Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9049
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : O uso dos memes de internet como recurso para o ensino da língua portuguesa
Autor(es): Mariano, Mauricio de Lima
Primeiro Orientador: Acosta, Vanessa David
1° Membro da banca: Acosta, Vanessa David
2° Membro da banca: Moser, Denise Aparecida
3° Membro da banca: Pereira, Ânderson Martins
Resumo: O objetivo desta pesquisa foi o de realizar uma investigação sobre a colaboração dos memes como recurso para o ensino de língua portuguesa em sala de aula. Um entendimento da grande repercussão que esta linguagem de comunicação social virtual se tornou nos últimos anos. A análise traz abordagens sobre o surgimento dos memes, qual objetivo que deu início a essa ferramenta, fundadores, a internet contemporânea e de qual maneira podemos usufruir desta ferramenta de comunicação virtual na metodologia de ensino de língua portuguesa. Como resultado, enfatiza-se a utilização dos memes como fonte de conhecimento criativo que envolve as diferentes disciplinas e que leva os estudantes a problematizar questões culturais e sociais presentes nos textos, a partir da linguagem multimodal e multissemiótica. Conclui-se apontando que os memes de Internet, além de contribuir para a difusão de informações no espaço virtual, oportunizam a formação de opinião e a promoção de debates nas salas de aula, estimulando, de maneira criativa, a atuação dos estudantes em esferas públicas digitais.
Resumen : The purpose of this research is to conduct an investigation onto the collaboration of memes as a resource for teaching Portuguese language in the classroom, An understanding of the great repercussion that this virtual social communication language has become in recent years. The analysis brings approaches about the emergence of memes, which objective gave rise to this tool, founders, the contemporary internet, and how we can take advantage from this virtual communication tool in the methodology of teaching Portuguese language. As a result, we emphasize the use of memes as a source of creative knowledge that involves different disciplines and leads students to questions cultural and social present in the texts, based on multimodal and multisemiotic language. We conclude by pointing out that Internet memes, in addition to contributing to the dissemination of information in virtual space, provide an opportunity for the formation of opinions and the promotion of debates in the classroom, stimulating, in a creative way, the performance of students in digital public spheres.
Palabras clave : Memes
Metodologia
Língua Portuguesa
Memes
Methodology
Portuguese Language
CNPQ: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Jaguarão
Citación : MARIANO, Mauricio de Lima. O uso dos memes de internet como recurso para o ensino da língua portuguesa. 36 p. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Letras - Português EaD) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI : https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9049
Fecha de publicación : 9-dic-2021
Aparece en las colecciones: Licenciatura em Letras – Português – EaD

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
MAURICIO DE LIMA MARIANO.pdfMauricio de Lima Mariano 2021896.09 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.