Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9101
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título : | Atividades lúdicas e o TDAH: uma proposta de ensino inclusivo de química. |
Autor(es): | Oliveira, Larissa Moreira de |
Primeiro Orientador: | Cicuto, Camila Aparecida Tolentino |
1° Membro da banca: | Cicuto, Camila Aparecida Tolentino |
2° Membro da banca: | Moraes, Maria Silvana Aranda |
3° Membro da banca: | Coelho, Franciele Braz de Oliveira |
Resumo: | A Educação Inclusiva não está na mera inserção de pessoas com deficiência na escola regular, mas em acolher e desenvolver métodos e estratégias em que todos possam trabalhar juntos, respeitando as diferenças. Este trabalho tem como objetivo principal investigar o uso das atividades lúdicas na Educação Inclusiva no âmbito do Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade -TDAH. Para isso, foram realizadas uma revisão bibliográfica e uma proposta didática (produto educacional) com atividades lúdicas a partir dos três níveis de conhecimentos químicos (o macro e tangível, o molecular e invisível, e o simbólico e matemático) para alunos com TDAH para o ensino de efeito estufa. A transição nestes níveis se torna um impasse para os alunos que não conseguem visualizar o conhecimento como um todo, mas em fragmentos desconectados. Especialmente alunos com TDAH pela dificuldade que apresentam em se concentrar e resolver problemas em sala de aula, muitas vezes ficando “atrasados” em relação aos demais. Assim, essa pesquisa apresenta natureza qualitativa, sendo que a primeira etapa é caracterizada como exploratória e bibliográfica. A análise dos dados consistiu em uma síntese integradora. Essa análise compreende uma reflexão, a partir do referencial teórico e dos dados obtidos. A partir da revisão da literatura verificou-se que as possibilidades do uso de atividades lúdicas para alunos com TDAH compreendem a importância das regras (metas ou objetivos) como forma de estimular a atenção voluntária e ainda as regras, feedbacks e desafios com colaboração ou competição no estímulo a interação social. Em relação aos desafios do uso de atividades lúdicas para alunos com TDAH destaca-se o baixo número de trabalho com propostas efetivas para este contexto. Ainda, no contexto do Ensino de Ciências (ou ainda Ensino de Química) não foram encontrados trabalhos. Em relação ao produto educacional propôs-se para o nível macro um jogo das 7 pistas, para o nível simbólico um vídeo interativo e para o nível molecular uma atividade lúdica utilizando massa de modelar. Com essa perspectiva, acredita-se que esse trabalho contribuiu para reconhecer os desafios e possibilidades das atividades lúdicas na Educação Inclusiva, com foco no TDAH e ainda fazer a proposição de produto educacional que poderá ser utilizado por professores e instituições de ensino. |
Resumen : | Inclusive Education is not just about inserting people with disabilities into regular schools, but about welcoming and developing methods and strategies in which everyone can work together, respecting differences. The main objective of this work is to investigate the use of recreational activities in Inclusive Education in the context of Attention‐Deficit/Hyperactivity Disorder (AD/HD). For this, a bibliographic review and a didactic proposal (educational product) were carried out with playful activities from the three levels of chemical knowledge (the macro and tangible, the molecular and invisible, and the symbolic and mathematical) for students with AD/HD for the greenhouse effect teaching. The transition at these levels becomes an impasse for students who cannot see knowledge as a whole, but in disconnected fragments. Especially students with AD/HD due to the difficulty they have in concentrating and solving problems in the classroom, often being “behind” in relation to others. Thus, this research has a qualitative nature, and the first stage is characterized as exploratory and bibliographic. Data analysis consisted of an integrative synthesis. This analysis comprises a reflection, based on the theoretical framework and the data obtained. From the literature review, it was verified that the possibilities of using playful activities for students with AD/HD understand the importance of rules (goals or objectives) as a way to stimulate voluntary attention and also the rules, feedbacks and challenges with collaboration or competition in stimulating social interaction. Regarding the challenges of using recreational activities for students with AD/HD, the low number of works with effective proposals for this context is highlighted. Still, in the context of Science Teaching (or even Chemistry Teaching) no Works were found. Regarding the educational product, a game of 7 clues was proposed for the macro level, for the symbolic level an interactive video and for the molecular level a playful activity using modeling clay. With this perspective, it is believed that this work contributed to recognize the challenges and possibilities of recreational activities in Inclusive Education, focusing on AD/HD and also to propose an educational product that can be used by teachers and educational institutions. |
Palabras clave : | Educação básica. Revisão bibliográfica. Três níveis do conhecimento químico. Efeito estufa. Basic education. Literature review. Three levels of chemical knowledge. Greenhouse effect. |
CNPQ: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS |
Idioma: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal do Pampa |
Sigla da Instituição: | UNIPAMPA |
Campus: | Campus Dom Pedrito |
Citación : | OLIVEIRA , Larissa Moreira de. Atividades lúdicas e o TDAH: uma proposta de ensino inclusivo de Química. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso. (Licenciatura em Ciências da Natureza) - Universidade Federal do Pampa, Dom Pedrito, 2022. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI : | https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9101 |
Fecha de publicación : | 12-ago-2022 |
Aparece en las colecciones: | Licenciatura em Ciências da Natureza |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
LCN 2022 Larissa M de Oliveira.pdf | 714.55 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.