados y la constitución de inferencias permitió tales interpretaciones, que en el letramento literario, dependerá de los lectores, de las relaciones familiares y todo lo demás que constituye el contexto de lectura. Las provocaciones que animan a pensar en el poema ofrecen oportunidad. Compartir interpretaciones y expandir los sentidos construidos individualmente, ganando conciencia de que forma parte de una colectividad que fortalece y amplía horizontes de leyendo. El análisis de los registros realizado tras la lectura del poema mostró que la construcción de sentidos del texto viene dado por el protagonismo del lector, que integra elementos de su experiencia con el contenido textual, es decir, para que ocurra la interpretación, es necesaria la interacción entre el autor y el lector, considerando los elementos lingüísticos del texto, su organización y el conocimiento involucrado, es decir, no es algo inherente al texto, sino que se construye al mismo tiempo. También se identificaron señales de experiencias de lectura cuando los estudiantes elaboraron sobre sus sentimientos hacia el proceso de lectura literaria. Muchos momentos de lectura literario incluirá experiencias a nivel de lectura simple, otras a nivel de interpretación y otros ofrecerán una gran posibilidad de implicación más allá del texto, pero a nivel de experiencia, un involucramiento genuino y subjetivo, que genera momentos reales de experiencia para muchos. Para ello, el maestro tiene en sus manos un gran poder: crear oportunidades para que el mundo alcance de sus estudiantes. Esta rica experiencia permitirá el reconocimiento de uno mismo y del otro haciendo el mundo más humano. |
Palabras clave : | Experiência de leitura Letramento literário Leitura literária Experiencia de lectura Letramento literario Lectura literaria |
CNPQ: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Idioma: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal do Pampa |
Sigla da Instituição: | UNIPAMPA |
Campus: | Campus Jaguarão |
Citación : | CUNHA , Rebeca Moreira Dantas. Experiências de leitura de poesia nas aulas de língua portuguesa do ensino fundamental. 51 p. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Letras - Português EaD) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2021. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI : | https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9115 |
Fecha de publicación : | 1-dic-2021 |
Aparece en las colecciones: | Licenciatura em Letras – Português – EaD |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
REBECA MOREIRA DANTAS CUNHA.pdf | Rebeca Moreira Dantas Cunha 2021 | 7.23 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.