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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Fake news e os impactos na construção do leitor e a descredibilização das práticas pedagógicas
Autor(es): Lopes, Marta Vanusa de Menezes
Primeiro Orientador: Costa, Alan Ricardo
1° Membro da banca: Costa, Alan Ricardo
2° Membro da banca: Fontana, Marcus Vinícius Liessem
3° Membro da banca: Beviláqua, André Firpo
Resumo: Neste Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) são analisados os cenários de fake news e os impactos na construção do leitor e a descredibilização das práticas pedagógicas no âmbito da educação brasileira, explorando as lacunas deixadas pela disseminação de informações falsas, e focando no processo de aprendizado e formação do letramento crítico por parte do leitor. Para isso, é mobilizado um referencial teórico de áreas como os estudos linguísticos, os estudos de gêneros textuais/discursivos e pesquisas na área de gêneros jornalísticos, visando ao entendimento de como fake news causam uma ruptura nesse formato de comunicação na cibercultura e o que isso implica no resultado final da formação do leitor. o objetivo geral desta pesquisa é analisar as fake news e suas consequências na construção do leitor e a consequente descredibilização das práticas pedagógicas no ensino de línguas. Os objetivos específicos do trabalho são: (1) Discutir as correlações entre leitura, gêneros textuais e compartilhamento de fake news nos estudos linguísticos atuais; (2) Identificar o perfil de leitores consumidores de fake news e o impacto do consumo dessas notícias falsa nas práticas de leitura; (3) Problematizar os prejuízos que fake news causam na educação e na aprendizagem de línguas, sobretudo no que concerne à descredibilização das práticas pedagógicas. É defendida a hipótese de que os educadores podem gerenciar essa crise atual e contornar a problemática das fake news por meio do ensino crítico de línguas, construindo uma estrutura de aprendizado que credibilize o processo de consumo de informação a partir de hospedeiros confiáveis e que tenham relação com o desenvolvimento e capacitação do leitor. Em termos metodológicos, o trabalho é de abordagem qualitativa. Foi aplicado um questionário online, através do Google formulários, com perguntas relacionadas à forma como estudantes (participantes da pesquisa) se portam com as fake news dentro da estrutura comunicacional e educacional. Os participantes da pesquisa são alunos do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental e do 1º ao 3º ano do Ensino Médio. Com base nas informações obtidas pela pesquisa, são apresentadas definições, tendências e problemas inerentes às fake news e à educação de um âmbito geral. Os resultados apontam para a importância de práticas que podem ser estimuladas e desenvolvidas entre o corpo escolar, tutores, professores e os próprios alunos, utilizando os benefícios da tecnologia para estimular o consumo consciente e o pensamento crítico capaz de identificar notícias falsas.
Resumen: Este Trabajo de Conclusión del Curso (TCC) analiza los escenarios de "Fake news y los impactos en la construcción del lector y el descrédito de las prácticas pedagógicas" en el contexto de la educación brasileña, explorando las brechas dejadas por la difusión de información falsa y enfocándose en el proceso de aprendizaje y formación de literacidad crítica por parte del lector. Para ello, se moviliza un marco teórico desde áreas como los estudios lingüísticos, los estudios de géneros textuales/discursivos y la investigación en el campo de los géneros periodísticos, con el objetivo de comprender cómo las fake news provocan una ruptura en este formato de comunicación en la cibercultura y qué implica em la la formación del lector. El objetivo general de esta investigación es analizar las fake news y sus consecuencias en la construcción del lector y el consiguiente descrédito de las prácticas pedagógicas en la enseñanza de lenguas. Los objetivos específicos del trabajo son: (1) discutir las correlaciones entre la lectura, los géneros textuales y el intercambio de noticias falsas en los estudios lingüísticos actuales; (2) Identificar el perfil de los consumidores de noticias falsas y el impacto del consumo de estas noticias falsas en las prácticas de lectura; (3) Discutir el daño que las fake news causan en la educación y el aprendizaje de idiomas, especialmente en lo que respecta al descrédito de las prácticas pedagógicas. Se defiende la hipótesis de que los educadores pueden manejar esta crisis actual y vencer el problema de las fake news a través de la enseñanza crítica del lenguaje, construyendo una estructura de aprendizaje que dé credibilidad al proceso de consumo de información desde hosts confiables y relacionados con el desarrollo y empoderamiento del lector. En términos metodológicos, el trabajo tiene un enfoque cualitativo. Se aplicó un cuestionario online, a través de Formularios Google, con preguntas relacionadas con el comportamiento de los estudiantes (participantes de la investigación) con las fake news dentro de la estructura comunicativa y educativa. Los participantes de la investigación son estudiantes de 8º y 9º de primaria y de 1º a 3º de bachillerato. Con base en la información obtenida de la encuesta, se presentan definiciones, tendencias y problemas inherentes a las fake news y la educación en un ámbito general. Los resultados señalan la importancia de prácticas que puedan ser estimuladas y desarrolladas entre el cuerpo escolar, tutores, docentes y los propios estudiantes, utilizando los beneficios de la tecnología para estimular el consumo consciente y el pensamiento crítico capaz de identificar notícias falsas.
Palavras-chave: Fake News
Ensino crítico
Professor de línguas
Fake news
Educación crítica
Profesores de lenguas
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Jaguarão
Citação: LOPES, Marta Vanusa de Menezes. Fake news e os impactos na construção do leitor e a descredibilização das práticas pedagógicas. 37 p. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Letras - Português EaD) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9047
Data do documento: 13-Dez-2021
Aparece nas coleções:Licenciatura em Letras – Português – EaD

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