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Tipo: Dissertação
Título: As políticas de permanência e os seus impactos nos cursos de licenciatura da UNIPAMPA Campus Bagé: um olhar dos estudantes em situação de evasão
Autor(es): Cruz, Luciane dos Santos da
Primeiro Orientador: Bierhalz, Crisna Daniela Krause
1° Membro da banca: Bierhalz, Crisna Daniela Krause
2° Membro da banca: Lira, Luiz Alberto Rocha de
3° Membro da banca: Rodrigues, Ana Cristina da Silva
Resumo: O presente estudo busca compreender o impacto das políticas estudantis na permanência e conclusão nos cursos de licenciatura do Campus Bagé da Universidade Federal do Pampa, sob a ótica dos evadidos. O interesse no tema justifica-se pela expansão das Universidades a partir de 2003, contemplando regiões com grande densidade demográfica e baixa cobertura universitária pública, em contraponto ao vultoso número de vagas ociosas devido à evasão, o que caracteriza um prejuízo a toda a sociedade. A evasão é um tema que precisa ser debatido, mas os estudos existentes tendem a descrever os seus motivos e fatores, e a apresentar dados e estatísticas, e poucos são os indicativos de alternativas ou de soluções para reduzir este problema. As discussões se ancoram nos pressupostos teóricos de Cespedes, et al (2021); Garcia, Lara, Antunes (2021); Lamers, Santos Toassi (2017); Ambiel, Cortez, Salvador (2021); Pena, Matos, Coutrim (2020); Moura, Mandarino, Silva (2020); Herbetta (2018), entre outros. Trata-se de pesquisa de cunho qualitativo, descritivo e explicativo, que adota procedimentos da análise documental e do estudo de caso, com a coleta de informações por questionário misto. Caracteriza-se como sujeitos da pesquisa 43 evadidos dos cursos de licenciatura em Física, Letras Línguas Adicionais Inglês, Espanhol e Respectivas Literaturas, Letras Português e Literaturas de Língua Portuguesa, Matemática, Música e Química; em sua maioria homens; entre 26 e 40 anos; em atividade laboral; com renda de até cinco salários mínimos e cerca de três semestres cursados, com ingresso por programas federais de acesso ao ensino superior. Sobre as políticas estudantis constatamos que não estão sendo suficientes para garantir a permanência e conclusão dos cursos, mesmo que a Universidade disponha de diversas ações: apoio à instalação estudantil, permanência, alimentação subsidiada, programa de moradia estudantil, apoio ao transporte, entre outros. Foram citados pelos respondentes alguns fatores determinantes para a evasão, como as relações interpessoais, especialmente entre professor e aluno; a falta de suporte pessoal e familiar, a falta de suporte material ou financeiro; o fator vocacional; o mercado ou carreira; o desempenho acadêmico; a deficiência de infraestrutura; falta de acolhimento psicológico, pedagógico e social por parte da Universidade; entre outros. Percebemos que muitos dos fatores apresentados como responsáveis pelo abandono dos cursos, não acarretam maiores investimentos financeiros, e podem ser mitigados mediante um olhar atento da gestão, como, por exemplo: reorganização dos horários das aulas; revisão dos meios eletrônicos de comunicação; reformulação da página eletrônica, tornando-a mais acessível e intuitiva; apoio psicológico e/ou pedagógico na hora de escolha do curso; treinamento dos docentes. A pesquisa mostrou que reduzir os índices de evasão é uma tarefa que envolve toda a sociedade e exige empenho de todos, ou seja, alcançar êxito nesse propósito é movimento do coletivo, não individual.
Abstract: The present study deals with the impact of student policies on retention in teaching courses at Bagé Campus of the Federal University of Pampa, from the perspective of its students. The interest in the topic is justified by the expansion of Universities that took place from 2003 onwards, covering regions with high demographic density and low public university coverage, as opposed to the large number of vacant places due to dropout, which characterizes a loss to the entire society. Evasion is a topic that needs to be debated, but existing studies tend to describe its reasons and factors, and present data and statistics, but there are few indications of alternatives or solutions to reduce this problem. The objective of this work is to understand, from the perspective of students on teaching courses at UNIPAMPA Bagé Campus, the impacts of student assistance policies on the retention and completion of higher education, anchored in the theoretical assumptions of Cespedes, et al (2021); Garcia, Lara, Antunes (2021); Lamers, Santos Toassi (2017); Ambiel, Cortez, Salvador (2021); Pena, Matos, Coutrim (2020); Moura, Mandarino, Silva (2020); Herbetta (2018) between others. This is a qualitative, descriptive and explanatory research, which adopts document analysis and case study procedures, with information collection using a mixed questionnaire. The responding public is made up of 43 dropouts from teaching courses at UNIPAMPA's Bagé Campus; mostly men; between 26 and 40 years old; in work activity; with an income of up to five minimum wages and approximately three semesters completed, enrolled in federal programs providing access to higher education. About student policies, we found that they are not sufficient to guarantee the permanence and completion of courses, even though the University has several actions in place: support for student accommodation, permanence, subsidized food, student housing program, transport support, among others. Some determining factors for dropout were by the respondents, such as interpersonal relationships, especially between teacher and student; the shortage of personal and family support, the shortage of material or financial support; the vocational factor; the market or career; academic performance; infrastructure deficiency; shortage of psychological, pedagogical and social support from the University; between others. We realized that many of the factors presented as responsible for course abandonment do not involve greater financial investments, and can be mitigated through a careful management look, such as: reorganization of class schedules; review of electronic means of communication; reformulation of the electronic page, making it more accessible and intuitive; psychological and/or pedagogical support when choosing a course; teacher training. The research showed that reducing dropout rates is a task that involves the whole society and requires endeavour from everyone, that is, achieving success in this purpose is a collective movement, not an individual one.
Palavras-chave: Políticas estudantis
Evasão
Ensino superior
Student policies
Evasion
Higher education
CNPq: CNPQ::OUTROS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Bagé
Curso: Mestrado Acadêmico em Ensino
Citação: CRUZ, Luciane dos Santos da. As políticas de permanência e os seus impactos nos cursos de licenciatura da UNIPAMPA Campus Bagé: um olhar dos estudantes em situação de evasão. 2023. 139 f.: il. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Ensino ) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9050
Data do documento: 7-Dez-2023
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Ensino

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